Fratura Nasal / Trauma nasal

TRAUMA NASAL / FRATURA NASAL / “NARIZ QUEBRADO”

Por estar localizado no centro da face e anteriorizado, o nariz é alvo frequente de trauma nasal. Existem inúmeras situações que podem gerar o “nariz quebrado”, tais como: agressões, acidentes, machucados, atividades esportivas de contato.

A fratura nasal é uma urgência mas geralmente não representa risco de vida quando ocorre sem outras alterações da face.

O paciente que sofreu um trauma nasal precisa ser avaliado o mais rápido possível em pronto socorro hospitalar ou pode entrar em contato imediatamente com o Dr. Wulkan em seu consultório para uma avaliação de urgência.

Para facilitar o entendimento do que acontece com o nariz que sofre fratura nasal, vamos separá-lo por “partes moles” e “partes duras”.

As partes moles (pele  e músculos) que recobrem o nariz podem sofrer lacerações, abrações e contusões. Se o trauma for superficial e envolver os tecidos moles do nariz, usualmente um atendimento de urgência com anestesia local (com ou sem sedação) é suficiente. Nessa situação, não ocorre fratura nasal e então é possível “costurar” a ferida e usar compressas de gelo, anti-inflamatórios e aguardar a melhora do inchaço ao longo dos dias.

Quando o trauma nasal atinge as “partes duras” (ossos, cartilagens e septo nasal) o paciente pode referir piora da respiração, dor, manchas roxas no nariz e pálpebras, sangramento nasal e relatar que escutou ou sentiu um estalido dentro do nariz. Pode-se observar afundamento do nariz ou um nariz quebrado desviado. No consultório, o Dr. Wulkan vai realizar exame nasal para avaliar a presença de hematoma septal (presença de sangue dentro do septo), desvio de septo e crostas. Se observado hematoma no septo, o Dr. Wulkan vai atuar imediatamente para a retirada do sangue  acumulado pois trata-se de um urgência que deve ser abordada imediatamente. Se o sangue acumulado no septo não for retirado, pode-se ter infecção e comprometimento do septo de maneira que o tratamento que seria simples se torne extremamente complexo no futuro.

Apenas durante a consulta médica é possível estabelecer a gravidade do trauma nasal e, portanto, propor o tratamento. Dessa maneira, nunca deixe o tempo passar após ter batido ou machucado o nariz pois o atendimento precoce é fundamental para uma boa evolução. Algumas vezes, o tratamento da “quebra do osso do nariz” (ou trauma nasal) pode necessitar uma outra cirurgia após 6 meses, na qual será feita uma rinoplastia ou outra conduta para melhorar o resultado obtido do tratamento feito na urgência.  

Nas crianças as quedas são as principais causas de fratura nasal, além de trauma nasal ocorrido diretamente por brinquedos.

A história de trauma de face e, principalmente, no nariz deve levantar a suspeita de fratura nasal. Por exemplo, uma agressão por soco que resultou em desvio visível do nariz e um acidente de carro em que o air-bag foi acionado na face são fortemente sugestivos de trauma do nariz e de outros ossos da face.

Além do exame físico cauteloso, o Dr. Wulkan vai avaliar o paciente com o uso de endoscópio e solicitação de exames de imagem para ter um diagnóstico mais completo e preciso sobre o trauma nasal. Nem todo caso tem indicação cirúrgica mas é preciso ser avaliado o quanto antes por um médico para receber o melhor tratamento, antes que o inchaço aumente no nariz.

Dr. Wulkan não utiliza tampão nasal no tratamento de trauma nasal e fratura nasal. Utilizamos um curativo de silicone com uma “canaleta” que permite o fluxo de ar contínuo de maneira a oferecer maior conforto aos nossos pacientes e melhora da respiração.

Para casos de fratura nasal, reiteramos que o paciente deve procurar o mais rápido possível um pronto-socorro próximo de sua casa ou ligue imediatamente no consultório do Dr. Wulkan para uma consulta de urgência. Estamos à sua disposição.

O DR WULKAN FAZ PARTE DAS SEGUINTES ENTIDADES MÉDICAS

Dr. Marcelo Wulkan
Enviar