Procedimentos

Braços

PLÁSTICA DE BRAÇOS / BRAQUIOPLASTIA / LIFTING DOS BRAÇOS

 

 

A exposição parcial do corpo para quem vive num país tropical é natural e o braço é comumente visível conforme as vestimentas e clima da estação. A prática de esportes ao ar livre que necessitam grande movimentação dos braçostambém determinam a preferência por roupas mais leves que evidenciam os braços e outros componentes do contorno corporal. Por estes e outros motivos, os braços estão se tornando alvo de preocupação estética natural de muitas pessoas. O avançar da idade, flutuações do peso e causas hereditárias podem modificar a aparência corporal. Isso também ocorre nos braços resultando em queda, excesso de pele/gordura e flacidez.

A prática de exercícios regulares e direcionados aos músculos desta região melhora bastante o aspecto estético dos braços, porém, se a flacidez local já estiver em grau avançado, a plástica dos braços é a única alternativa para melhorar a aparência estética deste local. A plástica dos braços atua somente na pele e excesso de gordura presente entre o cotovelo e axila e, em alguns casos, até o nível do antebraço;  portanto, é importante notar que não muda a tonicidade e flacides dos músculos dos braços. Tampouco atua para “emagrecer” braços cujos componentes de grande volume decorrem principalmente ao tamanho dos músculos e constituição óssea.

A cirurgia plástica debraços atual permite o retorno do contorno suave e homogêneo dos braços, melhorando a aparência e auto-estima da paciente que está descontente com a aparência dos braços.

 

O QUE É A CIRURGIA PLÁSTICA DOS BRAÇOS?

 

 

A plástica dos braços (braquioplastia / lifting braquial) é um procedimento cirúrgico que visa trazer de volta a forma e beleza do contorno dos braços. Dessa maneira, a cirurgia melhora o excesso de pele e gordura que se tornam mais evidentes quando os braços estão estendidos e longe do corpo.

 

A lipoescultura pode ser uma boa opção para pacientes que tem bom tônus muscular e elasticidade. Desse modo, apenas o excesso de gordura localizada é retirada de maneira precisa. Mas para ser um bom candidato à lipoescultura dos braços, o paciente precisa ter boa elasticidade de pele de maneira que a mesma consiga se “retrair” em direção aos músculos do braço. Para entender melhor, é preciso entender a filosofia de “conteúdo x continente”. Esta linha de raciocínio revela que todo o volume preenchido tem que ter um conteúdo interno. No caso dos braços, o “conteúdo” contém basicamente ossos, vasos, nervos, músculos e gordura; o “continente” seria a pele que segura tudo isso. Dos componentes que formam o “conteúdo”, apenas o tecido adiposo (gordura) pode ser retirado sem malefício ao organismo. Feito isso, vai “sobrar” mais espaço abaixo da pele. A lipoescultura entra em ação efetiva quando o paciente tem boa elasticidade de pele de maneira que a mesma consiga se remodelar sobre o novo contorno do braço operado.

Esta é uma cirurgia que também é realizada em homens e mulheres que desejam recuperar o contorno corporal pós obesidade. Os pacientes ex-obesos em particular apresenteam excesso de pele que ficou extremamente “esticada” e sob tensão durante o período de sobrepeso e, após o retorno ao peso adequado, a pele perde a capacidade de se contrair. Apenas a cirurgia plástica no local é capaz de restaurar a beleza dos braços retirando o excesso de pele.
Outros pacientes que se adéquam à cirurgia são aqueles que sofrem das mudanças naturais do envelhecimento, hereditariedade ou a combinação dessas condições.
É importante destacar que a cirurgia dos braços não modifica músculos enfraquecidos. Dessa maneira, o paciente deve se submeter a uma consulta individualizada com o médico para saber se a cirurgia vai atender às suas necessidades e expectativas.

 

A CONSULTA

 

 

O Dr. Wulkan estará à sua disposição para avaliação com hora marcada em consultório. Um exame físico e funcional da área a ser operada será realizado com a conivência do candidato à cirurgia. A motivação e expectativa do paciente serão discutidas para esclarecer ao máximo se as mesmas podem ser alcançadas com a cirurgia. Juntos, você e seu cirurgião vão decidir quais são as possíveis opções para se obter o resultado esperado. No exame físico você terá oportunidade de observar o excedente de gordura e pele que pode ser retirada.

 

Em pacientes comprometidos com um estilo de vida saudável, exercícios regulares e deita balanceada, a durabilidade dos resultados se torna quase definitiva.
Serão discutidas opções de anestesia, riscos, local da cirurgia, intercorrências e complicações do procedimento nos mínimos detalhes.

O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas da cirurgia e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e avaliação de outros especialistas, se necessário.

O pós-operatório da plástica dos braços será explicado em detalhes. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós- operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado. No final da consulta, o paciente recebe informativos e/ou livro de autoria do Dr. Wulkan que contém informações detalhadas sobre todos os passos necessários de quem deseja fazer a plástica dos braços. Com as informações sobre sobre o procedimento, preparo da cirurgia, cuidados pré e pós-operatórios lidas com antecedência, pode-se ainda voltar em consulta ou tirar as dúvidas pelo telefone diretamente com o Dr. Wulkan. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós-operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.

O Dr. Wulkan encoraja os pacientes para que tragam suas dúvidas à consulta, a fim de que sejam esclarecidas com o máximo de acurácia possível. Como a consulta é rica em detalhes, pode-se trazer as dúvidas anotadas em papel de maneira a serem respondidas pontualmente como um “check list”. A dedicação que temos com o paciente é fundamental para trazer confiança e informação, ambas essenciais para se obter sucesso na cirurgia.

 

O PROCEDIMENTO

 

 

O lifting braquial (plastica dos braços) é um procedimento bastante seguro que traz muita satisfação ao paciente.

 

Para quem tem braço largo com flacidez e ainda é jovem, a melhor opção pode ser a lipoescultura, já que a retração da pele na juventude é boa. No entanto, a lipoaspiração sozinha não é indicada em pessoas de mais idade, pois a retirada da gordura irá aumentar a flacidez da pele.

Em situações de flacidez moderada, a remoção da pele pode ser feita por meio de uma incisão somente na axila. Quando há um maior excesso de flacidez, a cicatriz repousa no lado interno do braço. O tipo de incisão e comprimento dependem da quantidade e localização do excesso de pele a ser removida. Se for necessário retirar gordura durante o lifting braquial, ela poderá ser tratada com ressecção direta ou através de técnicas modernas de lipoaspiração. O tecido ao redor do braço é então aproximado para restaurar o contorno jovial do braço. A cicatriz é aparente e sua qualidade depende de fatores como hereditariedade, raça, cuidados pós-operatórios, entre outros.

Em alguns casos, a melhor estratégia operatória é dividir a cirurgia em 2 etapas. Isso será decidido durante a consulta médica após exame físico completo. É importante observar que não se pode “forçar” seu médico para se fazer somente a lipoaspiração dos braços pois, dependendo do caso, o resultado decorrente pode ser pior do que quando não a região não foi operada. É natural que você e o Dr. Wulkan sempre desejem o melhor resultado com a menor cicatriz; confie na avaliação de seu médico e entenda a indicação do procedimento específico para o seu caso.

 

SOU UM CANDIDATO PARA A PLÁSTICA DOS BRAÇOS?

 

 

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de rejuvenescimento dos braços:

 

  • Adultos de peso ideal e estável.
  • Adultos com leve sobrepeso.
  • Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.
  • Pacientes sem linfedema nos braços ou outras doenças no local a ser operado.
  • Pacientes sem dificuldades para cicatrização. Mesmo assim, é preciso estar ciente que poderá ocorrer alargamento da cicatriz devido à movimentação dos braços nos afazeres diários.
  • Pacientes otimistas e realistas com a limitação do procedimento. Em alguns casos, o paciente deve estar ciente que a cicatriz pode ser extensa e de qualidade variável.
  • Pacientes comprometidos com uma maneira saudável de viver, incluindo alimentação e exercícios.
  • Pacientes que sigam à risca a orientação médica pós- operatória e que estejam preparados para eventual intercorrência.

 

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados