A rinoplastia secundária pode melhorar estética e respiração

A plástica de nariz revisional é voltada para a "escultura"das cartilagens e ossos do nariz que já foi submetido a uma ou mais rinoplastias, mas não houve os resultados esperados, esteticamente e/ou funcionalmente.

A partir da rinoplastia secundária, é possível fazer a manutenção da função respiratória e devolver a harmonia estética entre o nariz e a face, alcançando enfim, as expectativas do paciente.

É fundamental frisar que em uma rinoplastia secundária, a estrutura nasal já está alterada. Esse detalhe aumenta a complexidade do procedimento e, exatamente por isso, o cirurgião deve deter um alto nível de conhecimento científico e "artístico"; infelizmente, não se pode garantir resultados pois a cirurgia pode ser muito complexa. Ao todo, a cirurgia pode durar até oito horas, para que haja tempo suficiente de reconstruir detalhadamente os tecidos.

Plástica de nariz secundária e melhorias

Quem precisa realizar a Rinoplastia revisional terá melhorias não somente nas medidas e proporções do nariz em relação à face – ou seja, na parte estética – como também poderá melhorar os problemas funcionais, como o desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos nasais (com ou sem ajuda de otorrinolaringologista).

A plástica de nariz secundária pode ser definida como uma tentativa para reverter os problemas negativos da primeira rinoplastia. Vale enfatizar que a espessura e elasticidade da pele, presenças de cicatrizes, fibrose interna e deformidades nasais são detalhes que precisam ser considerados para obter bons resultados.

Isso significa que a Plastica de Nariz secundária não se limita somente ao conhecimento técnico do cirurgião, mas também ao conjunto de fatores estruturais e orgânicos que serão decisivos para o alcance dos objetivos estéticos e funcionais.

Plástica de nariz secundária e outras considerações

Os fatores psicológicos também são relevados na conversa com o paciente que já realizou a cirurgia estética no nariz e, por não obter os resultados esperados, encontra-se angustiado e com a autoestima comprometida.

Evidentemente, as expectativas em torno do próximo resultado serão altas, sendo importante que o paciente tenha uma conversa esclarecedora com cirurgião, considerando as características reais de toda a estrutura nasal. Somente assim, o diagnóstico será assertivo e o plano cirúrgico poderá ser traçado conforme os desejos do paciente. Mesmo assim, ressalta-se que nem todos os casos podem ser melhorados.

Para saber mais sobre as possibilidades da rinoplastia secundária, veja informações no Núcleo Avançado de Rinoplastia do Dr. Marcelo Wulkan − membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados