Dr. Wulkan

Dr Wulkan

CONHEÇA O DR. WULKAN - CRM-SP 108.732 / RQE 28948- DIRETOR TÉCNICO E DIRETOR CLINICO


Conheça o Dr. Wulkan   Wulkan Hurwitz Center   Ipras    Isaps

 

O Dr. Marcelo Wulkan (CRM-SP 108.732-RQE 28948) é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular* da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). O Dr. Wulkan é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS). É também active member  da Rhinoplasty Society, a mais importante sociedade de cirurgiões plásticos do mundo com foco em rinoplastia, sendo um dos poucos médicos dessa sociedade em São Paulo. O Dr. Wulkan é também"full voting member" da Rhinoplasty Society.

 

*Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é uma certificação acima do membro especialista da SBCP. O Dr. Wulkan se tornou membro TITULAR após concurso específico para defesa de tese científica diante de banca examinadora composta por cirurgiões plásticos da SBCP. 

*Diretor clínico e técnico do estabelecimento de saúde: Dr. Marcelo Wulkan, CRM-SP 108.732, RQE 28948.

 

Após o término de sua residência em cirurgia plástica, optou por se especializar ainda mais em cirurgia plástica estética e reconstrutiva nos Estados Unidos. O foco de atuação do Dr. Wulkan foi naturalmente direcionado para o que mais aprecia operar: face, nariz e contorno corporal (mamas, abdome, coxas e braços).

Com o conhecimento adquirido nos EUA, o Dr. Wulkan se tornou o único representante no Brasil e América do Sul de um dos mais experientes centros de contorno corporal/plástica pós grande perda de peso do mundo: o Hurwitz-Center for Plastic Surgery (centro pioneiro do Total Body Lift com mais de 25 anos de experiência). Esta parceria é única e levou à criação do Wulkan-Hurwitz Center for Plastic Surgery visando ajudar pacientes dos EUA, Brasil e outros países a realizar tratamentos completos seguindo rigorosas condições de qualidade e segurança.

Desde 2015, o Dr. Wulkan é convidado a ser revisor de artigos científicos da revista Aesthetic Plastic Surgery que é uma das publicações mais importantes do mundo sobre cirurgia plástica.

Em 2016, o Dr. Wulkan firmou parceria com mais um cirurgião plástico de New York, possibilitando ajudar pacientes internacionais também nos Estados Unidos, no centro de Manhattan na aconchegante Park Avenue (se você deseja atendimento em New York, por favor entre em contato diretamente com o Dr. Wulkan em drwulkan@drwulkan.com.br)

 

Harvard University



Em Harvard, o Dr. Wulkan teve oportunidade de aprender diretamente com os principais cirurgiões plásticos dessa importante instituição médica do mundo. O convívio diário e intensivo nos três principais hospitais de ensino de Harvard (Brigham and Women’s, Beit Israel Deaconess Medical Center e Children’s Hospital) foi fundamental para nortear e aprimorar as técnicas e condutas operatórias em cirurgia plástica. Em especial, dedicou-se ativamente ao aprendizado de cirurgias de nariz (rinoplastia), reconstrução nasal e do contorno corporal pós-grande perda de peso.

O aprendizado em Harvard incluiu treinamento cirúrgico diário no Center for Minimally Invasive Surgery, assim como a produção científica artigos médicos com a Division of Plastic and Reconstructive Surgery. O convívio e troca de experiências resultou no convite oficial para que o Dr. Wulkan apresentasse aula para a equipe de cirurgiões plásticos de Harvard, tornando-se um dos cirurgiões plásticos estrangeiros mais jovens a ministrar aula para a Division of Plastic and Reconstructive Surgery de Harvard. A aula “Brazilian Refinements in Reconstructive & Plastic Surgery” foi apreciada pela equipe de Harvard com as seguintes palavras:

“A aula revelou a profundidade e maturidade do Dr. Wulkan em Cirurgia Plástica. Esta apresentação mostrou excelente conhecimento e interpretação de algumas das mais complexas cirurgias plásticas. Também revelou o alto nível ético com o qual trabalha e como persegue a excelência no cuidado aos pacientes”. clique para o vídeo

 

University of Pittsburgh



Na University of Pittsburgh, o Dr. Wulkan dedicou-se exclusivamente ao aperfeiçoamento de suas técnicas em contorno corporal e contorno corporal pós-grande perda de peso. Assim como Harvard, a University of Pittsburgh é considerada um importante centro mundial de cirurgia corporal pós-grande perda de peso. Ainda em Pittsburgh, trabalhou no Plastic Surgery Research Laboratory-Adipose Stem Cell Center onde estudou células tronco, em especial células de gordura. Dessa maneira, sente-se apto a aplicar na prática do dia a dia o conhecimento adquirido no laboratório. Um exemplo disso é a abordagem moderna da lipoescultura facial e corpórea nas quais se utilizam gordura do próprio indivíduo para ser redistribuída com precisão em outras regiões do corpo (lipoenxertia estruturada).

 

New York University Medical Center- MEETH



Em New York, aprendeu diretamente com cirurgiões plásticos de cirurgia de face (ritidoplastia/lifting facial) e plástica ocular. Aprofundou-se em plástica reconstrutora no Institute of Reconstructive Surgery (IRPS) of the New York University Medical Center.

O aperfeiçoamento no Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital (MEETH) in New York, uma das instituições que realiza o maior número de cirurgias estéticas do mundo, teve foco em rinoplastia, cirurgia de rejuvenecimento facial/pescoço (lifting facial), cirurgia de pálpebras e supercílios, orelha, abdomen, mama e lipoaspiração. Especializou-se não apenas em cirurgia nasal estética mas também em cursos, seminários e participou de inúmeros congressos e jornadas no Brasil e exterior na parte funcional com os otorrinolaringologistas.

 

Dallas e University of Illinois at Chicago



Os procedimentos de nariz e face mais utilizados no mundo foram criados no berço da cirurgia plástica moderna: Dallas e Chicago. O aprendizado nesses centros proporcionou conhecimentos de profundidade e complexidade ímpares.

A especialização em rinoplastia e reconstrução nasal teve como orientadores cirurgiões dos Estados Unidos, nas cidades de Boston (Harvard), New York (New York University), Nashua, San Francisco, Dallas e Chicago (University of Illinois at Chicago). O convívio diário e intensivo com os esses especialista em rinoplastia dos EUA permitiu que o Dr. Wulkan aprendesse uma grande variedade de técnicas. Dessa maneira, o Dr. Wulkan possibilita o tratamento completo aos pacientes que necessitam de cirurgia nasal (rinoplastia primária ou rinoplastia secundária) e reconstrução nasal. Em Chicago, o Dr. Wulkan aprendeu com o criadors das técnicas de reconstrução nasal sobre as sub-unidades estéticas do nariz e a parceria foi frutífera culminando na produção de um livro sobre reconstrução estética do nariz em crianças, publicado no Brasil tendo o Dr. Wulkan com co-autor (clique aqui para ver o livro).

Durante a atividade acadêmica e especialização internacional, o Dr. Wulkan desenvolveu dezenas de pesquisas científicas e artigos publicados em revistas médicas, assim como ministrou palestras, cursos, seminários e participou de inúmeros congressos e jornadas no Brasil e exterior.

 

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

 

O Dr. Wulkan realizou tese de doutorado na USP na qual foi aceito para este título com unanimidade da mesa de examinadores. Trata-se de um estudo realizado pelo Dr. Wulkan com importantes conclusões que foram compartilhadas ao meio acadêmico de cirurgiões plásticos no Brasil e exterior. O doutorado é um título importante que revela seriedade e raciocínio científico do médico; o doutorado é reconhecido no exterior como PhD.

 

Livros e publicações médicas

 

-Desvendando a Cirurgia Plástica: Orientações ao Paciente. Autor: Dr. Marcelo Wulkan- Editora Alyá-Universidade Falada, 2013. ISBN 978-85-8090-016-3

-Reconstrução Estética do Nariz em CriançasAutores: Dr. Marcelo Wulkan, MD, PhD; Dr. Gary C. Burget, MD ;Editora: Dilivros, 2015. ISBN 978-85-8053-092-6

O Dr. Wulkan é fonte de informação educativa sobre cirurgia plástica para diversos veívulos de comunicação, autor de dezenas de trabalhos científicos e co-autor do capítulo 126 Rinoplastia aberta no livro "Cirurgia Plástica: Os Princípios e a Atualidade". São Paulo: Editora Guanabara Koogan; 2011.

 

A cirurgia plástica permite observar mudanças incríveis nos âmbitos pessoais, estilo de vida, profissionais e até mesmo de personalidade dos pacientes.

A conexão com nossa família de pacientes é certamente nosso melhor presente. Prezamos por comunicação clara e confiança mútua.

Com a comunicação clara, tentamos informar nossos pacientes sobre todos os aspectos da cirurgia proposta, sejam eles positivos ou não. Fornecemos suporte a todo o momento por meio de consultas freqüentes e grande quantidade de informações personalizadas. Livros, apostilas e folhetos são fornecidos aos nossos pacientes para esclarecer todos os detalhes do procedimento antes, durante e após a cirurgia. Dessa maneira, com mais informação e comunicação direta comigo, nossos pacientes se sentem mais seguros e confiantes durante todas as etapas de seu tratamento.

Considero a confiança mútua peça fundamental do nosso convívio na relação médico-paciente. Entendo a ansiedade e motivos que levam você a procurar o cirurgião plástico. Qualquer que seja o seu motivo para a cirurgia, saiba que eu estarei sempre ao seu lado. Juntos, vamos tentar tornar seu sonho em realidade da maneira mais confortável possível, salientando que os limites para a cirurgia plástica impedem qualquer "garantia" de resultados. No entanto, garanto que eu farei sempre tudo que estiver ao meu alcance de técnicas no procedimento realizado em seu caso e só terminarei a cirurgia quando chegar perto do que deseja. Afinal, fico honrado por ter me escolhido como seu médico e a sua confiança em mim será retribuída por toda minha dedicação a você.

Dentro dessa filosofia, buscamos a sua satisfação máxima em todos os momentos de seu tratamento. Ao paciente, nós restauramos uma face, nariz, mama, um corpo - uma identidade; à sociedade, um companheiro.

 

FILOSOFIA OPERATÓRIA

 

A cirurgia plástica é a única especialidade cirúrgica na qual a arte tem que estar presente em todos os aspectos. Dessa maneira, nos preparamos durante longos anos de prática e estudo em algumas das mais renomadas instituições do mundo para obter o máximo de expertise possível. Afinal, cada pessoa é única e não existe apenas um tipo de cirurgia que determine o resultado esperado para todo tipo de paciente, mas sim a cirurgia individualizada para cada caso.

Neste contexto, nosso modus operandi  tem como base o conhecimento da complexidade cirúrgica. O caminho para o bom resultado inclui uma análise diagnóstica precisa, plano cirúrgico e cuidados pós-operatórios. Nossos pacientes mais felizes com os resultados são aqueles que compreendem que a natureza “assume” sua função assim que a cirurgia termina; portanto, são cientes da limitação que o próprio corpo pode impor aos resultados.

A segurança do procedimento será sempre nossa prioridade. Por isso, operamos apenas em hospitais com grande experiência com cirurgia plástica. Nossa equipe de anestesista, enfermagem, endocrinologista, dermatologista, otorrinolaringologista, apoio psicológico, fisioterapeuta e fonoaudiolólogo foram devidamente selecionados para manter a qualidade esperada.

Nossos resultados visam o melhor possível para você. Não deixo a sala operatória até que o resultado mais próximo do esperado pelo paciente seja alcançado. É por isso que durante a consulta eu sempre digo: “A sua cirurgia vai durar de 30 minutos até a hora que eu estiver satisfeito com os resultados.” Não tenho pressa para conseguir alcançar o resultado desejado. A cirurgia plástica existe para os pacientes, suas famílias e a comunidade. A sua singularidade não decorre apenas de técnicas, mas do nosso conhecimento estético e perseverança em perseguir o seu sonho. Você, meu paciente, merece o máximo do meu empenho para sua satisfação.

 

Dr. Marcelo Wulkan

 

* O Conselho Regional de Medicina não permite a exibição de imagens de pré e pós operatórios. As imagens e figuras contidas neste site têm caráter meramente ilustrativo. Não existe no site fotos de pacientes.

* As informações contidas neste site não devem ser compreendidas como verdades imutáveis pois a cirurgia plástica, assim como qualquer parte da medicina, está em constante evolução. Dessa forma, sempre procure orientações e informações precisas sobre suas dúvidas diretamente com o seu médico de confiança.

* Todos os direitos deste site© são reservados e registrados na Biblioteca Nacional. Constitui crime perante a lei brasileira a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site. É proibida a cópia de logotipos, informações escritas, gravuras e/ou fotos contidas neste site e do livro “Desvendando Cirurgia Plástica: orientações ao paciente”. 

 

FORMAÇÃO INTERNACIONAL

 

Harvard Medical School- Division of Plastic Surgery-Beit Israel Deaconess Medical Center (Março-Abril, 2008).

- Aesthetic and Reconstructive surgeries (nasal reconstruction; primary, secondary and ethnic rhinoplasty; nasal septum and turbinates; breast procedures; abdominoplasty; body contour; neck and facelift; otoplasty; eyelid rejuvenation; special procedures)
- Ambulatory follow-up
- Plastic Surgery Division Rounds
- Plastic Surgery Grand Rounds of the Harvard Plastic Surgery Residency Program
- Ortho-Plastic Surgery Hand Conference

Harvard Medical School-Division of Plastic Surgery- Beit Israel Deaconess Medical Center-Massive Weight Loss Patients (Março-Abril, 2008).

- Aesthetic and Reconstructive surgeries
- Private office follow-up

Harvard Medical School- Simulation and Skills Center Carl J. Shapiro Institute for Education and Research- Beit Israel Deaconess Medical Center (Março-Abril, 2008).

- Minimally invasive and microsurgical technique

Harvard Medical School- Division of Plastic Surgery- Brigham and Women´s Hospital (Junho-Julho, 2008).

- Aesthetic and Reconstructive surgeries (nasal reconstruction; primary, secondary and ethnic rhinoplasty; nasal septum and turbinates; breast procedures; abdominoplasty; body contour; neck and facelift; otoplasty; eyelid rejuvenation; special procedures)
- Rounds, lectures, research discussions
- Ambulatory follow-up

Harvard Medical School- Department of Plastic Surgery, Craniofacial Center- Children´s Hospital (Junho-Julho, 2008).

- Reconstructive surgeries - Cleft lip and nose surgeries - Hemangioma and vascular anomalies surgeries - Conferences - Clinics: Cleft lip and palate program; Vascular anomalies center

International Center for Rhinoplasty-Nashua (Março-Abril, Junho, 2008)*.

- Nasal Reconstruction - Rhinoplasties (primary, secondary and ethnic) - Nasal septum and turbinates

University of Pittsburgh Medical Center- Division of Plastic and Reconstructive Surgery (Maio, 2008).

- Aesthetic and Reconstructive surgeries - Conferences and Grand Rounds: Hand surgery, cleft-craniofacial surgery, aesthetic surgery

University of Pittsburgh Medical Center- Tissue Engineering lab (Maio, 2008).

- Research -Adipose Stem Cell Center

University of Pittsburgh- Life After Weight Loss Center, Division of Plastic and Reconstructive Surgery (Maio, 2008)

- Body contour after massive weight loss - Private office follow-up

Hurwitz Center for Plastic Surgery, Pittsburgh (Maio, 2008)

- Body contour after massive weight loss - Private office follow-up

New York University School of Medicine- Institute of Reconstructive Plastic Surgery (Julho- Setembro, 2008)

- Reconstructive surgeries
- Lectures and conferences of Craniofacial Anomalies, Cleft lip, nose and palate.

Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital- New York (Julho- Setembro, 2008)

- Plastic and Reconstructive Surgeries
- Rhinoplasties
- Facelifts (rhytidectomies)
- Abdominiplasties and liposuction
- Oculoplastic Surgeries
- Breast surgeries (implant, reduction, reshaping)
- Body Contour
- Otolaryngology procedures

New York Private Offices and Clinics (Julho-Setembro, Dezembro 2008)

- Rhinoplasties
- Facelifts (rhytidectomies)
- Oculoplastic Surgeries

Gunter Center for Aesthetics & Cosmetic Surgery-Dallas (Outubro, 2008)

- Rhinoplasties (primary, secondary and ethnic)
- Nasal septum and turbinates

The University of Chicago- Section of Plastic and Reconstructive Surgery (Novembro, 2008)

- Nasal Reconstruction
- Rhinoplasties (primary, secondary and ethnic)
- Nasal septum and turbinates

University of Illinois at Chicago- Department of Otolaryngology- Head and Neck Surgery (Novembro, 2008)

- Nasal Reconstruction
- Rhinoplasties (primary, secondary and ethnic)
- Nasal septum and turbinates

Manhattan Eye, Ear and Throat Hospital- New York (Dezembro, 2008)

- Plastic and Reconstructive Surgeries
- Rhinoplasties
- Facelifts (rhytidectomies)
- Abdominiplasties and liposuction
- Oculoplastic Surgeries
- Breast surgeries (implant, reduction, reshaping)
- Body Contour
- Otolaryngology procedures

24th Annual Dallas Rhinoplasty Symposium with anatomy lab dissection (Março, 2007).

* Frequência conforme autorização dos pacientes do International Center for Rhinoplasty

 

CURSOS E CONGRESSOS (BRASIL E INTERNACIONAL)

 

- 37º Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, de 14 a 17 de junho de 2017, São Paulo.

- Workshop Bichectomia e Tratamento da Face Larga (evento com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), 7 de maio de 2017, São Paulo.

- VI Jornada Paranaense de Cirurgia Plástica e Estado Atual da Rinoplastia, 3 de dezembro de 2016, Curitiba.

- Projeto open SP 2016- Rinoplastia Estruturada, 30 de setembro e 1 de outubro de 2016, São Paulo.

- The Cutting Edge in Rio, 1 de setembro de 2016, Rio de Janeiro.

- 35º Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, 31 de agosto a 3 de setembro de 2016, Rio de Janeiro.

- 36º Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, de 25 a 28 de maio de 2016, São Paulo.

- 52º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 11 a 15 de Novembro de 2015, Belo Horizonte.

- Advances in Rhinoplasty, 14 a 17 de maio de 2015, Chicago-EUA.

-22º Congresso mundial do ISAPS (International Society o f Aesthetic Plastic Surgery), 19 a 22 de setembro de 2014.

- Projeto Open 2014-Rinoplastia Estruturada, 30 e 31 de maio de 2014, São Paulo.

- 34º Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, de 30 de abril a 3 de maio de 2014, São Paulo.

- 50º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 12 a 16 de novembro de 2013, Rio de Janeiro.

- The Cutting Edge Aesthetic Surgery Symposium 2012-Advanced Sculpting of the Nose-International Interdisciplinary Rhinoplasty Symposum, 29 de novembro a 1 de dezembro de 2012, Nova Iorque- EUA.

- 49º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 14 a 18 de novembro de 2012, Porto Alegre.

- 32ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, de 30 de maio de 2012, São Paulo.

- 48º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 11 a 15 de novembro de 2011, Goiânia.

- Rhinoplasty Society Meeting, 6 de maio de 2011, Boston-EUA.

- 47º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 11 a 15 de novembro de 2010, Vitória.

- 46º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 14 a 17 de novembro de 2009, São Paulo.

- Projeto Open 2009-Curso de Imersão em Rinoplastia Funcional, 29 a 31 de agosto de 2009, São Paulo.

- Plastic Surgery at the Red Sea International Symposium, Eilat-Israel, de 24 a 28 de março de 2009.

- American Society Of Plastic Surgeons Annual Meeting, Chicago, de 31 de outubro a 5 de Novembro de 2008.

- XXVII Jornada Paulista de Cirurgia Plástica e Prótese de Mama, de 29 de maio a 3 de junho de 2007, São Paulo.

- II Simpósio de Cirurgia Plástica-Rejuvenecimento Facial, 17 e 18 de agosto de 2007, São Paulo.

- Projeto Open 2007-Curso de Imersão em Rinoplastia Funcional, 31 de agosto e 1 de setembro de 2007, São Paulo.

- 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 14 a 17 de novembro de 2007, Curitiba.

- Curso preparatório para exame de especialista do 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, novembro de 2007, Curitiba.

- VII International Symposium of Plastic Surgery, de 24 a 26 de março de 2006.

- II Annual Meeting of Aesthetic Procedures (foco em Prótese de Mama, Mamoplastia ,Lipoaspiração) de 10 a 12 de agosto de 2006.

- Encontro Rio-São Paulo/Jornada de Campos de Jordão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, agosto de 2006.

- Projeto Open 2006-Curso de Imersão em Rinoplastia Funcional, nos dias 1 e 2 de setembro de 2006.

- 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 11 a 14 de novembro de 2006, Recife.

- Curso anual de Residência Plástica da Associação Paulista de Medicina-APM (2004-2005-2006).

- Cirurgia Plástica na Obesidade, no dia 26 de abril de 2005 (APM).

- Cirurgia Estética da Face, no dia 24 de maio de 2005 (APM).

- Tratamento da Região Frontal, no dia 28 de junho de 2005 (APM).

- Refinamentos em Cirurgia Reparadora, no dia 27 de setembro de 2005 (APM).

- Projeto Open-Imersão em Rinoplastia Aberta, nos dias 19 e 20 de agosto de 2005.

- Encontros da Capital- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional São Paulo, 3 e 4 de dezembro de 2005.

- Advanced Trauma Life Support (ATLS), nos dias 24 e 25 de abril de 2004.

- Projeto Open-Curso de exorinoplastia (2004-2005).

- I Curso Continuado de Rinoplastia Aberta, no Auditório da Cruz Vermelha Brasileira , novembro de 2003.

- Curso de Avanços de Cirurgia Plástica do XXII-CMU-FMUSP, no período de 13 a 16 de outubro de 2003.

- XX COMAS, nos dias 6 a 10 de maio de 2002.

- II Simpósio Internacional de Clínica Médica, de 4 a 6 de maio de 2001.

- Curso de Epidemiologia Clínica, do Departamento de Epidemiologia Clínica (APM), 9 de junho de 2001.

- I Jornada de Cirurgia Plástica, “Rejuvenescimento Facial”, da Liga de Cirurgia Plástica, nos dias 28 e 29 de setembro de 2001.

- Acompanhamento de plantões no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados da ISCMS, de janeiro a dezembro de 2001, perfazendo um total de 288 horas.

- I Jornada de Cirurgia Plástica da Baixada Santista- “Rejuvenescimento Facial”, da Liga de Cirurgia Plástica, nos dias 28 e 29 de setembro de 2001.

- XVIII COMAS, curso de Cirurgia Vídeo Assistida, nos dias 8 a 12 de maio de 2000.

- III Jornada de Cirurgia de Urgência, nos dias 22 a 24 de maio de 2000.

- Curso de Eletrocardiografia na “Jornada de Atualização em Cardiologia”, nos dias 16, a 18 de outubro de 2000.

- VI Semana Científica, nos dias 24 a 26 de outubro de 2000.

- I Curso Nacional de Atualização em Clínica Médica, nos dias 27 a 29 de outubro de 2000.

- Acompanhamento de plantões no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados da ISCMS, de janeiro a dezembro de 2000, perfazendo um total de 288 horas.

- I Curso Básico sobre Moléstias Infecciosas da Baixada Santista, Liga de Combate às Doenças Infecciosas, realizado de 26 a 29 de abril de 1999.

- I Curso Continuado de Trauma, Liga de Cirurgia de Urgência da Faculdade, nos dias 19/04, 17/05, 21/06, 16/08, 20/09, 25/10 e 22/11 de 1999.

- I Curso de Liga de Geriatria e Gerontologia, nos dias 9 e 10 de agosto de 1999.

- Curso de Oftalmologia no Pronto Socorro, Liga de Oftalmologia, nos dias 11 e 12 de agosto de 1999.

- II Jornada da Liga de Cirurgia de Urgência “Trauma na Infância”, nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 1999.

- Programa de Atualização em Corticoterapia “Maximizando o Uso e Minimizando o Risco”, Departamento de Adrenal da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (São Paulo), em 18 de setembro de 1999.

- Curso Fundo de Olho, realizado no Consistório da Santa Casa de Misericórdia de Santos, nos dias 4 e 5 de outubro de 1999.

- VI Jornada Acadêmica de Cirurgia Plástica, Liga de Cirurgia Plástica, nos dias 19 a 21 de outubro de 1999.

- II Simpósio de Acupuntura, Grupo de Acupuntura da Disciplina de Ortopedia e Traumatologia, de 25 a 27 de março de 1998.

- II Curso sobre Equilíbrio Ácido-Básico da Liga de Transplante Cardíaco do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Instituto do Coração do HC-FMUSP, 5 e 6 de junho de 1998.

- XI Curso de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes para o Primeiro Ano Médico(Projeto Alfa), realizado no período de 14 a 26 de março de 1997.

- XV COMAS, realizado entre 6 a 9 de maio de 1997.

- I Jornada sobre Queimaduras da Liga de Cirurgia Plástica, durante o período de 12 a 14 de maio de 1997.

- VI Curso de Medicina Preventiva (Projeto Horus), realizado de 19 a 21 de maio de 1997.

- I Curso de Tanatologia, Departamento de Cultura Científica da UNIFESP, 14 de junho de 1997.

- VII Curso de Anatomia Aplicada a Procedimentos Médicos Emergenciais, Departamento Científico do DAAVC, de 25 a 29 de agosto de 1997.

- Jornada dos Grandes Dilemas em Ginecologia, do Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Sírio Libanês, 25 de outubro de 1997.

ARTIGOS CIENTÍFICOS E PUBLICAÇÕES (BRASIL E INTERNACIONAL)

 

- Wulkan M. Análise retrospectiva de conduta para carcinoma basocelular e espinocelular em cabeça e pescoço. Rev. Bras. Cir. Plást. 30 (4): 574-585, 2016.

- Wulkan M. The Multi-Lock System for Rhinoplasty. Aesth Plast Surg. 39:881–887. 2015.

- Wulkan M, Sá AJ, Alonso N. Modified technique to increase nostril cross-sectional area after using rib and septal cartilage graft over alar nasal cartilages. Acta Cir Bras. Oct;27(10):713-9. 2012

- Tepper OM, Wulkan M, Matarasso A. Labioplasty: anatomy, etiology, and a new surgical approach. Aesthet Surg J. 2011 Jul 1;31(5):511-8.

- Wulkan M, Hurwitz D. Preservação e suspensão da fáscia de Scarpa na abdominoplastia. Rev. Bras. Cir. Plást. 25 (3): 490-8, 2010.

- Haddad Filho DH, Alonso N, Oksman D, Wulkan M, Godoy P. Surgical treatment of the acute columellar-labial angle. Aesthet Surg J. 28(6):627-30, 2008.

- D´Alessandro GS, Porto O, Oksman D, Nunes TR, Wulkan M, Godoy PM, Filho CAP, Pinto WS. Question mark ear treatment. Plast Reconst Surg. 122(4-Suplement): 134, 2008.

- Porto O, D´Alessandro GS, Oksman D, Nunes TR, Wulkan M, Godoy PM, Filho CAP, Pinto WS. Tratamento da orelha em ponto de interrogação. Rev Soc Bras Plast. 23(1):48-52, 2008.

- Gomez DS, D´Alessandro GS, Wulkan M, Nunes TR, Pinto WS. Full thickness sunburn. Case Report. Burns*.

- Hurwitz DJ, Wulkan M. The preservation and suspension of Scarpa's fascia in Abdominoplasty.*

- Wulkan M, Borud LJ, Rezak K. Pectoral implant in male after massive weight loss.*

- Borud LJ, Rezak K, Wulkan M. Male upper body lift after massive weight loss.*

- Slavin SA, Wulkan M. Recurrent bilateral gynecomastia and its relations to estrogen and progesterone receptors.*

- Ferreira JCR, Wulkan M. Nasal augmentation of the contracted nose with direct tissue expansion and grafts.*

- Marra KG, Wulkan M. Adipose derived stem cells potential for cartilage repair in plastic surgery.*

- Burget GC, Wulkan M. Aesthetic reconstruction of upper lip defects with local flaps.*

- McCarthy JG, Levine S, Wulkan M. Surgical technique for macrostomia.*

- Tepper OM, Wulkan M, Zide BM. The “Youtube” Approach to Facial Reconstruction - Taking Advantage of Natural Healing Properties in Ear Lobe an Alar Defects.*

- Tepper OM, Wulkan M, Matarasso A. Aesthetic Labioplasty: Current Trends, Controversies, and Surgical Management.*

- Albers M, Romiti M, Pereira CA, Antonini M, Wulkan M. Meta-analysis of allograft bypass grafting to infrapopliteal arteries.. Eur J Vasc Endovasc Surg. 28(5):462-72, 2004.

- Wulkan M, Parreira JG Jr, Botter DA. Epidemiologia do trauma facial. Rev Assoc Med Bras. 51(5):290-5, 2005.

- Wulkan M, Wulkan C, Brudniewski M, Roccon SAC, Zanini M, Paschoal LH. Identificação de nível de conhecimento quanto à exposição solar inadequada em população de quatro cidades do Estado de São Paulo. Rev Bras Med. 60 (9):685-690, 2003.

- Wulkan M, Brudniewski, Botter DA, Silva LDM, Brito AR, Lima W. Estudo comparativo do calibre das artérias vertebrais. Rev Imagem. 24(2):101-105, 2002.

- Wulkan M, Madalosso, Franklin JWL, Brudniewski M, Souza TL, Ferreira JCR. Rinoplastia:um novo enfoque terapêutico. ARS Med. 23 (suplemento): 20-24, 2000.

- Aids em idosos (revisão bibliográfica).Publicação online na Revista Gerontologia, órgão da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (Protocolo 2000/121).

- Santiago APJ, Antonini E, Antonini M, Brudniewski M, Wulkan M. Fibrose Cística na Gravidez: revisão bibliográfica. ARS Med, 22 (1/2):17-21, 1999.

*Trabalho em fase final para envio, aprovação ou publicação em revista de cirurgia plástica internacional.

AULAS MINISTRADAS E ATIVIDADES DE ENSINO

 

- Relator/autor da "Mesa Redonda III- Nariz I", abordando sobre planejamento das rinoplastias em diferentes casos, conceitos estéticos para as rinoplastias, limitações anatômicas para os resultados propostos, técnica cirúrgica para atingir os resultados propostos, apresentado na 37º Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, de 14 a 17 de junho de 2017, São Paulo.

- Relator/autor do "Virando a Mesa" sobre rinoplastia, apresentado na 37º Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, de 14 a 17 de junho de 2017, São Paulo.

- Relator/autor da aula "Rinoplastia com Multi-Lock System ", apresentada na VI Jornada Paranaense de Cirurgia Plástica, 3 de dezembro de 2016, Curitiba.

- Relator/autor da aula "Indicações e tipos de osteotomia durante a rinoplastia estruturada e rinoplastia secundária", apresentada na VI Jornada Paranaense de Cirurgia Plástica, 3 de dezembro de 2016, Curitiba.

- Relator/autor da aula "Rinoplastia e abordagens de preferência para camuflagem das estruturas nasais em pacientes com pele fina", apresentada na VI Jornada Paranaense de Cirurgia Plástica, 3 de dezembro, Curitiba.

- Relator/autor da aula "Multi-lock System para rinoplastia: experiência de 7 anos", apresentada na Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, 31 de agosto a 3 de setembro de 2016.

- Relator do Virando a Mesa sobre Nariz, apresentada na Jornada Paulista de Cirurgia Plastica, 25 de maio de 2016, São Paulo.

- Relator de Mesa Redonda sobre Nariz (objetivos didáticos: Qual o nível de estruturação necessário para um nariz primário; quando e como associar cirurgia funcional; quem deve fzer a parte funcional), apresentada na Jornada Paulista de Cirurgia Plastica, 25 de maio de 2016, São Paulo.

- Relator/autor da aula "Soluções em rinoplastia secundária"", apresentada no 52 Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 13 de Novembro de 2015, Belo Horizonte.

-Relator/autor da aula de moderação de "Cirurgia da Região Nasal – Reconstrução Nasal", como parte do CURSO INTEGRADO NACIONAL para residentes de cirurgia plástica do Brasil, 3 de novembro de 2015, São Paulo.

- Relator/autor da aula "Novos Enxertos e Condutas em Rinoplastia Estruturada", apresentada para equipe de cirurgia plástica do Mandaqui (residência médica), 30 de março de 2015.

- Relator/autor de aula "Soluções em Rinoplastia Secundária" apresentada na Jornada do Oeste Paulista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 28 de fevereiro de 2015.

- Relator/autor de aula apresentada no congresso mundial do ISAPS (International Society o f Aesthetic Plastic Surgery), 22 de setembro de 2014.

- Relator/autor da aula "Como Evitar Erros Comuns em Rinoplastia", apresentado no Projeto Open 2014, 31 de maio de 2014, São Paulo.

- Relator/autor na discussão de casos de rinoplastia na "Mesa Redonda VIII-Rinoplastia I", apresentado na 34 Jornada Paulista de Cirurgia Plastica, 2 de maio de 2014, São Paulo.

- Relator/autor da aula "Análise retrospectiva de conduta para carcinoma basocelular e espinocelular em cabeça e pescoço", apresentada no 50 Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 13 de Novembro de 2013, Rio de Janeiro.

- Relator/autor da aula "Cirurgia Plástica Pós Obesidade", apresentado no II Simpósio DAAVC "Obesidade", 30 de agosto de 2011, Santos

- Relator/autor da aula "The Subunits Principle applied in Rhinoplasty- O princípio das subunidades aplicado em rinoplastia", apresentada no The Rhinoplasty Society- 16th Annual Meeting, 6 de maio de 2011, Boston-USA.

- Plastic Surgery at the Red Sea International Symposium, Eilat-Israel. Relator da aula " The Routine of Autologous Rib Cartilage Grafts in Primary and Secondary Rhinoplasties- A rotina do uso de enxertos autólogos de cartilagem costal em rinoplastia primária e secundária", 28 de março de 2009.

- Harvard Medical School- Division of Plastic Surgery- Beit Israel Deaconess Medical Center.
Relator da aula “Brazilian Refinements in Reconstructive & Plastic Surgery”, 2008.

- Autor do trabalho original “Reconstrução das hipoplasias do terço médio da orelha com retalho condrocutâneo local”, apresentado no 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 15 de novembro de 2007, Curitiba.

- Autor do Pôster “Reconstrução de dorso nasal após extrusão de placa metálica”, apresentado no 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 14 a 17 de novembro de 2007, Curitiba.

- Autor do Pôster “Lipomatose simétrica múltiplas (Doença de Madelung)”, apresentado no 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica,14 a 17 de novembro de 2007, Curitiba.

- Autor do Pôster “Queimadura solar de terceiro grau: relato de caso”, apresentado no 44º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 14 a 17 de novembro de 2007, Curitiba.

- Autor/Relator do trabalho original “Carcinoma mioepitelial:relato de caso e revisão de literatura”, apresentado na “seção de Reconstruções nas doenças congênitas, síndromes e tumores”, no 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 14 de novembro de 2006, Recife.

- Autor/Relator do trabalho original “Tratamento da orelha com hélice aplainada”, mesa redonda 1, no 43º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, 14 de novembro de 2006, Recife.

- Autor do trabalho original “Correção cirúrgica concomitante de columela oculta e de lábio superior alongado”, apresentado no Encontros da Capital da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional São Paulo, no dia 3 de dezembro de 2005.

- 1° Prêmio em Clínica Cirúrgica (Prêmio Arão Schwartz-Clínica Cirúrgica) como Autor/Relator do trabalho original “Efeito do óleo de girassol e triglicérides de cadeia média no processo de cicatrização: Estudo experimental em ratos”, apresentado no XX COMAS, no período de 6 a 10 de maio de 2002.

- 3° Prêmio em Saúde Pública (Prêmio Arão Schwartz-Saúde Pública) como Autor/Relator do trabalho original “SOL- o que o brasileiro pensa e faz a respeito”, apresentado no XX COMAS, no período de 6 a 10 de maio de 2002.

- Autor do trabalho original “Tratamento de tumores trofoblásticos gestacionais com etoposide em pacientes resistentes ao metotrexate e ácido folínico”, apresentado no XX COMAS, no período de 6 a 10 de maio de 2002, concorrendo ao Prêmio Arão Schwartz.

- Autor do trabalho “Tratamento do coriocarcinoma gestacional de alto risco com etoposide: Relato de caso”, apresentado no XX COMAS, no período de 6 a 10 de maio de 2002.

- Estágio de Cirurgia Geral, Trauma e Gastrocirurgia, no HH (São Paulo), de 8 de janeiro de 2001 à 28 de janeiro de 2001, obtendo a nota 8,5.

- Diretor Geral e membro efetivo da Liga de Cirurgia Plástica, no ano letivo de 2001.

- Membro da Comissão Organizadora da VII Jornada Acadêmica de Cirurgia Plástica da Liga de Cirurgia Plástica, em fevereiro de 2001.

- Autor do trabalho “A Importância das Ligas de Geriatria e Gerontologia na Formação Acadêmica dos alunos da Faculdade de Medicina”, apresentado na Exposição de Pôsteres durante do GERP’2001- 2 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia “Consensos e Recomendações”, realizado no período de 19 a 22 de abril de 2001.

- Membro da Comissão Organizadora do Curso de Fissuras Labiopalatinas da Liga de Cirurgia Plástica, em 17 de maio de 2001.

- Participante do Curso de Treinamento em Aleitamento Materno, organizado pelo Centro de Lactação, no período de 10 de setembro a 30 de novembro de 2001, com carga horária de 134 horas.

- Monitoria na disciplina de Clínica Cirúrgica I (Técnica Cirúrgica), durante o ano letivo de 2001.

- Monitoria na disciplina de Clínica Médica II ( Gastroenterologia), durante o ano letivo de 2001.

- Participante da 3a etapa da campanha do “Programa Nacional de Controle de Câncer de Pele, promovida pelo Departamento Científico de Dermatologia (AMS), em 26 de fevereiro de 2000.

- Autor/Relator do trabalho “Rinoplastia:um novo enfoque terapêutico”, revisão bibliográfica, exposto no XVIII COMAS, no período de 8 a 12 de maio de 2000. O mesmo trabalho também foi publicado posteriormente pela revista ARS Médica, vol.23, suplemento de setembro de 2000.

- Autor do trabalho “Amiloidose Pulmonar”, exposto no XVIII COMAS, no período de 8 a 12 de maio de 2000.

- Palestrante da VII Semana Científica, realizada de 24 a 26 de outubro de 2000.

- Membro efetivo da Liga de Cirurgia Plástica, durante o ano letivo de 2000.

- Membro da Liga de Geriatria e Gerontologia, por um período de 110 horas de janeiro a dezembro de 2000.

- Participante do “Exame Gratuito da População” da Campanha Nacional de Controle de Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado no dia 2 de dezembro de 2000.

- Monitoria na disciplina de Farmacologia I, durante o ano letivo de 1999.

- Monitoria na disciplina de Anatomia, durante o ano letivo de 1999.

- Integrante do Programa Nacional de Controle de Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado no dia 27 de novembro de 1999. Este programa consiste na realização de exames gratuitos na população.

- Palestrante da VI Semana Científica, realizada de 28 a 30 de setembro de 1999.

- Monitoria na disciplina de Anatomia, durante o ano letivo de 1998.

- Monitoria na disciplina de Histologia, durante o ano letivo de 1998.

- Palestrante da V Semana Científica, realizada de 6 a 9 de outubro de 1998.

 

-Harvard Medical School-Division of Plastic Surgery-Beit Israel Deaconess Medical Center

 

Sobre a aula apresentada pelo Dr. Marcelo Wulkan (“Brazilian Refinements in Reconstructive & Plastic Surgery”):

“(…) This talk was outstanding in every manner: in its preparation, organization, content, and delivery. In addition, the talk revealed the depth and maturity of Dr. Wulkan in plastic surgery. This presentation showed outstanding knowledge and understanding of some of the most complex operations in plastic and reconstructive surgery. It also revealed Marcelo´s high ethical standards in how he works with patients and also perceives his own role as a surgeon commited to outstanding care for others.(…).” SS

“(…) Esta aula foi extraordinária em todos os aspectos: no seu preparo, conteúdo e apresentação. Outrossim, a aula reveleu a profundidade e maturidade do Dr. Wulkan na Cirurgia Plástica. Esta apresentação mostrou notável saber e conhecimento de algumas das mais complexas operações em cirurgia plástica e reconstrutiva. Também revelou o alto nível ético com o qual Marcelo trabalha com seus pacientes e como persegue seu papel de cirurgião comprometido ao extremo cuidado dos pacientes. (...)”. SS

Sobre o convívio em Harvard Medical School-Division of Plastic Surgery-Beit Israel Deaconess Medical Center:

“(…) Marcelo was always motivated, energetic, and cheerful. Dr. Wulkan has many talents and stregths, three of which were particular evident on this rotation. First, is his strong ability to perceive and understand the various techniques and approaches to plastic surgery. Clearly, he´s grounded in this field and, although young of years, he is most mature in his knowledge and approach. Second, Marcelo has excellent interpersonal and communication skills. Third, throughtout his time with us, he was not only a student of plastic surgery but also a teacher. Not only did he learn from us, we also learned from him. (…) In closing, it was most pleasurable having Dr. Marcelo Wulkan on our service. In all areas, he maximized his opportunities and experience when on our service. We wish him the best of luck. From all that we know about him, he is an outstanding physician/surgeon and we give him our highest recommendation.(…)” SS

“(…) Marcelo sempre foi motivado, com energia positiva e agradável. Dr. Wulkan tem muitos talentos e forças, sendo três particularmente evidentes durante a sua estadia conosco. Primeiro, ele tem grande habilidade em perceber e entender as várias técnicas e abordagens para a cirurgia plástica. Claramente, tem consciência sobre o assunto e, embora relativamente jovem, ele tem maturidade no seu conhecimento e abordagem. Segundo, durante o tempo que passou conosco, ele não era apenas um aprendiz ,mas também um professor. Não apenas ele aprendeu conosco, mas nós também aprendemos com ele. (...) Por fim, foi prazeroso ter o Dr. Marcelo Wulkan no nosso serviço. Em todas as áreas, ele maximizou as oportunidades e experiências. Nós desejamos a ele a melhor das sortes. De tudo que sabemos sobre ele, podemos dizer que trata-se de um médico/cirurgião notável que estendemos nossa mais alta recomendação. (...)” SS

Sobre as cirurgias e consultório em Harvard Medical School-Division of Plastic Surgery-Beit Israel Deaconess Medical Center:

“(…) I am honored that Marcelo chose to spend a great deal of time with me. He was in the operating room all day with us, and then saw our patients with myself and my fellow on our clinic days. Marcelo is extremely creative, and an excellent problem-solver. He also drew on his experience from Brazil to teach us a few things!(…) He has written up our case series of male upper body lifts in the massive weight loss patients, and will be first-author on a case report. Finally, his charm and wit made Marcelo a popular and friendly figure among nurses, physicians, and patients. We wish we could keep him here!(…)” LJB

“(…) Eu estou honrado que Marcelo escolheu dividir grande parte de seu tempo comigo. Ele ficou na sala cirúrgica durante todo o dia conosco e depois acompanhava os pacientes na minha clínica juntamente com a “fellow”. Marcelo é extremamente criativo e um excelente “resolvedor de problemas”. Ele também nos ensinou alguns assuntos sobre sua experiência no Brasil!(...) Escreveu artigo científico sobre nossa séria de contorno corporal superior em homens após grande perda de peso e será primeiro autor em um relato de caso. Por fim, sua simpatia e inteligência fez o Marcelo ficar popular e amigo das enfermeiras, médicos e pacientes. Nós gostaríamos de poder mante-lo aqui! (...)” LJB

 

- Harvard Medical School-Division of Plastic and Reconstructive Surgery-Brigham and Women´s Hospital

 

“(…) He is very intelligent and knowledgeable person and it has been a great pleasure having him here.” EE

“(…) Ele é muito inteligente e uma pessoa com conhecimentos e tem sido um grande prazer te-lo aqui”. EE

 

- New York University School of Medicine-Institute of Reconstructive Plastic Surgery

 

“(…) We enjoyed having Dr. Marcelo Wulkan with us, and I AM sure his visit was a worthwhile experience”. JGM

“(…). Nós gostamos de ter o Dr. Marcelo Wulkan conosco, e tenho certeza de que a sua visita foi uma experiência proveitosa”. JGM

- Autor do trabalho original “Avaliação linfocintilogréfica dos membros inferiores pós lipoaspiração: resultados preliminares”, apresentado do Encontros da Capital da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional São Paulo, no dia 3 de dezembro de 2005 (menção honrosa).

 

- 1° Prêmio em Clínica Cirúrgica (Prêmio Arão Schwartz-Clínica Cirúrgica) como Autor/Relator do trabalho original “Efeito do óleo de girassol e triglicérides de cadeia média no processo de cicatrização: Estudo experimental em ratos”, apresentado no XX COMAS, no período de 6 a 10 de maio de 2002.

 

- 3° Prêmio em Saúde Pública (Prêmio Arão Schwartz-Saúde Pública) como Autor/Relator do trabalho original “SOL- o que o brasileiro pensa e faz a respeito”, apresentado no XX COMAS, no período de 6 a 10 de maio de 2002.

 

Reconstrução Estética do Nariz em Crianças

Autores: Dr. Marcelo Wulkan, MD, PhD

                 Dr. Gary C. Burget, MD

Editora: Dilivros, 2015. ISBN 978-85-8053-092-6

 

"(...) Na minha opinião, conseguiu sintetizar os princípios, os conceitos e a modelagem precisa das estruturas, todos os quais são necessários para a reconstrução nasal estética do nariz(...).

(...) Os verdadeiros mestres não são nunca egocêntricos; a sua intenção é de nos dar instrumentos necessários para reproduzir seus resultados (...).

(...) Este livro é singular e constitui um "legado", conforme indicado na nota de agradescimento incluída no Epílogo. (...) Que legado!, (...) iluminou uma área da cirurgia plástica reconstrutiva que era até então uma das mais difíceis de ser abordada e de se obter um resultado satisfatório. O livro vai ser um clássico quando impresso"

 L. O. V, MD

Professor of Surgery (Plastic Surgery)

University of Alabama at Birgmingham- United States of America

 

 

Cirurgia Plástica: Os Princípios e a Atualidade.

Cirurgia Plástica: Os Princípios e a Atualidade.

Co-autor do capítulo 126 Rinoplastia aberta no livro "Cirurgia Plástica: Os Princípios e a Atualidade". São Paulo: Editora Guanabara Koogan; 2011.

Este livro vem se tornando referência na área de cirurgia plástica no Brasil e é descrito pela editora pela seguinte maneira:

"No Brasil, a Cirurgia Plástica foi ensinada (e aprendida) por muitos anos, por meio das informações trazidas do exterior por livros publicados em diferentes línguas, principalmente o inglês. Desde 1965, com Jorge Ely, publicações em português, por autores brasileiros, já têm permitido que a formação teórica do cirurgião plástico brasileiro seja beneficiada por esta literatura. O presente livro pretende oferecer a aqueles que procuram a especialidade noções básicas para a sua formação, como também os aspectos mais atuais naquilo que tem sido desenvolvido tanto do ponto de vista de técnicas quanto instrumental, equipamentos e material cirúrgico.

Aproveitando a pujança da Cirurgia Plástica brasileira, seu reconhecimento internacional, com o destaque às várias escolas de formação de especialistas e seus respectivos regentes, os Editores deste livro procuraram convidar colaboradores representantes destas escolas. Praticamente foi indicado um capítulo para cada colaborador reconhecido nacionalmente como destaque no assunto. Os Editores pretenderam, desta maneira, registrar uma fotografia do estágio atual da Cirurgia Plástica no Brasil e passar estas informações ao especializando e até mesmo àquele que já conta com experiência na especialidade."

 

 

 

 

Desvendando a Cirurgia Plástica: Orientações ao Paciente. Autor: Dr. Marcelo Wulkan

Desvendando a Cirurgia Plástica: Orientações ao Paciente. Autor: Dr. Marcelo Wulkan

Editora Alyá-Universidade Falada, 2013. ISBN 978-85-8090-016-3

 

“A beleza é um bem para quem a possui e um ornamento para quem a cultiva.” (anônimo)

A beleza é um “bem” que o ser humano se preocupa desde os tempos mais remotos. A vaidade guiou uma série de avanços extraordinários na cirurgia plástica. No entanto, a beleza não é tudo e considerá-la um fim nunca se justifica. Se não acompanhada de um bom equilíbrio psicológico e físico, a beleza não passa de um engodo. Mesmo com bons resultados, a cirurgia pode trazer frustração e riscos à saúde.

Neste livro, foco na importância de que a verdadeira beleza não se dissocia da saúde. Baseado nisso, oriento os candidatos à cirurgia plástica em todas as situações que possam encontrar durante sua trajetória em busca de resultados. Os capítulos estão divididos de maneira fácil, detalhada e com muita informação. Dessa maneira, com o máximo de informação à sua disposição, você vai perceber em quais momentos a plástica pode ser indicada realmente para seu caso.

Busco o equilíbrio neste livro. Oriento maneiras de promover sua saúde como forma de medicina preventiva e, à medida que o corpo já não é capaz de mostrar a sua beleza por motivos intrínsecos ou não condizentes com sua idade biológica, norteio os cuidados necessários de como se preparar no período pré e pós operatório de uma cirurgia plástica.

Atualmente, vivemos numa época apaixonante na cirurgia plástica. Os resultados estão cada vez melhores com o grande desenvolvimento de técnicas dos últimos anos. Este livro vai mostrar, de maneira honesta, o que a cirurgia plástica pode fazer por você. Com as informações contidas nos capítulos, você vai aprender a se cuidar melhor durante todos os estágios de seu procedimento estético (cirúrgico ou não). Muitas dicas serão dadas, mas não siga nenhuma orientação caso seu cirurgião de escolha não esteja de acordo. Além disso, a medicina vai continuar a evoluir e, portanto, a consulta médica sempre será indispensável para você se manter plenamente atualizado(a) sobre o assunto de seu interesse.

 

Dr. Marcelo Wulkan, PhD

 

"An accurate, current and comprehensive compendium for the prospective plastic surgical patient from an experienced plastic surgeon is needed. This new book by Dr. Marcelo Wulkan fills this void. I am well acquainted with Dr. Wulkan and his exemplarity surgical and communication skills. He not only spent a portion of his fellowship training in my clinic at the University of Pittsburgh, but he has initiated a professional association with me at his Sao Paulo Plastic Surgery clinic. He exemplifies the highest ethical and patient care standards.

Through a well?organized and readable format DESVENDANDO A CIRURGIA PLÁSTICA: ORIENTAÇÕES AO PACIENTE provides a journey through the maze of time?tested surgical opportunities in plastic surgery. While admittedly not a substitute for a professional personal consultation, this book prepares the prospective patient for that encounter.
The early section on the significance of aesthetic surgery and patient motivations impart thought provoking insights for both surgeon and patient. The presentation of global contraindications to these procedures appropriately discourages some inquirers.
Following a basic dissertation of the qualities of skin and post surgical scarring, negative wound healing factors such as smoking are presented. Caution is expressed for the more darkly pigmented skin, so prevalent in Brazil. The limited options for treatment of hypertrophic scarring are presented. Proper nutritional, life style and skin preparation for surgery are valuable but often neglected information.
The process and details of informed consent is essential reading. The options for anesthesia are well covered.
The inventory of operations for consideration of aesthetic improvement is introduced. The essentials of the operations are presented as an introductory overview. That is followed by a section on the role of aesthetic procedures such as laser, mechanical and chemical resurfacing of the skin. Injectable fillers, neurotoxins are amply discussed. Critical reading is on the relevant credentials and experience of surgeons and facilities. Preoperative preparation, intraoperative experience and daily post operative care are meticulously outlined.
The chapters in the second half of the book detail the indications, contraindications and techniques of facelift, blepharoplasty, otoplasty, mentoplasty, brachioplasty, abdomninoplasty, buttock lift, breast augmentation, breast reduction, mastopexy, correction of gynecomastia, liposuction, and rhinoplasty. The presentation on rhinoplasty comprehensively examines on the treatment of both the functional and aesthetic issues with fascinating insights on rapid versus prolong nasal operations as well as the complexities of secondary corrective surgery.
There is a special section on obesity and the treatments of skin laxity following massive weight loss. The preparation of these special patients and their complex and interacting operations are well explained and provides an update of my 2005 publication on this sub group called Total Body Lift; MDPublish, New York, New York.
The countless hours Dr. Wulkan spent preparing this text has rewarded the prospective patient with a highly readable and invaluable educational tool for their aesthetic plastic surgery journey. I congratulate him on this success."


Dennis J. Hurwitz, M.D.
Clinical Professor of Plastic Surgery
University of Pittsburgh,
Director of the Hurwitz Center for Plastic Surgery
3109 Forbes Avenue,
Pittsburgh, Pennsylvania, USA, 15213 

 

 

 

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados