Bichectomia

Bichectomia

A bola de Bichat é uma estrutura gordurosa na face que, dependendo de sua posição e tamanho, pode deixar o rosto com aspecto volumoso e arredondado.

A retirada do excesso da bola de Bichat é chamada de bichectomia e é feita através de uma incisão pequena por dentro da boca, perto dos dentes laterais. Com isso, é possível se alcançar a bola de Bichat e tracionar apenas o que sai facilmente, sem excessos. Trata-se de uma cirurgia que pode ser feita sob anestesia local (com ou sem sedação) ou anestesia geral e ela pode ser associada a outras cirurgias, tais como lifting facial, rinoplastia, otoplastia, mentoplastia. A indicação de associação de cirurgias é estritamente médica e por isso é importante passar em consulta particular para realização de exame clínico no qual será explicado em detalhes a cirurgia, cuidados pós  operatórios e o possível resultado.

A bichectomia não é uma cirurgia de emagrecimento mas sim de contorno facial na região das bochechas. 

A recuperação costuma ser quase indolor e ocorre um inchaço crescente usualmente até o terceiro dia. É necessário repouso relativo após a bichectomia mas, dependendo do tipo de trabalho, a volta a sua ocupação pode ser feita em 5-7 dias (dependendo da cirurgia).

É importante notar que a bichectomia é apenas uma das maneiras de se “diminuir o volume do rosto”. Pode existir aumento do músculo masseter (hipertrofia do masseter), aumento da glândula parótida, flacidez da pele facial, acúmulo de gordura em baixo do pescoço, … Portanto, cabe ao cirurgião plástico examinar o paciente para realizar o diagnóstico do motivo de “rosto arredondado”, indicando (ou não) a bichectomia.  

O DR WULKAN FAZ PARTE DAS SEGUINTES ENTIDADES MÉDICAS

Dr. Marcelo Wulkan
Enviar