Sistema Multi-Lock de Rinoplastia / Multi-Lock System for Rhinoplasty

A TÉCNICA DO “MULTI-LOCK SYSTEM FOR RHINOPLASTY”

Um dos maiores desafios na rinoplastia é proporcionar resultados naturais sem que se tenha estigmas claros de que o paciente foi operado. Para isso, ganham muita importância detalhes na técnica a ser usada pelo cirurgião, tanto na rinoplastia primária como rinoplastia secundária. A exemplo disso, podemos citar a dificuldade em se manter a projeção e contorno da ponta do nariz e evitar que o nariz acabe rodando muito para cima e fique curto, quando as pessoas acabam tendo o aspecto indesejado de “nariz de porquinho”. Muitos de nós já observamos alguns casos de conhecidos operados de rinoplastia que no começo o resultado era considerado bom, mas ao longo dos meses e anos, ocorreram distorções grandes e até deformidades no nariz, sendo clássica a aparência de nariz curto e narinas muito visíveis e a deformidade em “V invertido”. O Dr. Wulkan se empenha ao máximo para que isso não aconteça utilizando refinamentos e técnicas complexas descritas na literatura médica e por este motivo suas cirurgias costumam ser mais demoradas do que o usual; pensamos sempre no paciente e nos empenhamos ao máximo que a cirurgia traga o resultado próximo do esperado. As técnicas a seguir já são de conhecimento dos cirurgiões plásticos e muitas vezes ainda são usadas em casos feitos pelo Dr. Wulkan.

Existem muitas técnicas de rinoplastia estruturada que utilizam suturas e fixação de enxertos, mas acreditamos que em algumas situações as mesmas podem dificultar a previsibilidade de resultados ou mesmo não trazer o refinamento desejado. 

Por este motivo, o Dr. Marcelo Wulkan criou a técnica do “Multi-Lock” ou como é conhecido pelos cirurgiões plásticos por “Multi-Lock System for Rhinoplasty”, publicado em uma das mais importantes revistas de cirurgia plástica do mundo, a Aesthetic Plastic Surgery . O artigo integral esta disponível no site http://www.springer.com/medicine/surgery/journal/266  (Aesth Plast Surg (2015) 39:881–887).

Nessa técnica desenvolvida pelo Dr. Wulkan, utilizam-se conceitos já existentes por muitos anos como a técnica de “tongue and groove” e pequenos enxertos estabilizadores do “columella strut”. O “Multi-Lock” do Dr. Wulkan associa técnicas consagradas pela literatura médica com idéias novas na rinoplastia, sendo que qualquer cirurgião plástico que tenha experiência com rinoplastia estruturada (plastica de nariz) pode realizá-la. Portanto, não existe sensacionalismo, concorrência desleal, autopromoção ou insinuação de método diagnósticos/ terapêuticos exclusivos; qualquer cirurgião plástico pode realizar o “Multi-Lock” bastando seguir as orientações da técnica descrita na  Aesthetic Plastic Surgery  ou ensinada pelo Dr. Wulkan nos congressos ou em suas cirurgias (o Dr. Wulkan ensina a técnica para médicos em centro cirúrgico).

O “Multi-Lock” do Dr. Wulkan pode ser usado principalmente nas seguintes situações:

-rinoplastia secundária

-casos de pele com espessura grossa

-necessidade de suporte eficiente da ponta nasal

-controle na rotação da ponta nasal para baixo ou para cima

-casos selecionados de rinoplastia estruturada primária

-presença excessiva de “espaço morto” entre a ponta e dorso nasal

-necessidade de controle total de projeção/rotação da ponta e manutenção do comprimento do dorso

-pacientes com deformidade tipo “pollybeack” ou outras deformidades em ponta nasal

– rinoplastia étnica, especialmente pacientes negros, asiáticos e latinos com pele grossa

Após o seguimento mínimo de 5 anos do estudo, o “Multi-Lock System for Rhinoplasty” é comprovadamente capaz de manter o formato e posição das estruturas nasais externas mesmo sob o efeito da contração cicatricial, forças do fluxo de ar dentro do nariz e após a absorção dos pontos (o Dr. Wulkan tem preferência por usar na maioria dos casos de rinoplastia estruturada e rinoplastia secundária pontos que serão absorvidos ao longo dos meses, minimizando a chace de infecção dos pontos ou mesmo sua extrusão pela mucosa ou pele nasal).

DETALHES TÉCNICOS DO “MULTI-LOCK SYSTEM FOR RHINOPLASTY”

A técnica do “Multi-Lock System for Rhinoplasty” utiliza em aproximadamente 90% dos casos enxertos provenientes de costela(s) do próprio paciente. A razão para isso é que na abordagem se utiliza muito material para a confecção dos enxertos e muitas vezes o septo nasal do paciente não fornece toda a quantidade necessária de cartilagem para se fazer todos os passos da técnica. Outro motivo é que o Dr. Wulkan recebe muitos casos de rinoplastia secundária para corrigir/atenuar deformidades e usualmente o nariz está muito enfraquecido e sem sustentação estrutural, de maneira que é necessária grande quantidade de enxertos que pode ser obtida na(s) costela(s).

Quando se utiliza um segmento de costela, a incisão é feita usualmente no tórax do lado direito (longe do coração), com o tamanho variando de 1,5 cm a aproximadamente 3,2 cm, ou seja, quase o tamanho de uma moeda de 1 real (alguns casos podem demandar incisões um pouco maiores). Pela mesma incisão, pode-se coletar o pericôndrio da costela que é um tecido fibroso que a circunda. O pericôndrio pode ser usado em técnicas selecionadas de camuflagem (especialmente em pacientes com pele fina) e também como um enchimento seletivo em algumas áreas do nariz (veja mais sobre o pericôndrio na seção de curiosidades e novidades).

O próximo passo é a manufatura e escultura dos enxertos que serão basicamente:

-columella strut modificado pelo Dr. Wulkan

-dorsal onlay graft modificado pelo Dr. Wulkan (o comprimento pode ser em todo o dorso ou apenas na parte mais baixa perto da ponta nasal)

– 2 a 4 slivers graft (dependendo da necessidade, podem ou não ser usados como spreader grafts)

O columella strut e dorsal onlay graft modificado pelo Dr. Wulkan se encaixam como “chave e fechadura”. O objetivo disso é tornar o resultado obtido com a rinoplastia estruturada ou rinoplastia secundária mais duradouros, pois mesmo com a absorção dos pontos cirúrgicos, a ponta vai se manter no local desejado (no entanto, não impede que as mudanças normais do nariz com o envelhecimento ocorram; após os 50-55 anos, os ligamentos e cartilagens do nariz se modificam mais rapidamente). Além disso, o comprimento do dorso nasal e ângulo columelo-labial (ângulo existente entre a parte de baixo do nariz e lábio superior) também vão se manter no local desejado, mesmo sorrindo (a ponta do nariz não vai “cair” quando se sorri). Durante a consulta médica, o Dr. Wulkan vai explicar como é a sensação e firmeza no nariz em pacientes que fazem a rinoplastia estruturada (com ou sem a técnica do “Multi-Lock”). Veja abaixo, exemplos ilustrativos de como são as possíveis opções do “Multi-Lock” para casos de rinoplastia estruturada e rinoplastia secundária.

1- Multi-lock system for rhinoplasty usando dorsal onlay graft extenso modificado por Wulkan, columella strut modificado por Wulkan, 2 slivers e pericôndrio para camuflagem.

2- Multi-lock system for rhinoplasty usando dorsal onlay graft distal no septo modificado por Wulkan, columella strut modificado por Wulkan, 2 slivers e pericôndrio distal na ponta nasal para camuflagem.

3-Multi-lock system for rhinoplasty usando spreader grafts extensos modificados por Wulkan, columella strut modificado por Wulkan, 2 slivers, enxerto entre septo e columella strut e pericôndrio distal na ponta nasal para camuflagem.

       

4-Multi-lock system for rhinoplasty usando spreader grafts extensos modificados por Wulkan, columella strut parcialmente modificado por Wulkan e 4 slivers (ou placas de PDS). 

 

PARTICULARIDADES E DURAÇÃO DO “MULTI-LOCK SYSTEM FOR RHINOPLASTY”

Cada cirurgia tem sua particularidade e, além desses enxertos, outros podem ser necessários (veja mais sobre enxertos na seção de rinoplastia desse site). Não existe uma “receita” que serve para todos os casos, mas sim uma abordagem altamente individualizada visando atender as necessidades estéticas e funcionais do paciente. Por este motivo, quando perguntam ao Dr. Wulkan “qual será a duração da cirurgia” a resposta usual é que será de no mínimo 3 horas e sem previsão de término, visto que estamos lidando com uma cirurgia extremamente detalhista e milimétrica (O Dr. Marcelo Wulkan não tem pressa para operar “rápido” pois considera uma honra ser escolhido para ajudar um paciente e, por isso, vai dedicar todos seus esforços e tempo para tentar trazer o melhor resultado possível ao paciente). Observe a seguir, em visões tridimensionais, a complexidade e variações permitidas na técnica do Multi-Lock do Dr. Wulkan para diversas situações.

     

                                       

A técnica do “Multi-Lock System for Rhinoplasty” é bastante complexa e se inicia ainda mesmo antes da cirurgia. Quando necessário, o Dr. Wulkan vai ensinar o paciente a preparar a pele e maximizar elasticidade e hidratação cutânea para que possa receber os enxertos propostos. Após a cirurgia, o acompanhamento pós-operatório continua por no mínimo 1 ano e cada visita médica é fundamental para a manutenção do resultado. Em raros casos em que a costela está fragilizada, quebradiça ou calcificada, não é possível esculpir os enxertos necessários da rinoplastia e a técnica não poderá ser feita.

O DR WULKAN FAZ PARTE DAS SEGUINTES ENTIDADES MÉDICAS

Dr. Marcelo Wulkan
Enviar