Procedimentos

Ritidoplastia / Rejuvenecimento Facial e Pescoço

RITIDOPLASTIA / PLÁSTICA DE FACE / CIRURGIA DE REJUVENECIMENTO FACIAL E DO PESCOÇO

 

A face é uma das estruturas mais complexas da anatomia humana. Abaixo da pele, temos uma rede de músculos de diversos tamanhos e formas que trabalham em incrível harmonia. Dessa maneira, temos as várias expressões da face que, inexoravelmente, se acentuam com o decorrer dos anos. A pele se torna menos firme e elástica; rugas e excesso de pele se tornam evidentes.

 

A idade avançada, gravidade, exposição solar, stress, alcoolismo, tabagismo crônico e algumas doenças de pele são os principais responsáveis pelo envelhecimento da face. No entanto, muitas vezes pode ocorrer uma disparidade entre idade biológica e a idade cronológica; é quando uma pessoa ainda tem plena energia e vida mas seu rosto revela-se cansado, com bolsas abaixo dos olhos exageradamente visíveis, queda das bochechas e pele pendente na linha da mandíbula e pescoço.

A abordagem cirúrgica do Dr. Wulkan e sua equipe dermatológica visa restaurar a jovialidade perdida da face, trazendo correspondência adequada da idade biológica e sua aparência, sempre de maneira natural e segura.

 

O QUE É A CIRURGIA DA FACE (RITIDOPLASTIA OU “FACELIFT”)

 

 

A pele pendente da face pode acentuar as linhas naturais da mímica facial, tais como na região abaixo dos olhos e na depressão que existe entre o nariz e a parte lateral do lábio superior. Como ocorre também uma alteração de tônus muscular e da gordura facial, o contorno na linha da mandíbula perde sua beleza e o pescoço fica exageradamente flácido e enrugado.

 

A cirurgia de ritidoplastia ou rejuvenescimento facial é a opção cirúrgica para melhorar esses e outros sinais indesejados da face e pescoço.

 

A CONSULTA

 

 

O Dr. Wulkan está à sua disposição para avaliação com hora marcada em consultório.

 

Na consulta, as causas do envelhecimento da pele serão explicadas e se a ritidoplastia é a única opção para atenuar os sinais indesejados. Em alguns pacientes jovens, procedimentos pouco invasivos podem ser suficientes para se obter bons resultados (procedimentos faciais estéticos). Em outras situações, mesmo em pacientes jovens deve-se optar pela ritidoplastia para alcançar seus anseios. Isto se deve ao fato de que existem quatro tipos básicos de envelhecimento facial; durante a consulta, isso será explicado em detalhe e o paciente vai poder compreender a abordagem cirúrgica do Dr. Wulkan.

Para pacientes com idade avançada, muitas vezes é necessária a avaliação de outras especialidades médicas para tornar o procedimento o mais seguro possível. Tratando-se de cirurgia puramente estética, não se deve ter pressa para operar; o facelift será realizado quando todas as condições clínicas pré-cirúrgicas forem alcançadas para maior segurança e bem estar do paciente.

É importante entender que o facelift moderno não visa modificar a aparência do paciente, assim como não evita o processo natural do envelhecimento. A ritidoplastia não pode trazer um resultado de pele esticada e sem expressão; o objetivo é termos um resultado harmônico, natural e sem o aspecto de que se foi operado. A ritidoplastia ideal tenta trazer de volta a versão mais jovem do indivíduo e com cicatrizes pouco perceptíveis. A durabilidade dos resultados depende da raça, idade, doenças, tempo de exposição solar durante a vida, genética e estilo de vida. Outrossim, proteção solar diária e suporte dermato-cosmetológico ajudam a manter o bom resultado por mais tempo.

Serão discutidos opções de anestesia e seus riscos. Possíveis complicações e intercorrências serão abordadas em detalhes.

O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas do facelift e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e avaliação de outros especialistas, se necessário.

O pós-operatório será explicado em detalhes. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós-operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.

O Dr. Wulkan encoraja os pacientes para que tragam suas dúvidas sobre ritidoplastia na consulta, a fim de que sejam esclarecidas com o máximo de acurácia possível. A consulta termina quando todas as elucidações sobre a ritidoplastia forem solucionadas e com a entrega de livro e/ou apostilas de autoria do Dr. Wulkan com mais informações sobre o rejuvenescimento facial.

 

O PROCEDIMENTO

 

 

Devido à diversidade de tipos ósseos, musculares e de pele, a cirurgia de lifting facial é altamente individualizada. Existem dezenas de técnicas disponíveis e somente durante a consulta médica será possível prever o tipo de cirurgia e a extensão da cicatriz resultante.

 

Em algumas situações, uma cirurgia de menor porte pode ser suficiente para restaurar a jovialidade de locais específicos da face, como por exemplo, a plástica de pálpebras e supercílios.

De maneira geral, o Dr. Wulkan tem preferência por uma técnica de ritidoplastia que remodela a face e pescoço como uma unidade única. Trata-se da abordagem utilizada por cirurgiões plásticos americanos especialistas em cirurgia de face com os quais o Dr. Wulkan aprendeu diretamente. Desta forma, a melhora estética é global e natural, pois não resta região “envelhecida” entre área “rejuvenescida”.

minilifting é usado para sinais leves de envelhecimento e a cicatriz resultante é apenas na região imediatamente à frente da orelha e, eventualmente, se prolonga por 1-2 cm atrás da orelha. Temos preferência pela cicatriz bem pequena e escondida num sulco natural da pele, maximizando sua camuflagem e aparência.

O lifting facial completo envolve a menor cicatriz possível na frente e atrás da orelha e, se necessário, um pequeno prolongamento para a região dos cabelos. Após fazer a incisão, a pele é separada cuidadosamente dos músculos e compartimentos de gordura da face. O sistema músculo aponeurótico superficial (SMAS) é uma estrutura de grande importância na cirurgia e é artisticamente reposicionada e suturada trazendo de volta o tônus muscular da face. Dessa maneira, o excesso de pele é ressecado com mais segurança pois não existe tensão durante a sua retirada. O Dr. Wulkan considera este momento fundamental para se ter o bom resultado; afinal, a beleza do rosto jovem está na definição de suas estruturas e não na aparência “esticada”. Em seguida, a camada de gordura pode ter o seu excesso ressecado, esculpido ou reposicionado para dar mais volume à região das maças do rosto. A pele restante é tracionada para cima e para trás e é finalmente suturada com cuidado extremo para resultar em cicatrizes pouco aparentes. Em algumas situações o pescoço ainda pode ser lipoaspirado e/ou é realizada uma segunda incisão escondida no sulco abaixo do queixo para poder aproximar o músculo do pescoço que está alargado e com aparência de “cordas de violino”.

Sempre que necessário, associa-se procedimentos de lipoescultura e lipoenxertia facial tridimensional, nos quais se retira gordura da própria paciente para preencher áreas com falta de volume e/ou sulcos naturais pronunciados. Essa lipoenxertia estruturada tem grande importância estética na maioria dos casos de ritidoplastia, especialmente restaurando a região das maças do rosto e depressões na frente da orelha e mandíbula. Utilizamos instrumentos importados com grande precisão para equalizar ao máximo as diferenças da face em cada paciente. També realizamos estudo prévio individualizado sobre a técnica a ser usada e possível quantidade de enxerto de gordura a ser usado durante o rejuvenescimento facial com o lifting.

Devido à reabsorção óssea natural que ocorre com o avançar da idade, pode-se utilizar um implante para ser colocado no queixo de maneira que a harmonia facial pode se beneficiar ainda mais com a cirurgia de face. Outra opção é utilizar o próprio osso da mandíbula e “avançar” sobre a região deficiente. Trata-se da cirurgia estética do queixo e mandíbula que vem se tornando cada vez mais comum para pacientes com o perfil sem equilíbrio.

A cirurgia de face traz um novo contorno de face com um pescoço mais liso. Como as cicatrizes são escondidas em linhas de expressão naturais ou locais onde se esperam ver sombras, elas se tornam finas e pouco perceptíveis. Às vezes, a queixa do paciente pode ser apenas a parte do pescoço. Nesse caso, o lifting facial pode ser menor focando apenas em tratar o pescoço; geralmente, as cicatrizes nesses casos são bem menores.

Se necessário, procedimentos faciais estéticos podem ser utilizados após a recuperação da paciente para destacar ainda mais o ganho da beleza. O Restylane® (ou similares) e gordura da própria paciente podem preencher depressões e aumentar o volume da face. A aplicação de Botox® pode ajudar a prolongar resultados relaxando os músculos e diminuindo as rugas restantes. Dermoabrasão, peelings, ácidos e laser também são usados quando indicados. Nossa equipe de dermatologistas está em sintonia com as técnicas usadas pelo Dr. Wulkan de maneira a usar o mais adequado para nossos pacientes de maneira individualizada.

Quando a face se recupera do inchaço e cicatrização, um rosto mais jovial se torna evidente, melhorando o bem estar e confiança do paciente.

 

SOU UM CANDIDATO PARA A CIRURGIA DE FACE, RTIDOPLASTIA OU MINI-LIFTING DE FACE?

 

 

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de face ou lifting facial:

 

- Pacientes com pele pendente na face/pescoço que tenham alguma elasticidade na pele e cuja estrutura óssea facial seja bem definida.

- A idade ideal para se realizar o lifting facial é entre 40 e 60 anos, mas a cirurgia pode ser realizada também em pacientes de até 80 anos que não tenham graves problemas de saúde. Tudo depende do exame clínico e aprovação do médico clínico geral/cardiologista, se necessário, para se realizar o lifting de face.

- Pacientes não fumantes.

- Pacientes que não tenham infecção ou doença dermatológica ativa na face e pescoço.


- Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.


- Pacientes sem dificuldades para cicatrização.


- Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento. A cirurgia propõe dar um aspecto mais jovial ao indivíduo e não uma mudança radical e permanente da sua aparência.


- Pacientes que sigam à risca a orientação médica pós operatória e disponíveis para ir ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência, sabendo que sempre terá ao lado a presença e cuidados constantes do Dr. Wulkan.

 

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados