Procedimentos

Cirurgia de Mama Masculina

CIRURGIA DE MAMA MASCULINA / GINECOMASTIA

 

Ginecomastia é o aumento excessivo de tecido mamário ou gorduroso no homem.
Existem muitas causas para a ginecomastia. Na puberdade e adolescência, geralmente decorre de alteração hormonal, testicular, glândula pituitária e adrenal. Também pode ocorrer em situações de cirrose do fígado, desnutrição, trauma na mama, diversos tipos de tumores, alteração no rim, uso crônico de esteróides, entre outras causas. No entanto, a causa mais comum nos adultos é o sobrepeso assim como a perda excessiva de peso.
Devido ao grande número de possíveis causas para a ginecomastia, o Dr. Wulkan acredita que é de suma importância saber a causa exata da ginecomastia antes de operar o paciente. Algumas vezes, será necessário o auxílio de outros especialistas na área de endocrinologia, clínica médica e mastologia para que o procedimento possa ser realizado com segurança máxima ao paciente.

 

O Dr. Wulkan utiliza as abordagens cirúrgicas que aprendeu em Harvard, University of Pittsburgh e University of New York pois acredita que não existe apenas uma técnica operatória para todos os tipos de ginecomastia. Desta forma, individualizando o tratamento consegue-se resultados refinados e com menor chance de recorrência.

Quando o paciente estiver liberado para a cirurgia e com boas condições clínicas e sem contra-indicações médicas para fazer a cirurgia plástica, as seguintes opções cirúrgicas serão cogitadas:

Lipoescultura local: em casos onde a mama é decorrente apenas de acúmulo gorduroso. Ideal para ginecomastia gordurosa discreta.
Lipoescultura local e cicatriz na parte inferior da aréola: realizada em pacientes com moderado volume de gordura e tecido mamário (sem excesso de pele).
Lipoescultura local, cicatriz no sulco mamário e aréola: em situações onde existe mama de grande volume com excesso de pele, comumente observada em pacientes pós grande perda de peso. Se necessário, o tamanho da aréola pode ser diminuído. A disposição e tamanho da cicatriz podem variar de acordo com a quantidade de pele a ser retirada. De maneira geral, a cicatriz fica de qualidade aceitável visto o benefício do novo contorno do tórax masculino.

Detalhes técnicos de cada opção cirúrgica serão explicados durante a consulta médica, assim como eventuais intercorrências e complicações.

O pós-operatório da ginecomastia será explicado em detalhes. No final da consulta, o paciente recebe informativos e/ou livro de autoria do Dr. Wulkan que contém informações detalhadas sobre todos os passos necessários de quem deseja fazer a cirurgia de mamas masculinas (ginecomastia). Com as informações sobre sobre o procedimento, preparo da cirurgia, cuidados pré e pós-operatórios lidas com antecedência, pode-se ainda voltar em consulta ou tirar as dúvidas pelo telefone diretamente com o Dr. Wulkan. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós-operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.

O Dr. Wulkan encoraja os pacientes para que tragam suas dúvidas sobre ginecomastia à consulta, a fim de que sejam esclarecidas com o máximo de acurácia possível. Como a consulta é rica em detalhes, pode-se trazer as dúvidas anotadas em papel de maneira a serem respondidas pontualmente como um “check list”. A dedicação que temos com o paciente é fundamental para trazer confiança e informação, ambas essenciais para se obter sucesso na cirurgia.

Esta esta cirurgia traz grande benefício ao homem pois um tórax masculino mais reto e firme resgata sobremaneira a auto-estima. Com o tratamento apropriado, o homem se sente mais confiante e livre do estigma de ter “mamas”.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados