Procedimentos

Lipoescultura e Lipoenxertia

LIPOESCULTURA / LIPOASPIRAÇÃO / LIPOENXERTIA ESTRUTURADA / ENXERTO DE GORDURA EM FACE, MAMAS, NÁDEGAS, DEPRESSÕES DE CICATRIZES, MÃOS E CELULITE

 

A silhueta do corpo humano tem uma beleza rara e marcante. A unicidade de cada indivíduo encontra a sua contemplação máxima quando o equilíbrio de suas proporções cumpre seu ideal.

Embora um corpo considerado saudável tenha um tônus e proporções adequadas, a beleza pode ficar aquém do desejo devido à predisposição pessoal ou hereditária de acumular gordura localizada. Mesmo pessoas jovens e que se exercitam regularmente podem se incomodar com esta situação e nestes casos só a lipoaspiração pode afinar e dar o toque final na silhueta almejada.

As mulheres tem acúmulo localizado geralmente nas nádegas e culotes devido à ação hormonal do estrógeno. O organismo feminino faz isso para tornar a silhueta cheia de curvas e manter um armazenamento de gordura a ser usado como energia extra numa possível gravidez e amamentação.

A ação hormonal nos homens é diferente pois o acúmulo biológico ocorre mais na área abdominal e cintura.

Com o envelhecimento e em algumas doenças, a desproporção não apenas se deve apenas pelo excesso mas também pela escassez de volume. É como se houvesse uma migração da gordura de um lugar para outro. Nestas situações, a lipoescultura se encontra indicada para restaurar a jovialidade aumentando o volume onde é necessário e retocando o seu excesso.

A lipoaspiração e a lipoescultura refazem a silhueta do corpo da mulher tornando-a com mais curvas e mais feminina; no homem, restaura a masculinidade com um contorno corporal mais proporcional e sem excessos.

Nos últimos anos, a cirurgia plástica ganhou um grande aliado na técnica de contorno corporal: a lipoenxertia estruturada.

O Dr. Wulkan utiliza a técnica aprendida na University of New York onde a abordagem ganhou refinamento e aprovação mundial. No Plastic Surgery Research Laboratory-Adipose Stem Cell Center da University of Pittsburgh aprendeu e escreveu artigo científico sobre a utilização de células tronco, em especial células de gordura. Dessa maneira, sente-se apto a aplicar na prática do dia a dia o conhecimento adquirido no laboratório. Um exemplo disso é a abordagem moderna da lipoescultura facial.

 

O QUE É A CIRURGIA DE LIPOASPIRAÇÃO, LIPOESCULTURA E LIPOENXERTIA ESTRUTURADA ( ENXERTO DE GORDURA)?

 

Lipoaspiração é a remoção cirúrgica do excesso de gordura localizada. Utilizam-se cânulas específicas para o procedimento de diferentes tamanhos e diâmetros. O importante é notar que se retira apenas poucas quantidades de gordura pois o procedimento deve focar tratamentos localizados e nunca deve ser interpretado como uma maneira de se emagrecer. O Dr. Wulkan utiliza cânulas importadas, delicados e com superfície curva para maximizar a eficiência e segurança do procedimento. Consideramos importante que o cuidado com a retirada do excesso de gordura esteja apoiado em quatro vertentes: preparo pré-operatório, equipamentos cirúrgicos e anestésicos, cirurgia realizada em hospital (ou clínica aprovada pela ANVISA) e cuidados pós-operatórios.

Para que as cirurgias de lipoaspiração, lipoescultura e lipoenxertia estruturada sejam seguras, existe um consenso de que o total de gordura a ser lipoaspirado não pode ultrapassar 7% do peso do paciente. Outro fato a ser obedecido pelo médico é que a soma das regiões a ser operadas não pode representar mais do que 40% da área corporal. Portanto, não é aconselhável fazer lipoaspiração em várias áreas do corpo no mesmo tempo cirúrgico.

Lipoescultura é a remoção cirúrgica do excesso de gordura localizada e a sua redistribuição parcial nas áreas onde há escassez da mesma. Quando retirado, o tecido adiposo tem que ser tratado adequadamente para ser reaplicado no paciente. É considerada como uma “escultura” pois o objetivo é recriar a silhueta mais harmônica e esteticamente proporcional possível, sempre atentando para a naturalidade dos resultados.

A lipoenxertia estruturada e o uso de enxerto de gordura contém, conforme mostrado em muitos estudos, células-tronco. As células-tronco são aquelas que dão origem à mais de 200 tipos de tecidos que compões o corpo humano. Elas variam na sua capacidade de se transformar em outros tipos de células conforme o local onde são adquiridas. No caso da lipoescultura estruturada, utiliza-se a gordura (as CTM) como fonte de obtenção dessas células. As ADSCs-Adipose Derived Stem Cells apresentam um rendimento por grama de pelo menos 5.000 Unidades Formadoras de Colônias (UFC).

No entanto, é preciso entender que as células de gordura (adipócitos) obtidas na lipoaspiração não dão origem a nada. São as células-tronco que existem no estroma de sustentação dessas células gordurosas que são potencialmente geradoras de outras células. Portanto, na lipoenxertia estruturada, leva-se volume (células gordurosas) e estroma (células-tronco). O grande desafio é manter o maior numero possível desse estroma para aumentar a quantidade de células-tronco.

Outro fato que é amplamente discutido é a “pega” dessas células na área em que são depositadas durante a cirurgia. Parte da gordura aplicada pode ser parcialmente reabsorvida com o tempo. Caso isso ocorra, é possível reaplicar mais gordura caso se julgue necessário. De qualquer maneira, a medicina está evoluindo rapidamente neste setor e, até a data de publicação neste site, faz parte do arsenal terapêutico do cirurgião plástico moderno.

 

DETALHES E NOVIDADES DA LIPOENXERTIA ESTRUTURADA E ENXERTO DE GORDURA

 

A técnica de lipoenxertia estruturada com o uso de enxerto de gordura é uma das mais recentes re-descobertas da cirurgia plástica. O seu uso já era conhecido desde o século passado mas apenas recentemente as indicações e estudos foram favoráveis de maneira consistente para o uso em diversas situações.

De maneira geral, a lipoenxertia estruturada é usada como um preenchedor que atenua sinais e aumenta o volume em locais específicos. O que já é feito por muitos anos pelos dermatologistas e plásticos através de aplicações de ácido hialurônico agora também pode ser feito por meio da gordura do próprio indivíduo. No entanto, a gordura utilizada no processo é do próprio paciente e, portanto, é biocompatível. A chance de rejeição é praticamente nula o que torna o procedimento bastante seguro. O Dr. Wulkan tem utilizado com muita frequencia a técnica de lipoenxertia estruturada que aprendeu diretamente com seus criadores na New York University.

A lipoenxertia estruturada pode ser feita sob apenas com anestesia local ou com sedação de maneira que a paciente pode receber alta no mesmo dia e retornar às atividades profissionais em poucos dias ou até mesmo no dia seguinte (dependendo do caso). A técnica se inicia com a retirada da gordura de alguma área doadora; pode ser qualquer lugar que incomoda o paciente tal como culotes, abdome, flanco, joelho,... A seguir, o enxerto de gordura é “tratado” por meio de decantação, centrifugação e/ou lavagem para se obter apenas a parte mais concentrada de células gordurosas. O produto aspirado fica dividido em 3 ou 4 partes e o Dr. Wulkan utiliza apenas uma dessas partes para a lipoenxertia estruturada. Este processo de seleção da gordura a ser reaplicada no paciente é extremamente importante para maximizar os resultados e durabilidade.

Os grandes trunfos da lipoenxertia estruturada em relação ao uso de preenchimentos de ácido hialurônico ou outros tipos são:

-benefício financeiro: muitas vezes precisa-se de muitas ampolas de ácido hialurônico para realizar um preenchimento eficaz e que vai durar por aproximadamente 1 ano. Na lipoenxertia estruturada com enxerto de gordura, pode-se usar um volume maior que depende apenas da quantidade de gordura presente na área doadora. Ou seja, temos mais volume e com maior tempo de permanência. Dependendo da quantidade necessária a ser aplicada, a lipoenxertia estruturada tem o custo menor que o uso de preenchedores sintéticos. Este não deve ser o motivo mais importante na escolha do método mas não deve ser menosprezado.

-benefício estético: o enxerto de gordura usado na lipoenxertia estruturada melhora também a qualidade da pele onde é aplicado. Diversos estudos médicos com microscopia comprovam isso e comprovam que a eficiência não é prejudicada por idade, alteração ponderal ou tabagismo (ex: publicação da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, volume 28:1).

-benefício de contorno corporal: dependendo da quantidade de enxerto de gordura que é lipoaspirada, a área doadora pode resultar num contorno corporal mais suave e agradável.

As principais indicações da lipoenxertia estruturada são:

- aumento TRIDIMENSIONAL  volumétrico da face, olhos, mandíbula, queixo, lábios, área frontal e temporal, nádegas, mamas (ainda em estudo). É amplamente usada como complemento de cirurgia de face e lifting facial (para benefícios de volume) e implante de mama (especialmente usado em pacientes magras para que a parte superior do implante fique pouco aparente e sem o estigma de “mama operada”).

- preencher rugas.

-melhorar depressões de cicatrizes.

- rejuvenecimento das mãos.

-aumento das nádegas (glúteos).

-auxílio em reconstrução mamária.

-o uso de lipoenxertia estruturada no nariz ainda está em estudo e não tem consenso final.

-uso em pele danificada por queimaduras, algumas doenças dermatológicas e radioterapia.

-auxilio no tratamento da celulite e depressões de pele.

 

A CONSULTA

 

Um exame físico e funcional da área a ser operada será realizado com a conivência do candidato à cirurgia. A motivação e expectativa do paciente serão discutidas para esclarecer ao máximo se as mesmas podem ser alcançadas com a cirurgia. O cirurgião plástico deve quais as possíveis opções mais adequadas da futura silhueta do corpo, sempre com muita cautela e sem exageros. Seu médico vai observar o excedente de gordura que pode ser retirado e se há indicação de aumentar o volume em alguma outra região para ter maior proporcionalidade (ex: nádegas).

Dependendo da elasticidade da pele e idade, o médico vai avaliar se apenas a lipoaspiração será suficiente para proporcionar o resultado desejado ou se algum procedimento conjunto deverá ser feito. Isto se deve ao fato de que a pele deve ter a capacidade de se contrair após ter o excesso de gordura subjacente aspirado; caso contrário, ocorrerá um aspecto enrugado e marmóreo. Para saber mais detalhes sobre cirurgias associadas, leia nos itens de plástica de braços, plástica de coxas, plástica de abdome, cirurgia de face, cirurgia de mama masculina , implante de mama.

É importante salientar que a lipoaspiração e lipoescultura não são tratamentos de obesidade e tampouco substituto de dietas ou exercícios para se perder peso. Também não é um tratamento para celulite ou regiões com depressões. A finalidade é melhorar o contorno corporal e não a perda de peso; a lipoaspiração deve ser encarada apenas como um coadjuvante para minimizar o excesso de gordura localizada.

Em pacientes comprometidos com um estilo de vida saudável, exercícios regulares e deita balanceada, a durabilidade da lipoescultura nos resultados se torna muito maior. No entanto, um aumento de peso após a lipoaspiração pode alterar o resultado obtido.

Na consulta, serão discutidas opções de anestesia, riscos, local da cirurgia, intercorrências e complicações do procedimento nos mínimos detalhes.

O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas da cirurgia e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e avaliação de outros especialistas, se necessário.

Não realize sua cirurgia no impulso imediatista de alguns cirurgiões que nem sequer pedem exames, mesmo que seja uma “lipinho pequena”. Além de exames de sangue e coração, o médico prudente costuma pedir exame de ultra-som que pode evidenciar a presença de hérnias no abdome. Este é um cuidado do Dr. Wulkan que mostra a preocupação real com o paciente.

O pós-operatório da lipoenxertia estruturada e lipoescultura serão explicados em detalhes. No final da consulta, o paciente recebe informativos e/ou livro de autoria do Dr. Wulkan que contém informações detalhadas sobre todos os passos necessários de quem deseja fazer a lipoaspiração. Com as informações sobre sobre o procedimento, preparo da cirurgia, cuidados pré e pós-operatórios lidas com antecedência, pode-se ainda voltar em consulta ou tirar as dúvidas pelo telefone diretamente com o Dr. Wulkan. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós-operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.

O Dr. Wulkan encoraja os pacientes para que tragam suas dúvidas à consulta, a fim de que sejam esclarecidas com o máximo de acurácia possível. Como a consulta é rica em detalhes, pode-se trazer as dúvidas anotadas em papel de maneira a serem respondidas pontualmente como um “check list”. A dedicação que temos com o paciente é fundamental para trazer confiança e informação, ambas essenciais para se obter sucesso na cirurgia.

 

O PROCEDIMENTO

 

Após a consulta constatar que a lipoaspiração e lipoescultura são capazes de ajudar nos anseios do paciente sem a necessidade de procedimentos complementares, a técnica se propõe a reduzir e/ou redistribuir gordura nas seguintes regiões: abdome, coxa, braços, parte interna do joelho, nádegas, flancos, parte lateral das mamas, púbis, maça do rosto, queixo, pescoço, costas.

Existem muitas variantes da lipoaspiração clássica: mini-lipo, hidro-lipo, lipoaspiração de Beverly Hills, vibro-lipo, lipoaspiração com laser, lipoaspiração com ultra-som, lipoaspiração seca, lipoaspiração tumescente, etc. Todas visam o mesmo ideal: retirar o excesso de gordura. Não existe consenso sobre qual a melhor técnica.

A lipoescultra e lipoenxertia estruturada tem como limitação o volume de gordura que pode ser retirado pelo paciente e pelo tempo do ato cirúrgico (7% do peso corpóreo). Cada indivíduo tem seu próprio limite a ser respeitado e isso deve ser regra fundamental seguida pelo Dr. Wulkan para dar mais segurança ao procedimento. Tratando-se de cirurgia puramente estética, o bom senso é primordial assim como a compreensão pelo paciente da limitação do procedimento.

O tratamento se inicia com a marcação de caneta cirúrgica nas áreas que vão ser “esculpidas” e pequenas incisões de aproximadamente 2-3 mm são feitas em locais estratégicos que as torna pouco visíveis e com boa qualidade. A seguir, cânulas de pequeno calibre são inseridas nos orifícios para infiltrar uma solução que facilita a remoção da gordura e minimiza sangramento. Apenas o excesso de gordura localizada é retirada e, se necessário, redistribuído nas regiões onde se espera ter um volume maior (lipoenxertia estruturada). Em casos com volume moderado a ser aspirado, o médico começa a aspirar a gordura com cânulas de calibre médio; o retoque final é feito com cânulas de calibre bem menor (2-3 mm). O procedimento é feito bem devagar para comparar constantemente a simetria e silhueta obtida.

No final, um contorno corporal mais harmônico é obtido, sempre prezando pela naturalidade dos resultados e segurança do paciente.

 

SOU UM(A) CANDIDATO(A) PARA A CIRURGIA DE LIPOASPIRAÇÃO, LIPOESCULTURA E LIPOENXERTIA ESTRUTURADA?

 

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de lipoaspiração e lipoenxertia estruturada:

  • Pacientes com peso ideal ou até 20-30% acima do peso ideal.
  • Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.
  • Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento. É preciso saber que pode ser necessário novo procedimento para se retirar o excesso de pele pendente.
  • Pacientes que sigam à risca a orientação médica pós-operatória e venham ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência.

 

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados