Rinoplastia Étnica / Plástica de Nariz Étnico

RINOPLASTIA ÉTNICA OU PLÁSTICA DE NARIZ ÉTNICO

O nariz tem diferentes formas e tamanhos conforme o tipo de etnia. Não existe um consenso geral do que é considerado bonito para cada variedade étnica. As raças e individualidade de cada pessoa são repletas de belezas ligadas à unicidade da herança genética familiar.

Quando o aspecto do nariz não parece se “encaixar” direito no tipo físico do paciente, o mesmo pode se beneficiar de uma rinoplastia étnica.

Os pacientes que comumente procuram rinoplastia podem ser de origem asiática, africana, latina, européia, entre outras. As queixas mais frequentes de paciente de origem asiática e africana costumam ser o dorso largo e sem projeção além da ponta nasal sem definição. Pacientes latinos tem desejos variados, sendo comum desejar a diminuição da giba no dorso nasal e esculpir a ponta. A rinoplastia étnica nos descendentes europeus varia muito pela diversidade dos povos que habitam a região. No entanto, é um erro tentar uniformizar queixas e realizar autênticas “receitas de conduta” para cada raça. Cada pessoa é estudada e respeitada quanto a sua individualidade mais do que sua descendência.

Assim como na rinoplastia estruturada convencional ou primária, o objetivo da rinoplastia étnica é modificar o tamanho e formato do nariz ao mesmo tempo em que se otimiza a respiração sempre que possível. O procedimento em si é semelhante ao da rinoplastia convencional mas, dependendo da raça, diferentes técnicas são usadas. Por exemplo, pacientes asiáticos ou de origem africana podem se queixar de nariz largo com pele grossa na ponta nasal que é pouco definida e projetada. Dessa forma, uma opção cirúrgica seria aumentar o dorso do nariz, aumentar a projeção e esculpir a ponta nasal.

O cirurgião plástico deve entender juntamente com o paciente que cada raça tem sua beleza e particularidades únicas de cada indivíduo. Todo médico precisa aproveitar o ato operatório para proporcionar o melhor para o indivíduo. A mudança conseguida na rinoplastia étnica segue a tendência e filosofia atual: amenizar características acentuadas em relação a face e não realizar mudanças exageradas. Não é objetivo da cirurgia descaracterizar a raça do indivíduo mas sim enaltecer os detalhes que florecem e brilham em cada etnia.

SOU UM CANDIDATO PARA A RINOPLASTIA ÉTNICA?

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à plástica de nariz étnica (rinoplastia étnica):

– Homens de idade superior a 16 anos; mulheres com idade superior a 15 anos (quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz estão totalmente desenvolvidas).

– Pacientes que estão insatisfeitos com um ou mais dos seguintes aspectos do nariz: largura excessiva, tamanho, giba (“corcova”), ponta desproporcional ou sem definição, ponta caída, ponta exageradamente arrebitada, ponta alargada, narinas muito grandes/pequenas, nariz “torto” (desviado para um lado), alteração respiratória, trauma nasal prévio com seqüelas. No entanto, o paciente deve estar ciente de que o objetivo é atenuar traços fortes ou sem definição e não aspectos específicos de sua etnia.

– Pacientes não fumantes ou sem fumar pelo período de 1 mês antes da cirurgia.

– Pacientes dispostos a doar cartilagem à cirurgia. Esta cartilagem pode vir de dentro do nariz (septo), orelha ou costela. Este procedimento é fundamental para o sucesso da cirurgia mas pode envolver riscos.

– Pacientes que não tenham infecção ou doença dermatológica ativa no nariz ou outra região da face (ex: espinhas infectadas).

– Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.

– Pacientes sem dificuldades para cicatrização.

– Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento. Pacientes com depressão ou dismorfismo corpóreo (alteração irreal da imagem corporal para si mesmo) só serão operados após liberação psiquiátrica.

– Pacientes que sigam à risca orientações pós-operatória e disponíveis para ir ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência, sabendo que sempre terá ao lado a presença e cuidados constantes do Dr. Wulkan e de sua equipe.

O DR WULKAN FAZ PARTE DAS SEGUINTES ENTIDADES MÉDICAS

Dr. Marcelo Wulkan
Enviar