Rinoplastia e gravidez

De acordo com referências médicas, a plástica de nariz não pode ser realizada durante a gravidez nem no período pós-parto recente. Inclusive, aconselha-se esperar pelo menos 6-12 meses após o término da amamentação para se submeter a qualquer procedimento de cirurgia estética.

Tal período é fundamental para que a mulher se recupere completamente das altas cargas de desgastes físicos e mudanças hormonais. Assim, haverá tempo suficiente para o corpo voltar ao normal e recuperar o condicionamento, além de tempo fundamental para dar o carinho e amor necessário ao recém-nascido.

Plástica de nariz depois da gravidez: Algumas considerações

Antes de se decidir pela rinoplastia, indica-se pensar na fase de amamentação e nos cuidados demandados pelo bebê. A mamãe deve priorizar o filho recém-nascido e curtir esse maravilhoso momento da vida, dando todo carinho e atenção que o bebê precisa. Se, depois de um ano da gravidez, a vontade de realizar a mudança no nariz para aumentar a autoestima ou corrigir problemas funcionais continuarem, basta procurar um médico especialista da SBCP.

Se eu engravidar após a cirurgia?

Inicialmente, o cirurgião aconselha eliminar quaisquer possibilidades de planejamento de uma gravidez no período de um ano após a cirurgia. Entretanto, se a gravidez ocorrer fora do planejamento, não há com o que se preocupar.

Felizmente, o pós-operatório da plástica de nariz não trará complicações à gestação, bastando apenas que a paciente siga a risca as recomendações médicas. Vale frisar, por fim, que uma dieta com pouco sal e equilibrada é altamente recomendada para manter o sistema imunológico fortalecido tanto antes, quanto durante e depois da gestação.

A melhor forma de garantir uma gravidez saudável durante o pós-operatório da rinoplastia é acatando a todas as orientações do obstetra que irá acompanhar a gestação e do cirurgião responsável pelo procedimento.

ODr. Marcelo Wulkan(médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), autor de livro sobre cirurgia nasal), ainda lembra que o resultado final da cirurgia vai ser mais demorado com a gestação pois ocorrerá inchaço no corpo, face e nariz.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados