Rinoplastia em pessoas com pressão alta

A pressão alta, ou como conhecida clinicamente, hipertensão arterial sistêmica é uma doença que mantém a pressão dentro das nossas artérias constantemente acima do nível saudável (aproimadamente 120×80 mmHg). Tal problema pode resultar em lesões em longo prazo, considerando que os vasos sanguíneos irrigam todos os órgãos do corpo e, consequentemente, a pressão alta pode afetar o coração, o cérebro, rins e até mesmo os olhos.

Quem deseja se submeter à rinoplastia, mas foi diagnosticado com hipertensão arterial deve ficar atento às solicitações do cirurgião, tanto antes quando depois do procedimento de correção das proporções na estrutura nasal.

Plástica de nariz e hipertensão: considerações especiais

Se a hipertensão estiver controlada, ela não pode ser considerada uma contraindicação absoluta da plástica de nariz. Entretanto, as consequências advindas da doença podem ser. Indivíduos que sofrem de insuficiência renal por causa da pressão alta, por exemplo, apresentam um alto risco cirúrgico.

Vale frisar que a rinoplastia pode aguardar até que o paciente possua as melhores condições pré-operatórias atingidas. São duas as condições essenciais: a primeira é o controle total da hipertensão e a segunda é uma avaliação onde se comprova que não houve sérios danos ao organismo, em consequência da pressão arterial elevada.

Plástica de nariz em hipertensos: cuidados e exames

O cirurgião irá solicitar exames pré-operatórios, logo após a anamnese (entrevista com o médico), onde ele dará várias orientações. Nessa fase, o cirurgião precisa reter informações sobre o histórico patológico do paciente e desempenho cardiológico.

Os pacientes com hipertensão devem, obrigatoriamente, investir em um estilo de vida com redução de estresse, exercícios físicos regulares e alimentação com pouco sal equilibrada para alcançarem as condições ideais de realização do procedimento.

O Dr. Marcelo Wulkan(médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), autor de livro sobre cirurgia nasal) é cauteloso na seleção de pacientes pois prioriza a saúde e segurança do paciente em todas as suas cirurgias.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados