Entenda porque tantas cirurgias de nariz precisam de rinoplastia secundaria

Rinoplastia secundária ou revisional, como é definida por alguns especialistas, é a operação que visa reestruturar uma plástica de nariz, onde os resultados estéticos e/ou funcionais não foram satisfatórios para o paciente.

A complexidade dessa cirurgia é considerada "triplicada" por alguns quando comparada à Rinoplastia primária. Isso porque, nesse caso, a estrutura nasal já está alterada, o que demanda um alto nível de conhecimento científico e "artístico" do cirurgião.

De acordo com o Dr. Marcelo WulKan, − membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS)− esse procedimento operatório pode ocorrer em de 4 a 8 horas,já que a reestruturação minuciosa dos tecidos exige maior tempo de cirurgia.

Por que é necessária a rinoplastia secundária em grande parte dos casos?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em média, 40% das rinoplastias realizadas anualmente, necessitam de correção. Ou seja, quase metade das cirurgias plásticas de nariz demanda uma segunda intervenção para novas alterações de medida. Muitas delas precisam também de enxertos para solucionar problemas funcionais – aqueles que prejudicam o sistema respiratório.

Mas, afinal, por que isso ocorre? Segundo referências médicas, mesmo sendo uma cirurgia de baixo risco, a Plastica de Nariz é um procedimento complexo, já que o especialista deve deter não apenas o conhecimento científico da estrutura nasal, mas também senso estético apurado e talento "artístico".

Discutindo as possibilidades

Para evitar insatisfações após a rinoplastia é de suma importância que paciente converse sobre suas expectativas em relação ao "novo" nariz, dentro da realidade apresentada pelo médico, conforme as estruturas dos ossos, da cartilagem, o formato do rosto, a espessura da pele e a idade.

Outro detalhe imprescindível para o sucesso da plástica de nariz é a análise facial que considera todas as proporções das estruturas relacionadas ao nariz, tais como olhos, boca, testa, queixo. Pode-se realizar estudo de imagem no computador para ilustrar as principais possibilidades, de acordo com as características naturais da pessoa.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados