Rinomodelação: procedimento não cirurgico para modelar o nariz

Rinomodelação é um procedimento não cirurgico para alterar o formato do nariz utilizando produtos que podem ser absorvidos ou não. Esses produtos são colocados no nariz por meio de injeções feita pelo profissional habilitado para isso.

Além disso, atualmente alguns fios estão sendo usados com propósito parecido, mas vamos ver mais adiante sobre os riscos dessa abordagem.

Para compreender melhor, imagine um nariz que tem a parte entre os olhos mais baixa, o dorso curvo (como se tivesse uma protuberância no osso do nariz) e ponta caída. A rinomodelação tentaria amenizar essa aparência tornando as áreas curvas e depremidas em áreas mais retas, ou seja, tentaria disfarçar a giba nasal tornando-a menos aparente às custas de aumentar o volume acima dela na parte entre os olhos. A ponta nasal também poderia ser “levantada” projetando mais a ponta do nariz.

Rinomodelação parece ser muito bom para ser verdade. Qual a pegadinha?

Quando bem indicada e feita por profissionais que sabem fazer e lidar com possíveis intercorrências (usualmente cirurgião plástico e dermatologista com formação médica de no mínimo 8-11 anos!), a rinomodelação pode trazer resultados bem interessantes mesmo!

A “pegadinha” da rinomodelação consiste no fato de que o nariz nunca será menor que o nariz previamente sem preenchimento. Afinal, a rinomodelação só adiciona produtos para amenizar imperfeições nasais ao invés de esculpir ossos e cartilagens alteradas.

O que é rinomodelação definitiva?

Rinomodelação definitiva é um procedimento que altera a forma do nariz usando produto que não será absorvido (ex: PMMA) e, portanto, em teoria, teria o resultado definitivo sem necessidade de novas aplicações de produtos.

O problema do termo rinomodelação definitiva é que pessoas que não são médicas também estão fazendo procedimentos cirúrgicos que muitos consideram como um rinoplastia, mas em ambiente não hospitalar e sem o devido conhecimento de técnicas e anatomia. A grande maioria das pessoas que fazem a rinomodelação definitiva não são médicos e usam esse termo com objetivo de marketing.

Nos consultórios dos cirurgiões plásticos, observa-se um grande aumento de deformidades nasais (ex: necrose do nariz, piora da respiração, infecção etc.) decorrentes da rinomodelação definitiva visto que usualmente a pessoa que faz esse procedimento não costuma saber tratar as complicações.

Por estes motivos, sugerimos que a cirurgia de rinoplastia seja feita apenas por cirurgião plástico com experiência em rinoplastia ou otorrino com treinamento para essa cirurgia.

Quanto tempo dura a rinomodelação

A rinomodelação dura, em teoria, o tempo que demora para absorver o produto que foi injetado no nariz. Para pacientes que usaram produtos inabsorvíveis (ex: PMMA), o efeito tende a ser definitivo e com os riscos pertinentes ao uso desse produto por tempo indeterminado também.

Falamos acima que, “em teoria”, a rinomodelação pode durar o tempo de absorção do produto pois na prática, muitos médicos tem observado que mesmo produtos absorvíveis (ex: ácido hialurônico), após algumas aplicações, pode manter o resultado por tempo indefinido. Essa observação não é consenso, mas é defendida por muitos médicos de reputação e experiência na área.

Nos últimos anos se falava que a rinomodelação durava em média 12 meses, mas esse tempo pode ser na verdade maior ou menor.

A rinomedelação precisa ser refeita depois de quanto tempo?

Se for usado produto absorvível, assim que o paciente observar que ocorreu perda de resultado parcial, já poderá passar por nova consulta para o médico examinar a necessidade de nova aplicação.

A rinomodelação é segura?

Existem riscos na rinomodelação. Pode ocorrer comprometimento dos vasos que nutrem a pele do nariz causando perda parcial ou total do nariz e até outras partes da face (necrose). Pode ocorrer rejeição do produto aplicado, infecção, cegueira, dor, AVC. Todos os riscos são raros, mas já relatados na literatura médica.

Na prática, observamos que a grande maioria das complicações decorrem de aplicação feita por não médicos.

Quais os principais riscos da rinomodelação?

Os principais riscos da rinomodelação são a rejeição do produto colocado (ex: injetado ou fio), infecção e oclusão dos vasos causando as consequencias como necrose, cegueira, dor, AVC, entre outras.

Qual profissional pode fazer a rinomodelação?

No Brasil não existe uma lei que proteja os pacientes de profissionais mal habilitados.
Sendo um procedimento que possa ter intercorrências graves, o bom senso pede que se escolha um profissional médico que teve no mínimo 6 anos de formação, seguido de residência de dermatologia (2-3 anos extras) ou cirurgia plástica (mais 5 anos).

No entanto, existem cursos de final de semana ou de poucas horas que “capacitam” pessoas que não tem a experiência necessária para fazer a rinomodelação. A dúvida é quem o paciente vai escolher para cuidar de seu rosto da maneira mais segura: será que o preço é mais importante que a sua segurança?

Para quem é indicada a rinomodelação?

A bioplastia nasal pode ser indicada para pacientes que não gostam da aparência do nariz, possuem pequenas alterações e não desejam ser submetidos a uma cirurgia de rinoplastia. Pode ser feita também para se ter uma idéia (não perfeita) de como seria uma rinoplastia.

Para pacientes que já fizeram rinoplastias e permaneceram algumas alterações, a rinomodelação pode ser feita com extremo cuidado; sugerimos que seja o mesmo médico que fez a rinoplastia pois ele sabe a técnica utilizada na cirurgia, onde colocou enxertos, eventual dificuldade ou alteração anatômica; assim, os riscos diminuem bastante.

Se fosse escolher um “paciente ideal” para rinomodelação, esse seria um paciente com pele de espessura média ou grossa, com giba pequena e osso entre os olhos mais fundo, ponta pouco projetada/baixa.

Lembramos novamente que o paciente deve entender que o nariz feito com rinomodelação nunca ficará menor, apenas com possível formato menos conturbado.

Como é após o procedimento de rinomodelação?

Após o procedimento de rinomodelação, o paciente deve aguardar no consultório por no mínimo 20 minutos para ter certeza de que tudo está bem. Não costuma ter queixas de dor. Diferente de outros procedimentos, o resultado é praticamente imediato e a pessoa poderá voltar ao trabalho ainda no mesmo dia (a depender do tipo de trabalho).

Tem algum produto que é mais seguro que o outro na rinomodelação?

Não tem consenso entre qual o produto mais seguro na rinomodelação.

Atualmente, os produtos mais usados são:

• Ácido hialurônico
  • Hidroxiapatita
  • PMMA (metacril, metacrilato ou polimetilmetacrilato)
  • Fios de sustentação

O único produto absorvível da lista acima é o ácido hialurônico.

Qual a diferença entre rinomodelação e rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica completa do nariz. A rinoplastia é feita de maneira altamente individualizada, optando por uma série de técnicas a serem escolhidas conforme a necessidade da paciente. Pode ser feita a rinoplastia ultrassónica, rinoplastia preservadora, rinoplastia estruturada, rinoplastia hibrida ou outras técnicas consagradas.

A rinoplastia, diferentemente da rinomodelação, consegue diminuir o nariz e melhorar a respiração, especialmente quando melhora as válvulas nasais e grandes desvios de septo. Portanto, o ganho estético e funcional da rinoplastia é muito maior. A ponta nasal nunca vai ser tão bem esculpida na rinomodelação como se faz na rinoplastia feita por cirurgião plástico ou otorrino.

Por que o preço varia tanto entre quem faz a rinomodelação?

Devido ao grande número de pessoas que se auto-entitulam aptas para fazer a rinomodelação, o preço do procedimento caiu. No entanto, profissionais realmente gabaritados tem seu valor mais reconhecido, especialmente pois sabem conduzir eventuais intercorrências.

Posso pedir para ficar com nariz igual de um famoso?

O profissional ético vai te informar que é impossível ter um nariz igual de uma celebridade. O motivo é que cada pessoa tem uma anatomia diferente, com ossos e cartilagens com formatos e tamanhos distintos. Além disso, o tamanho do rosto e as relações das estruturas internas do rosto também é diferente.

Por que o preço da rinoplastia é tão diferente da rinomodelação?

A rinoplastia é indicada para quem deseja mudar o formato, tamanho, minimizar imperfeições e que possa ter alteração na respiração; ou seja, é muito mais completa e eficiente que a rinomodelação.

Diferentemente dos procedimentos estéticos no nariz, a rinoplastia exige treinamento altamente capacitante sendo o cirurgião plástico e otorrino os médicos mais capacitados para ajudar os pacientes.

O pós-operatório da rinoplastia também não costuma causar dor; sensação de nariz gripado e inchaço costumam ser mais vistos nos primeiros dias e o resultado vai ficando cada vez mais visível ao longo dos meses.

O uso de fios na rinomodelação é seguro?

Cirurgiões plásticos estão observando cada vez mais em seus consultórios complicações e infecções decorrentes do uso de fios na rinomodelação. É preciso estudar mais sobre o assunto, mas acredita-se, até o momento, que pode não ser uma conduta favorável. A ciência evolue e, eventualmente, a matéria poderá ser melhor; mesmo assim, não vai atender a queixas como tornar o nariz menor, deixar a ponta mais harmônica, amenizar o dorso, melhorar a respiração.

Como saber se uma pessoa fez rinomodelação?

Alguns produtos podem ser palpáveis abaixo da pele do nariz, especialmente em pele mais fina.
O ultrassom dermatológico é capaz de ver os depósitos dos produtos abaixo da pele nasal, assim como a presença de fios, áreas de inflamação e infecção.

A rinomodelação pode ser revertida?

Depende do caso.

Quem seria o profissional mais indicado para realizar a rinomodelação?

Os profissionais que mais estudam a anatomia nasal e técnicas para rinomodelação segura são os cirurgiões plásticos e dermatologistas. Pessoas não médicas aplicam produtos na rinomodelação mas não tem 8-11 anos de formação e muitas vezes não sabem tratar intercorrências e então…encaminham para cirurgiões plástico e dermatologistas.

A lei não defende o paciente. Cabe o paciente decidir quem ele considera mais seguro para cuidar do seu nariz, da sua face, da sua vida.

0 respostas