Foco em Rinoplastia

Foco em Rinoplastia

O Dr. Wulkan é ativamente convidado a apresentar aulas sobre rinoplastia estruturada e rinoplastia secundária, no Brasil e no mundo (ex: Harvard-BIDMC, Oriente Médio, Rhinoplasty Society Annual Meeting em Boston, entre outros).  A Rhinoplasty Society é a sociedade de cirurgiões plásticos com grande conhecimento na área de rinoplastia e cirurgia de nariz, possuindo aproximadamente 100 membros em todo o mundo, sendo apenas 3 em São Paulo (dados de 2016). Com a aprovação dessa importante sociedade, o Dr. Wulkan tornou-se o “active member” mais jovem da história da Rhinoplasty Society quando foi aceito a integrar a Rhinoplasty Society.

Contamos com equipe multidisciplinar nacional e internacional (Harvard, New York University, New York, University of Illinois at Chicago, Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital, Nashua, Dallas e San Francisco) especializada em rinoplastia. Para entender melhor, o especialista em rinoplastia de New York pode nos oferecer sua opinião sobre determinado caso médico, assim como o Dr. Wulkan também compartilha de sua opinião para auxiliar outros médicos a conduzirem seus casos.

O Dr. Wulkan realizou doutorado na USP (PhD) com tese em cirurgia nasal que delineou importantes conhecimentos médicos em cirurgia nasal.

FOCO EM RINOPLASTIA

A idéia de ter um foco maior de atuação em rinoplastia não surgiu ao acaso. Tudo começou com uma conversa com o amigo e ex-chefe de Harvard dizendo: “Rhinoplasty is the most difficult surgery ever” (“Rinoplastia é a cirurgia mais difícil de todas”).

Esta opinião é compartilhada também pela maioria dos cirurgiões plásticos. Isto pode ser comprovado pelos resultados das cirurgias atuais. Embora o aspecto final do nariz pode até ser interessante, com o decorrer dos anos a falta de suporte estrutural que forneça sustentação ao nariz pode resultar em desabamento e colapso total do nariz. Estas alterações podem ser vistas após meses ou anos de cirurgias mal sucedidas. Além disso, podem ocorrer deformidades e prejuízo da respiração que podem ser melhoradas com a cirurgia de nariz.

Acredito que para se obter o sucesso a longo prazo na rinoplastia, apenas o diagnóstico preciso pode orientar a minha conduta cirúrgica. Para isso, utilizo a rinoplastia estruturada que é a opção adotada pelos principais cirurgiões de nariz dos EUA com os quais pude aprender diretamente suas técnicas. No entanto, não existe consenso entre qual é a melhor técnica cirurgica. A medicina é uma ciência de verdades transitórias até que se descubra novas “verdades”. Por isso, estamos em constante atualização por meio de participação de congressos e artigos científicos.

Nosso foco em rinoplastia segue sugestão de meus professores de Harvard e Chicago que diziam: “For a complex surgery, a complete approach is the solution. Gather a good team for the treatment.” (“Para uma cirurgia complexa, a solução é uma abordagem completa. Reúna um bom time para o tratamento”). Nosso consultório recebe pacientes do Brasil e do exterior com foco em metodologia integral no atendimento dos pacientes que desejam realizar sua cirurgia nasal, assim como realiza a reoperação de pacientes que foram submetidos a cirurgias mal sucedidas tal como nos casos de rinoplastia secundária. Em relação à reconstrução nasal estética, aplico os ensinamentos de “sub-unidades estéticas” aprendidos diretamente com o criador dessa técnica mundialmente consagrada em Chicago e com o qual pude escrever consjuntamente a versão em portugues de um livro de reconstrução estética do nariz em crianças.

Por favor, peço que preservem a privacidade de nossos pacientes. Quando estiverem em nosso consultório, evitem tirar fotos de pacientes famosos ou que vocês possam admirar. Todo paciente deve ser respeitado e quando procura a ajuda de um cirurgião plástico, pode estar fragilizado. Por esse mesmo motivo, evitem colocar em mídias sociais o termo cirurgião plastico das famosas (ou plástico dos famosos) ou cirurgião plastico das celebridades. Para mim, todos pacientes tem exatamente a mesma importancia e atendo todos com o mesmo carinho, dedicação e respeito.

Escolhemos todos os profissionais que atuam em nossa equipe com muito critério. Com isso, meu paciente, você pode ter certeza de que vamos nos esforçar ao máximo para que seu tratamento tenha a qualidade esperada.

Dr. Marcelo Wulkan, PhD

FILOSOFIA DE NOSSA ABORDAGEM COM A RINOPLASTIA

Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais difíceis a ser realizada. Isto se deve principalmente pela diversidade anatômica das estruturas do nariz e a complexa inter-relação das mesmas. Não existe um nariz que seja igual a outro e, portanto, não podemos uniformizar as técnicas operatórias para todos os casos. Talvez pelo mesmo motivo, não exista uma técnica que seja melhor que a outra, mas sim um plano cirúrgico que tenha resultados mais previsíveis e consistentes a longo prazo. Na rinoplastia, é preciso pensar a médio e longo prazo, ou seja, tentar prever como o nariz vai se comportar em relação às forças de cicatrização e fluxo de ar nos anos que seguem da cirurgia.

O Dr. Wulkan tem como foco principal de atuação as diversas cirurgias de nariz que teve oportunidade de aprender diretamente com os melhores cirurgiões da área do Brasil e dos Estados Unidos. O convívio intenso com cirurgiões de Harvard, New York University, New York , University of Illinois at Chicago, University of Pittsburgh, Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital, Nashua, Dallas e San Francisco foi fundamental para o refinamento das técnicas cirúrgicas. O Dr. Wulkan ainda realizou doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP (conhecido como PhD no exterior) cujo tema foi a cirurgia nasal com uso de enxertos estruturados. Dessa maneira, sente-se apto para auxiliar o paciente a alcançar seus anseios estéticos e , sempre que possível, funcionais do nariz.

Com a experiência adquirida no exterior, o Dr. Wulkan acredita que não existe uma nariz ideal, mas sim uma aparência harmônica do mesmo com as demais estruturas da face (balance). Dessa maneira, o equilíbrio facial pode ser melhorado também com procedimentos simultâneos à rinoplastia e cirurgia de nariz, tal como a plástica de queixo e mandíbula. Isto será amplamente explicado pelo Dr. Wulkan durante a consulta médica.

A primeira consulta para rinoplastia com o Dr. Wulkan inclui uma avaliação rigorosa da saúde geral. O nariz é examinado minuciosamente na sua parte externa e interna, de maneira indolor. Se necessário, exames subsidiários serão solicitados (Ex: tomografia computadorizada). Com o auxílio de espelhos, desenhos e computador, o Dr. Wulkan vai mostrar ao paciente pontos importantes do exame físico. Juntamente com o paciente, vai estudar possíveis formatos do nariz que tentará chegar o mais perto possível do desejado pelo paciente. No entanto, muitas vezes existem fatores que dificultam o procedimento cirúrgico (pele fina, pele grossa, etnia, estrutura óssea da face, tipo de cicatrização,…) e é preciso estar ciente da limitação dos resultados nestes casos. Infelizmente, esses fatores impossibilitam qualquer cirurgião ético da área prometa um resultado final da cirurgia de nariz ao paciente.

Mesmo que o paciente não tenha queixa respiratória, sempre que possível, o Dr. Wulkan vai tentar otimizá-la durante a cirurgia de nariz para evitar que ocorram obstruções a longo prazo. Isto será feito com foco nas vávulas nasais internas e externas. Nossa filosofia prioriza o fato de que não se pode optar em tentar obter um nariz esteticamente adequado se possa ocorrer prejuízo da respiração. Quando necessário, teremos nossa equipe de otorrinolaringologistas para orientação e tratamento complementar.

O Dr Wulkan utiliza em quase todas as suas cirurgias a rinoplastia estruturada e rinoplastia preservadora para minimizar a agressão na arquitetura do nariz. É importante preservar ao máximo as estruturas internas nasais pois sua redução exagerada pode resultar em perda de sustentação e prejuízo da função respiratória. Nossa abordagem também objetiva evitar aspectos típicos de nariz operado como o dorso nasal muito baixo e a ponta exageradamente elevada (“nariz em tobogã). Priorizamos pelo aspecto natural da rinoplastia e, sempre que possível, com a melhora da respiração. 

Na rinoplastia preservadora, essa técnica pode ser usada unicamente ou em conjunto com a rinoplastia estruturada, termo que denominamos rinoplastia híbrida. Ainda não existe consenso absoluto qual técnica de rinoplastia é a melhor. Optamos sempre pela abordagem individual pois cada paciente tem uma necessidade de técnica diferente para chegar perto do resultado que deseja. Podemos, por exemplo, fazer a rinoplastia preservadora apenas na parte óssea (ex: quando se tem uma giba ou dorso muito alto) e o resto da cirurgia ser feito com rinoplastia estruturada. Outra opção, é fazermos apenas a ponta do nariz com a rinoplastia preservadora, preservando ligamentos e conexões (ex: scroll), além de usarmos um plano de dissecção mais profundo que geralmente causa menos sangramento e menos inchaço. Vamos falar mais sobre isso na seção de rinoplastia preservadora do site.

O sucesso do procedimento nasal está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas da cirurgia e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e avaliação de outros especialistas, se necessário.

O pós-operatório da cirurgia de nariz será explicado em detalhes. No final da consulta, o paciente recebe informativos e/ou livro de autoria do Dr. Wulkan que contém informações detalhadas sobre todos os passos necessários de quem deseja fazer a cirurgia nasal. Com as informações sobre o procedimento, preparo da cirurgia, cuidados pré e pós-operatórios lidos com antecedência, pode-se ainda voltar em consulta ou tirar diretamente com o Dr. Wulkan. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós-operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.

O Dr. Wulkan encoraja os pacientes que desejam fazer cirurgia de nariz para que tragam suas dúvidas à consulta, a fim de que sejam esclarecidas com o máximo de acurácia possível. Como a consulta é rica em detalhes, pode-se trazer as dúvidas anotadas em papel de maneira a serem respondidas pontualmente como um “check list”. Lembramos que não realizamos consulta ou pré-consulta a distância pois o exame clínico presencial é insubstituível.

A SUA CIRURGIA DE NARIZ

Prezado paciente:

Existem muitas coisas que você precisa saber antes de realizar a sua cirurgia de nariz. Por este motivo redigi pessoalmente seus manuais de orientação e livro que vai receber no final de sua consulta pois acredito que pode ser de grande valia nesta fase de sua vida. Você vai aprender sobre anestesia, como será o seu dia no hospital, cuidados pré e pós operatórios em detalhes, entre outras coisas. Também iremos nos encontrar quantas vezes forem necessárias antes da sua data provável do procedimento para esclarecer dúvidas e trazer mais tranqüilidade para com seu procedimento.

Farei pessoalmente a sua análise de proporções faciais no consultório, conforme o seu exame físico e fotografias. No planejamento de sua cirurgia vou me empenhar em buscar um nariz mais bonito, natural e que mantenha os traços únicos de sua personalidade.

Durante a sua rinoplastia, o meu anestesista vai manter seus parentes/amigos informados. Você deverá receber alta hospitalar à noite ou raramente no dia seguinte da cirurgia pela manhã. Em casa, siga rigorosamente as orientações que escrevi na apostila/livro de cuidados operatórios. Ligue para o meu celular em caso de qualquer dúvida ou emergência.

Você vai poder respirar imediatamente após a cirurgia de nariz pois utilizamos um curativo interno de silicone para manter o fluxo de ar aberto (não usamos tampão nasal).

Após a rinoplastia, vou ensinar a realização de massagens que vão ajudar a manter a nova forma e diminuir o inchaço no nariz. É importante o seu comprometimento para a realização das massagens e curativos que vou orientar, sob o risco de perda de resultado se não forem seguidos corretamente.

O tempo e sua habilidade para se recuperar da cirurgia de nariz exercem grande influencia no resultado final da cirurgia. A cirurgia plástica termina no centro cirúrgico e nos cuidados operatórios e, infelizmente, não temos como acelerar sua recuperação. Portanto, peço que confie em mim e tenha paciência para seu resultado que já vai se tornar cada vez mais refinado ao longo das semanas/meses/anos que seguem da cirurgia.

Fico honrado com sua confiança em me escolher como seu médico para fazer sua cirurgia de nariz. Vou me empenhar ao máximo para que sua rinoplastia e recuperação sejam as melhores possíveis, pedindo sempre a valiosa ajuda de Deus. Por isso, no centro cirúrgico sempre falo com o paciente que está deitado e se preparando para o grande momento:”fique tranquilo, pense positivo e que Deus possa nos ajudar ao máximo!”

Um afetuoso abraço,

Dr. Marcelo Wulkan, PhD

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR 

Contamos com o suporte de especialistas em várias áreas de atuação.

-CIRURGIÕES DO EXTERIOR: Em casos de extrema complexidade, preparamos o plano cirúrgico em conjunto com especialista em rinoplastia. Cirurgiões de Harvard, Nashua, San Francisco, Dallas e University of Illinois at Chicago podem compartilham sua experiência com o Dr. Wulkan opinando sobre o caso. A identidade do paciente e mantida em sigilo respeitando sua privacidade.

-ANESTESISTA: Nossa equipe anestésica tem grande experiência em rinoplastia estruturada e cirurgias de alta complexidade.

-OTORRINOLARINGOLOGISTA: Em situações que acometem os seios da face (ex: sinusite crônica, pólipos,…) ou outras condições que necessitem de técnica otorrinolaringológica, nosso otorrinolaringologista realizará cirurgia endoscópica pouco agressiva em conjunto com o Dr. Wulkan.

-FONOAUDIOLOGIA: Pacientes com problemas congênitos (ex: lábio e nariz leporino) serão atendidos por fonoaudióloga para auxiliar na função da fala, mastigação e respiração.

-APOIO PSICOLÓGICO: Paciente com baixa estima, depressão, ansiedade exagerada, expectativas não realistas ou percepção inadequada da imagem corporal (dismorfismo corpóreo) será avaliado por nosso psiquiatra para avaliação e maior conforto psicológico ao candidato à rinoplastia secundaria ou rinoplastia estruturada.

-ENFERMAGEM/COORDENADOR DE PACIENTES: Nossos auxiliares de consultório têm treinamento específico para atender às necessidades de nossos pacientes.

-SECRETARIA: Nossa secretária tem o prazer em auxiliar todas as fases da sua recuperação. Conforme a sua necessidade, podemos auxiliar com o transporte (carro simples, táxi,etc), marcação de cirurgia, marcação das consultas e tudo que for preciso para tornar sua recuperação segura e agradável.

-INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS: Utilizamos a maioria dos instrumentos cirúrgicos importados especificamente para cirurgia de nariz.

CURATIVOS: Não utilizamos tampão nasal. Usamos curativos eficazes e seguros para manter o bom fluxo de ar e estabilizar o nariz durante sua recuperação. Tudo isso facilita a comodidade de sua recuperação.

O DR WULKAN FAZ PARTE DAS SEGUINTES ENTIDADES MÉDICAS

Dr. Marcelo Wulkan
Enviar