,

Cirurgias em ex-obesos e pós gravidez

A cirurgia bariátrica (ou a grande perda de peso sem cirurgia) pode gerar excesso de pele e flacidez indesejada. O mesmo pode ocorrer depois do parto. Para cada uma dessas situações, a cirurgia plástica pode ajudar.

Baby-Blues e depressão pós-parto

Após o parto, algumas mulheres podem sofrer momentos de alegria intercalado com tristeza. Pode sentir melancolia e medo de não conseguir cuidar do recém-nascido. A depressão pós-parto também pode ocorrer.

Durante o puerpério é possível ocorrer mudanças físicas e psicológicas. Felizmente, ambas não costumam durar muitos meses e com acompanhamento psicológico, costumam melhorar.

Mas é possível se manter uma sensação de descontentamento em relação o novo corpo que “restou” depois da gestação e amamentação, independente se foi parto normal ou não. As mamas e abdome são as principais áreas acometidas. Se esse for o seu caso, converse com seu cirurgião plástico pois existem abordagens muito interessantes para te ajudar.

Mommy makeover

Mommy makeover é o termo que o cirurgião plástico usa para o conjunto de cirurgias de contorno corporal que podem ser feitas, dependendo de cada caso, para que a mamãe tente restaurar o corpo modificado pela gestação e/ou amamentação.

Alguns casos podem ser mais simples que outros. Eventualmente, apenas procedimento de lipoescultura (precisa ter boa elasticidade e pouco excesso de pele). Em outras situações, podem ser necessárias cirurgias nas mamas, abdome e lipoaspiração, por exemplo. Cada caso é avaliado de maneira particularizada.

As estrias acima do umbigo e em áreas especiais como na parte superior das mamas não costumam melhorar com as cirurgias, mas existem procedimentos com aparelhos dermatológicos que podem amenizar esse incomodo.

A cirurgia plástica pós-gravidez é uma ótima opção de ajuda para a mulher que deseja melhorar seu contorno corporal após ter tido seu tão desejado filho. Poder ajudar as mamães a se gostarem mais é maravilhoso!

Quando posso fazer o mommy makeover?

Geralmente após decorridos 6 meses do término da amamentação, desde que os exames clínicos e físicos permitam.

Quando posso fazer a plástica após obesidade?

O ideal é que seu peso esteja estabilizado por pelo menos um ano e que os exames clínicos e físicos permitam.

Preciso avaliar com nutricionista antes ou depois da cirurgia plástica?

Suplementação nutricional pode ser necessária para te ajudar na sua recuperação e minimizar intercorrências depois da cirurgia plástica (ex: abertura de pontos).

Embora não seja absolutamente obrigatório, é de bom senso se preparar nutricionalmente com um bom nutrólogo e/ou nutricionista. Na premier center podemos te indicar um profissional para te ajudar nesse aspecto.

Posso fumar antes e depois da cirurgia?

Não. O tabagismo aumenta muito os riscos para sua cirurgia e para sua saúde. Fale abertamente com o Dr. Wulkan para ele saber se você estará apta(o) para a cirurgia. Sua saúde é mais importante do que a estética e não podemos te colocar em risco desnecessário.

Como será após a cirurgia?

Após a cirurgia de mommy makeover, assim como na cirurgia plástica pós obesidade, você poderá observar e se atentar a seguintes situações:

  • Tomar remédios prescritos
  • Usar as cintas compressivas, se indicadas
  • Se tiver drenos, anote o débito de cada dreno no decorrer das 24 horas. O Dr. Wulkan vai precisar saber quanto saiu de cada drenos a cada dia para observar se o volume está aumentando ou diminuindo.
  • A parte que mais incomoda é da lipoaspiração. O incomodo costuma ficar bem aceitável com analgésicos e anti-inflamatórios

Quais os procedimentos dessas cirurgias?

  • Lipoaspiração: retira-se a gordura superficial indesejada. Importante lembrar que a gordura interna entre os órgãos não é retirada. Áreas usualmente cuja parte do corpo é feita a lipoaspiração envolve abdome, costas, cintura, parte lateral das mamas, culote, flanco, parte interna das coxas. Parte da gordura poderá ser aplicada nos glúteos. Pacientes ex-obesos com boa elasticidade de pele podem, em alguns casos, fazer só a lipoaspiração (precisa passar por exame clinico).
  • Abdominoplastia: vai retirar pele e gordura excedente, muito comum em pacientes com grande perda de peso e gestantes que aumentaram muito o peso durante a gravidez. Sempre que possível, poderá ser usada a cicatriz da cesárea como acesso a essa cirurgia, mas a extensão da mesma será aumentada conforme a necessidade. Alguns casos podem ser feitos apenas com a mini-abdominoplastia.
  • Plástica das mamas: Dependendo do caso e da vontade estética, as mamas poderão ser melhoradas com:
    • Prótese de silicone apenas (poderá tentar ser feita a técnica prótese com rápida recuperação)
    • Mastopexia: remodelamento das mamas
    • Mastopexia com prótese de mama (quando se deseja o remodelamento com mais firmeza)
    • Mamoplastia redutora

Veja também:

Essas cirurgias fazem muita perda de peso?

Não. Essas cirurgias não tem objetivo de emagrecimento.

Como é a anestesia?

Usualmente temos preferencia pela anestesia geral pois é bastante segura e tem o melhor conforto. A paciente não vai acordar durante o procedimento ou se lembrar de nada que aconteceu durante a cirurgia.

Quando é feita a alta hospitalar?

Usualmente a alta hospitalar ocorre em até 1 dia decorrido da cirurgia, desde que não tenha contra indicações para se realizar a alta.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *