Remédios após a rinoplastia

As possíveis complicações no pós-operatório da plástica de nariz podem ser minimizadas ou mesmo evitas se o paciente seguir todas as recomendações do médico, que têm por objetivo proporcionar uma recuperação saudável e tranquila.

Dentre as principais recomendações se encontram: dormir com a cabeceira do leito (usando travesseiro) ligeiramente elevada, aproximadamente 30 graus, não mover a cabeça de forma brusca para evitar sangramento, manter o curativo nasalseco , não se expor ao sol, vento ou frio até que hematomas e/ou edema desapareçam por completo e não utilizar óculos até orientação da equipe médica.

Há ainda, a recomendação de medicamentos que evitam dor, inchaços, inflamações e infecções:

Plástica de nariz e remédios no pós-operatório

Alguns antibióticos poderão ser prescritos pelo cirurgião como medida profilática, ou seja, evitar o surgimento de infecções nos tecidos recentemente operados. Também é comum a prescrição de medicamentos com ações antiinflamatória e analgésica para manter o paciente confortável durante o período crítico da recuperação.

A higienização da estrutura nasal também precisa ocorrer com a utilização de produtos específicos, conforme a orientação do cirurgião.

Outros detalhes do pós-operatório

A medicação prescrita deve ser tomada nos horários exatos indicados pelo médico e com a dosagem correta.

A alimentação após a rinoplastia deve ser feita respeitando as limitações provocadas pela cirurgia e de acordo com as recomendações médicas. No geral, indica-se manter uma dieta com pouco sal e equilibrada para fortalecer o sistema imunológico junto à ingestão de líquidos.

Vale frisar, por fim, que o resultado final só poderá ser visto a partir de um ano da operação; em casos de rino secundária, espera-se de 1 a 3 anos. É importante que o paciente ignore quaisquer opiniões neste tempo de espera, caso sua cirurgia ainda não tenha alcançado as expectativas.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados