Procedimentos

Redução de Mamas

REDUÇÃO DE MAMA / MAMOPLASTIA REDUTORA

O desejo de diminuir a mama de volume excessivo não é apenas uma necessidade estética mas também funcional. O peso de mamas grandes pode resultar em dor nas costas e ombros devido à pressão exercida pelo sutiã e infecções de repetição no sulco mamário.
A cirurgia de redução mamária geralmente resolve esses problemas além de resultar no tamanho e forma desejáveis pela paciente. A redução de mama é um procedimento individualizado e você deve fazê-la para si mesma por motivos pessoais apenas mas não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem “ideal”, mesmo porque não existe um modelo único de “mama ideal”. Após a cirurgia, a mama se torna parte de um corpo esteticamente mais proporcional e natural, restabelecendo a melhora da auto-estima.

A experiência do Dr. Wulkan e sua equipe é fundamental nesta cirurgia pois a variedade anatômica das mamas é muito grande e existem muitas técnicas para atingir o mesmo fim: reduzir, levantar e tornar mais firmes as mamas femininas.

O QUE É A CIRURGIA ESTÉTICA DE REDUÇÃO MAMÁRIA?

A cirurgia reduz o tamanho excessivo da mama, retira o excesso de pele e eleva a aréola para local visualmente mais adequado.

A arte do procedimento consiste em não reduzir a mama além do necessário, cumprindo o ideal do equilíbrio entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax, combinando o máximo da estética e harmonia. Levamos em consideração na avaliação o peso, altura, tipo de pele,  presença de estrias, medidas de quadril, mamas e tórax.

A CONSULTA

O Dr. Wulkan está à sua disposição para avaliação com hora marcada em consultório. Na consulta, as mamas serão examinadas minuciosamente quanto ao tamanho, formato e qualidade da pele. Com isso, será discutido em conjunto com a paciente o local ideal para aréola. De maneira geral, a parte superior da aréola deve ficar no encontro de duas linhas imaginárias: uma linha que desce verticalmente da parte do meio da clavícula (osso que fica na frente e ao lado do pescoço) e uma linha horizontal originada na parte média dos braços (osso úmero).

Para ser submetida à cirurgia de redução de mamas é necessário que a paciente seja avaliada para excluir doenças malignas e benignas da mama. Consideramos pertinente uma abordagem conjunta com mastologista sempre que necessário de maneira a trazer mais tranqüilidade e segurança à paciente.

O Dr. Wulkan preocupa-se com o bem estar da paciente e enfatiza que a paciente só será submetida a procedimento cirúrgico estético se não tiver nenhuma contra-indicação oncológica. Grande parte da consulta médica será reservada para discutir possíveis riscos, intercorrências e complicações do procedimento nos mínimos detalhes. O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e cuidado pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas da cirurgia e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e avaliação de outros especialistas, se necessário.

O pós-operatório da redução de mamas será explicado em detalhes. No final da consulta, o paciente recebe informativos e/ou livro de autoria do Dr. Wulkan que contém informações detalhadas sobre todos os passos necessários de quem deseja fazer a mamoplastia redutora. Com as informações sobre sobre o procedimento, preparo da cirurgia, cuidados pré e pós-operatórios lidas com antecedência, pode-se ainda voltar em consulta ou tirar as dúvidas pelo telefone diretamente com o Dr. Wulkan. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós-operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.

O Dr. Wulkan encoraja os pacientes para que tragam suas dúvidas à consulta, a fim de que sejam esclarecidas com o máximo de acurácia possível. Como a consulta é rica em detalhes, pode-se trazer as dúvidas anotadas em papel de maneira a serem respondidas pontualmente como um “check list”. A dedicação que temos com o paciente é fundamental para trazer confiança e informação, ambas essenciais para se obter sucesso na cirurgia.

O PROCEDIMENTO

Atualmente, existem várias técnicas para resgatar a beleza da mama feminina. Todas as técnicas têm o mesmo objetivo: reduzir o volume mamário, elevar a aréola e restaurar a forma e tamanho da mama com cicatrizes de melhor qualidade possível. A técnica a ser adotada pelo seu cirurgião plástico vai depender basicamente de:

• volume e formato da mama.
• posição da aréola.
• elasticidade da pele.
• intensidade da queda da mama.
• aceitação dos tipos de cicatriz resultante da técnica adotada.

Os tipos de cicatriz devem ser discutidos amplamente durante a consulta médica. Basicamente, existem três possibilidades:

• cicatriz na aréola e verticalmente até o sulco mamário (dobra natural de pele que fica em baixo da mama).
• cicatriz na aréola, verticalmente até o sulco mamário e no sulco mamário (“T invertido”). A cicatriz horizontal no sulco pode variar de tamanho e depende do tipo de mama a ser operado e o quanto será reduzido.
• cicatriz na aréola, verticalmente até o sulco mamário e apenas poucos centímetros no sulco mamário (cicatriz reduzida). Se a cicatriz percorrer apenas para um lado do sulco mamário, terá a forma da letra “L”.

O Dr. Wulkan segue a tendência atual da cirurgia das mamas que preconiza a menor cicatriz possível e de boa qualidade. No entanto, apenas durante a consulta médica será possível prever o tamanho da futura cicatriz.

Durante a cirurgia, o excesso de tecido mamário é ressecado precisamente e o remanescente é remodelado artisticamente com pontos internos. Em seguida, o excesso de pele é retirado cuidadosamente e a aréola é reposicionada em local exato de maior harmonia possível. Se a paciente desejar, é possível reduzir o diâmetro da aréola no mesmo procedimento. Em alguns casos, pode-se associar lipoaspiração para melhorar a região da mama que está abaixo dos braços. Atualmente também tem-se optado, em casos seletivos, o uso de implante de silicone. Muitos pacientes estranham esta conduta pois pensam ser incoerente diminuir a mama e usar silicone. O Dr. Wulkan vai explicar em detalhes esta conduta durante a consulta pois tudo depende da textura do tecido mamário, densidade do componente gorduroso e elasticidade da pele. Mesmo assim, não é obrigatório o uso de implante de silicone e a decisão final sempre será pela concordância do paciente e do médico.

O Dr. Wulkan tem preferência por não utilizar pontos cirúrgicos exteros na maior parte dos casos. Utilizamos cola biológica com uma tela cirúrgica que oclui a incisão de maneira que não é necessário retirar pontos no pós operatório e também permite que a paciente tome banho no dia seguinte da cirurgia. Portanto, a recuperação tende a ser mais confortável e segura, lembrando também da necessidade de usar o sutien cirúrgico no pós operatório pelo tempo determinado pelo Dr. Wulkan.

Nada substitui a consulta médica com o Dr. Wulkan para saber qual melhor opção cirúrgica para o seu caso. Dessa maneira, você saberá todos os detalhes da cirurgia, orientações de medicamentos, instruções para o dia da cirurgia, informações sobre o tipo de anestesia, seguimento pós-operatório e eventuais complicações do procedimento.

Por fim, a cirurgia de redução mamária pode ainda melhorar o aspecto de mamilos invertidos ou grandes e aréola aumentadas.

SOU UMA CANDIDATA PARA A CIRURGIA DE REDUÇÃO MAMÁRIA?

De maneira geral, podemos dizer que as seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de redução das mamas:

  • Adultos de peso ideal e estável.
  • Adultos com leve sobrepeso.
  • Pacientes com mamas muito grande em comparação com o resto do corpo.
  • Repercussão psicológica devido ao excesso de mama e que dificulta atividades sociais (ex: exercícios físicos), além de já ter as mamas completamente desenvolvidas.
  • Dor nas costas, pescoço ou ombro devido ao peso das mamas.
  • Pacientes que desejam diminuir e/ou posicionar a aréola em região mais alta.
  • Pacientes que têm uma mama maior que a outra ou em alturas diferentes (assimétricas).
  • Pacientes que não estejam grávidas, amamentando ou com infecção em qualquer lugar do corpo.
  • Irritação ou infecção de repetição na pele abaixo da mama (sulco mamário).
  • Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.
  • Pacientes que não tenham doenças malignas de mama. Caso afirmativo, devem ser avaliadas em conjunto com mastologista para liberação de procedimento simultâneo de plástica e retirada do tumor.
  • Pacientes sem dificuldades para cicatrização.
  • Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento.
  • Pacientes comprometidos com uma maneira saudável de viver, incluindo alimentação e exercícios.
  • Pacientes que sigam à risca a orientação médica de cuidados após a redução de mamas e disponíveis para ir ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência, sabendo que sempre terá ao lado a presença e cuidados constantes do Dr. Wulkan.
O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados