Procedimentos

Reconstrução de Mamas

RECONSTRUÇÃO DE MAMA

 

Doenças de mama benignas ou malignas que resultam em sua ressecção total ou parcial repercutem fisicamente e emocionalmente na mulher.
A reconstrução mamária visa restaurar da melhor maneira possível a auto-estima e qualidade de vida através de uma combinação de técnicas cirúrgicas existentes.
A nova mama pode ter aparência e textura naturais, mas infelizmente nunca será exatamente igual à mama retirada.

O QUE É A CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO ESTÉTICA MAMÁRIA?

A cirurgia de reconstrução mamária envolve múltiplos procedimentos que visam restaurar ao máximo o formato e contorno da mama perdida. Cada procedimento será explicado em detalhes durante sua consulta com o Dr. Wulkan.

A CONSULTA

O Dr. Wulkan entende a fragilidade emocional das pacientes e suas expectativas grandes para com a devolução do seu bem mais precioso de feminilidade: a mama.
Grande parte da consulta é dedicada a paciente fornecendo todas as informações sobre a cirurgia. Dessa maneira, a mulher se sente mais confortável e confiante com a segurança do(s) procedimento(s) que poderão ser realizados. 
Na consulta, as mamas serão examinadas minuciosamente quanto ao tamanho, formato e qualidade da pele. Caso a paciente já tenha mastologista, será solicitado que o mesmo entre em contato com o Dr. Wulkan para poderem traçar o melhor tratamento conjunto possível. 
O Dr. Wulkan vai explicar em detalhes as opções de reconstrução. Serão discutidos riscos, intercorrências e complicações do procedimento nos mínimos detalhes. 
Cada técnica apresenta vantagens e desvantagens e a paciente terá a oportunidade de opinar em conjunto com o médico qual a melhor opção para o seu caso.
Importante lembrar que não é apenas uma escolha do local da cicatriz; trata-se de uma conjuntura de fatores que podem nortear a melhor e mais segura técnica para a paciente. Serão avaliados o aumento de volume desejado, estrutura do tórax, tipo de pele/glândula, largura/projeção/altura da mama e o mais importante: a preferência da paciente.
Nossa equipe especializada em mama tem especialistas de reputação ilibada e décadas de experiência na área. Com isso, nossos pacientes se sentem mais seguros para serem tratados nessa difícil fase de sua vida.
Se não houver contra-indicação, temos preferência por reconstrução imediata logo após a mastectomia (retirada da mama). Caso contrário, aguardaremos a recuperação da sua cirurgia oncológica e dos tratamentos coadjuvantes contra o câncer (ex: radioterapia, medicamentos,...) para iniciar a etapa estética. 
Nosso consultório conta com auxílio psicológico à paciente pois entendemos que o tratamento envolve grande desconforto e ansiedade. É importante que a mulher esteja preparada para passar por esta etapa difícil de sua vida. Estaremos ao seu lado durante todo o tratamento, sempre com muita atenção e carinho.
É importante a paciente pensar no tamanho de mama que gostaria de ter. Para auxiliá-la, utilizaremos moldes siliconados de tamanhos diferentes embaixo do sutien para que a paciente possa se olhar no espelho e escolher o tamanho que mais lhe agrade.
Tratando-se de cirurgia reconstrutiva, a paciente com seguro médico pode usufruir do mesmo para contar com grande parte do tratamento e honorários médicos.
O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas da cirurgia e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e, se necessário, avaliação de outros especialistas.
O pós-operatório será explicado em detalhes. É imprescindível que a paciente cumpra as orientações de cuidados após a cirurgia e retorne ao consultório sempre que solicitado.
O Dr. Wulkan encoraja que os pacientes tragam dúvidas na consulta que serão respondidas com o máximo de acurácia possível.

O PROCEDIMENTO

A reconstrução mamária vai refazer por completo a perda da mama. Os resultados são variados pois dependem da extensão da perda mamária e da técnica disponível para sua reconstrução.

Os procedimentos podem envolver uma ou mais etapas que podem ser:

• Retalhos da própria paciente com músculo, gordura e pele restaurando o volume perdido da mama retirada ou apenas cobrindo uma pequena parte perdida.
• Inclusão de expansor de pele abaixo do músculo (se preservado).
• Inclusão de implante de silicone abaixo do músculo (se preservado).
• Reconstrução do mamilo e aréola.

Os retalhos que envolvem músculo podem utilizar o músculo reto abdominal (músculo da parte central do abdome) e a pele/gordura que é irrigada por ele. Outra opção com ótimos resultados é o músculo grande dorsal (músculo das costas abaixo da escápula) com sua pele e gordura. Essas duas opções podem ser usadas em conjunto com expansor de pele ou implante de silicone.
É comum ser necessário realizar vários procedimentos para alcançar o refinamento e satisfação esperada. Nos casos de inclusão de expansor de pele, a paciente deve retornar semanalmente no consultório para ter sua mama expandida com solução salina estéril. Após alcançar um tamanho e formato adequado, o expansor pode permanecer na mama ou ser trocado por um implante de silicone. 
Quando apenas uma mama é acometida, a sua reconstrução pode ser associada com procedimentos na outra mama para ter mais harmonia e simetria, tais como: cirurgia de mama feminina para “levantar a mama caída”, redução de mama ou aumento do volume mamário (implante de mama).
A última etapa geralmente é a reconstrução do mamilo e aréola. O mamilo pode ser refeito com retalhos de pele da própria mama ou enxerto. A aréola pode ser refeita com enxerto de pele ou tatuagem.

SOU UMA CANDIDATA PARA A RECONSTRUÇÃO ESTÉTICA DE MAMAS?

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de reconstrução das mamas:

- É preciso saber que nos casos de tumor existe a possibilidade de recidiva local, mesmo com laudo da anatomia patológica referindo cura. Por isso, o paciente deve ser acompanhado por muitos anos pelo Dr. Wulkan para monitorar e controlar a doença.
- Pacientes não fumantes e sem dificuldade de cicatrização. 
- Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.
- Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento.
- Pacientes que tenham área doadora de qualidade e quantidade suficiente para reconstruir a mama.
- Pacientes dispostos a serem submetidos à múltiplos procedimentos.
- Pacientes que sigam à risca a orientação médica de cuidados após a cirurgia e disponíveis para ir ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência, sabendo que sempre terá ao lado a presença e cuidados constantes do Dr. Wulkan.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados