Cuidados para se evitar a trombose venosa profunda durante a plástica de nariz

A rinoplastia é uma cirurgia focada na correção dos problemas estéticos e funcionaisda estrutura nasal, sendo realizada pela parte interna do nariz e/ou por meio de uma pequena incisão na parte central (columela). Com técnicas específicas, o cirurgião fará o reposicionamento e ressecção dos ossos e cartilagens, adaptando as medidas e proporções de forma que o nariz fique naturalmente harmônico com as outras estruturas faciais.

No entanto, como qualquer cirurgia, a Plastica de Nariz possui alguns riscos. Um deles é a trombose venosa profunda, provocada por uma coagulação incomum e causa uma série de sintomas, tais como: inchaço, vermelhidão e dores nos membros inferiores ou, ainda, complicações no sistema vascular pulmonar.

A trombose venosa é caracterizada pelo surgimento de coágulos nas veias, chamados de trombos, que fazem a obstrução do sistema venoso, causando graves problemas na circulação do sangue. Felizmente, existem algumas medidas preventivas para minimizar o problema durante a plástica de nariz, deixando o paciente tranquilo no pré-operatório e livre de complicações no pós:

Plástica de nariz e prevenção da trombose venosa

Durante a operação, o cirurgião deverá utilizar umdispositivo automático de compressão pneumática, que faz o papel de "massageador", comprimindo suavemente os membros inferiores com pausas regulares, de modo a manter os músculos em movimento.

No pós- operatório poderão ser prescritos anticoagulantes aos pacientes com predisposição à TVP para evitar a formação dos trombos, além de meias elásticas especiais para estimular a circulação.

Trombose venosa: cuidados especiais

É importante frisar que os pacientes com obesidade são mais suscetíveis à trombose venosa, bem como aqueles que estão em pleno tratamento de tumores – nesse caso a Rinoplastia não é recomendada até o término do tratamento.

Indivíduos que foram vítimas de derrame, traumatismos, infecções, doenças graves, ou possuem histórico familiar de trombose devem ter a atenção redobrada com as medidas preventivas. As mulheres que usam anticoncepcionais como método de contracepção ou reposição hormonal, também estão mais propensas à formação de trombos, igualmente aos fumantes.

O Dr. Marcelo Wulkan – cirurgião com foco de atuação em plástica de nariz no Brasil – tira dúvidas ao candidato solicita diversos exames clínicos e laboratoriais para averiguar as chances de complicação por trombose, antes de autorizar a cirurgia.

Dessa forma, aumenta-se a segurança do procedimento, com pós-operatório tranquilo e resultados animadores.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados