Procedimentos

Abdome

PLÁSTICA DE ABDOME / ABDOMINOPLASTIA / MINI-ABDOMINOPLASTIA / LIPOABDOMINOPLASTIA

O abdome bem torneado e plano é um anseio comum de muitos pacientes. Para algumas pessoas, mesmo realizando exercícios com freqüência e alimentação adequada, é muito difícil se beneficiar do esforço para ter a almejada silhueta. Mesmo pessoas com peso considerado normal podem ter sua silhueta abdominal inestética.

As causas mais comuns para que a pele e gordura da barriga se tornem pendentes e frouxas são: gravidez (única ou múltiplas), hereditariedade, grandes flutuações de peso (principalmente em período curto de tempo), cirurgia prévia e doenças na coluna que afetam a postura.

Para entender o que acontece com a “barriga”, vamos observar apenas a parte externa (fora da cavidade abdominal que contém os órgãos) como sendo constituída basicamente por três elementos: pele, tecido celular subcutâneo com a gordura subjacente e capa muscular. Alteração em um ou mais desses elementos causará uma deformidade abdominal diferente e, portanto, com um tratamento proposto personalizado pelo Dr. Wulkan.

A plástica de abdome visa refazer a silhueta do corpo da mulher tornando-a com mais curvas, afinando a cintura e mais feminina; no homem, restaura a masculinidade com um contorno corporal mais proporcional e sem excessos.

A cirurgia plástica do abdome não deve ser vista como uma opção para se perder peso. Tampouco deve ser uma opção cirúrgica para os obesos, embora seja possível realizar a cirurgia nos casos em que a dobra de pele cubra os genitais ou propicie infecção (bacteriana e/ou fúngica). Nesta situação, a indicação é mais funcional para melhorar a higiene do local e qualidade de vida para os obesos e o paciente deve estar ciente de que não ocorrerão mudanças estéticas drásticas na sua silhueta corporal.

Em algumas situações, o convênio médico do paciente pode arcar totalmente/parcialmente com os custos da plástica de abdome. A equipe do Dr. Wulkan está preparada para ajudar,  na medida do possível, com as autorizações nos quesitos de convênio médico, especialmente em casos após grande perda de peso, presença de hérnias, infecções recorrentes devido ao excesso de pele e diástase de músculo reto abdominal (situação que ocorre comumente após a gravidez pelo aumento do volume abdominal que “afrouxa” os músculos da parede anterior da barrriga).

O QUE É A PLÁSTICA DE ABDOME (ABDOMINOPLASTIA)

A abdominoplastia não é um substituto para perda de peso ou acelerar resultados de academia de ginástica. Teoricamente, os resultados da cirurgia são permanentes; no entanto, se o paciente sofrer grandes flutuações de peso corporal e/ou ficar grávida, certamente os benefícios da cirurgia serão perdidos. Dessa maneira, se a paciente planeja gravidez em curto período de tempo, é aconselhável adiar a plástica de abdome.
A plástica de abdome clássica (abdominoplastia) é o procedimento pelo qual o cirurgião resseca o excesso de pele e gordura por uma incisão baixa no abdome. Dependendo do caso, é realizado reforço nos músculos retos abdominais que eventualmente estejam frouxos e distantes de si. A miniabdominoplastia é uma variante com uma menor retirada de excesso de pele e com uma cicatriz resultante bem reduzida, quase do tamanho em que se observa em cesárea; nesta cirurgia pode-se complementar o contorno corporal com lipoescultura.

A lipoabdominoplastia é uma modificação da cirurgia de abdome clássica na qual se faz tudo que foi citado acima além de utilizar lipoaspiração para melhorar o contorno corporal e tornar o procedimento mais seguro. 

A CONSULTA

O Dr. Wulkan está à sua disposição para avaliação com hora marcada em consultório. Um exame físico e funcional da área a ser operada será realizado com a conivência do candidato à cirurgia. A motivação e expectativa do paciente devem ser discutidas para esclarecer ao máximo se as mesmas podem ser alcançadas com a cirurgia. Juntos, você e o Dr. Wulkan vão decidir quais são as possíveis opções mais adequadas para se alcançar a desejada futura silhueta do corpo. Na consulta, o Dr. Wulkan vai mostrar o excedente de gordura e pele que pode ser retirado e se há indicação de aumentar o volume em alguma outra região para ter maior proporcionalidade (ex: nádegas). Esta abordagem conjunta é chamada de lipoescultura e lipoenxertia estruturada.

Pacientes que almejam a plástica de abdome para corrigir deformidades adquiridas após grande perda de peso (ex: após cirurgia bariátrica) também se beneficiam do procedimento (contorno corporal pós obesidade e grande perda de peso). A finalidade é melhorar o contorno corporal e não a perda de peso; a cirurgia deve ser encarada apenas como um coadjuvante para minimizar o excesso de pele e gordura do abdome. Em pacientes comprometidos com um estilo de vida saudável, exercícios regulares e deita balanceada, os resultados se tornam muito duradouros.

Serão discutidas opções de anestesia, riscos, local da cirurgia, intercorrências e complicações do procedimento.

O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas da cirurgia e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e avaliação de outros especialistas, se necessário.

O pós-operatório da plástica de abdome será explicado em detalhes. No final da consulta, o paciente recebe informativos e/ou livro de autoria do Dr. Wulkan que contém informações detalhadas sobre todos os passos necessários de quem deseja fazer a plástica de abdome. Com as informações sobre sobre o procedimento, preparo da cirurgia, cuidados pré e pós-operatórios lidas com antecedência, pode-se ainda voltar em consulta ou tirar as dúvidas pelo telefone diretamente com o Dr. Wulkan. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós-operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.

O Dr. Wulkan encoraja os pacientes para que tragam suas dúvidas à consulta, a fim de que sejam esclarecidas com o máximo de acurácia possível. Como a consulta é rica em detalhes, pode-se trazer as dúvidas anotadas em papel de maneira a serem respondidas pontualmente como um “check list”. A dedicação que temos com o paciente é fundamental para trazer confiança e informação, ambas essenciais para se obter sucesso na cirurgia.

O PROCEDIMENTO

O Dr. Wulkan está à sua disposição para avaliação com hora marcada em consultório.
Um exame físico e funcional da área a ser operada será realizado com a conivência do candidato à cirurgia. A motivação e expectativa do paciente serão discutidas para esclarecer ao máximo se as mesmas podem ser alcançadas com a cirurgia. Juntos, o Dr. Wulkan e o paciente vão decidir quais são as possíveis opções mais adequadas da futura silhueta do corpo. Com o auxílio de espelhos, será mostrado o excedente de gordura e pele que pode ser retirado e se há indicação de aumentar o volume em alguma outra região para ter maior proporcionalidade (Ex: nádegas). Esta abordagem conjunta é a lipoescultura
Pacientes que almejam a cirurgia para corrigir deformidades adquiridas após grande perda de peso (ex: após cirurgia bariátrica) também se beneficiam do procedimento (contorno corporal pós grande perda de peso).
A finalidade é melhorar o contorno corporal e não a perda de peso; a cirurgia deve ser encarada apenas como um coadjuvante para minimizar o excesso de pele e gordura do abdome. Em pacientes comprometidos com um estilo de vida saudável, exercícios regulares e deita balanceada, a durabilidade dos resultados se torna quase definitiva.
Serão discutidas opções de anestesia, riscos, local da cirurgia, intercorrências e complicações do procedimento nos mínimos detalhes.
O sucesso da cirurgia está diretamente relacionado com a habilidade do cirurgião, avaliação criteriosa da saúde do paciente e pós-operatório adequado. É esperado que o paciente compartilhe as expectativas da cirurgia e histórico médico. No final da consulta, serão solicitados exames pré-operatórios e avaliação de outros especialistas, se necessário.
O pós-operatório será explicado em detalhes. É imprescindível que o paciente cumpra as orientações pós- operatórias e retorne ao consultório sempre que solicitado.
O Dr. Wulkan encoraja que os pacientes tragam dúvidas na consulta que serão respondidas com o máximo de acurácia possível.

O Dr. Wulkan utiliza as técnicas de plástica de abdome que aprendeu em Harvard e University of Pittsburgh que é um dos centros mais importantes de contorno corporal do mundo.  A cirurgia é individualizada para cada indivíduo pois uma ou mais situações podem estar presentes no paciente:

• excesso de gordura na área abdominal e culotes

• excesso de pele na área abdominal

• músculos enfraquecidos ou separados

A remoção de pele e gordura podem ser feitas com o auxílio de lipoaspiração. Muitas vezes é possível também ressecar estrias e marcas de estiramento de pele, mas geralmente apenas aquelas que estão abaixo do nível do umbigo. A técnica selecionada vai depender do grau de correção necessária.

A incisão é realizada na área logo acima dos pêlos pubianos (aproximadamente 7-9 cm acima do osso do púbis no homem ou rima vulvar na mulher) e sua extensão para as laterais depende da quantidade de pele a ser retirada. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob os trajes de banho ou roupa íntima. Portanto, o Dr. Wulkan faz a marcação cirúrgica com os seus vestimentos íntimos ou roupa de banho; cada pessoa tem uma preferência pessoal na altura lateral em que se posicionam essas roupas.  Sempre será priorizado um balanço de tamanho/formato da cicatriz com o resultado final da cirurgia. Quando a área a ser corrigida é apenas abaixo do umbigo, pode-se realizar uma abdominoplastia com incisão reduzida ou mini-abdominoplastia. Neste caso, mantém-se o próprio umbigo não sendo necessário a sua retirada para futura reconstrução.

Lipoaspiração pode ser feita em conjunto com a mini-abdominoplastia. Se apenas existir excesso de gordura com boa elasticidade de pele, apenas a lipoaspiração e lipoescultura podem corrigir o problema.

Pacientes com grande perda ponderal ou que tenham um significativo excesso de pele/gordura em toda a circunferência do corpo podem ter maior benefício do contorno corporal se forem submetidos à abdominoplastia extendida (central body lift). Trata-se de técnica com ótimos resultados de contorno corporal pós obesidade. Outras variações da abdominoplastia em cirurgias associadas incluem o LOWER BODY LIFT e TOTAL BODY LIFT.
Após realizar a incisão, o excesso de pele e gordura são removidos com precisão e o músculo reto abdominal é aproximado com pontos internos quando houver necessidade.
Uma segunda incisão pode ser feita ao redor do umbigo para retirar excesso de pele e gordura da parte de cima do abdome. O próprio umbigo do paciente será transplantado; em outras situações opta-se por novo umbigo artisticamente remodelado.
No final da cirurgia, pode-se utilizar drenos colocados pela incisão para evitar acúmulo de líquidos durante a recuperação do paciente. Esta cautela torna o pós-operatório mais seguro e confortável.

Embora no começo a área operada fique inchada e, eventualmente, com manchas roxas (nos casos de lipoaspiração associada), o resultado é praticamente imediato, evidenciando uma barriga lisa, firme e contorno mais proporcional ao estilo de corpo do paciente. O resultado final pode ser percebido após alguns meses e quando o inchaço diminuir (o tempo varia para cada paciente).

SOU UM CANDIDATO PARA A PLÁSTICA DE ABDOME?

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia de abdome:

  • Pacientes com peso ideal ou até 20-30% acima do peso ideal.
  • Pacientes sem câncer de mama ou doenças mamárias que possam necessitar a reconstrução da mama.
  • Pacientes acima do peso que desejam apenas uma cirurgia “higiênica” para melhorar sua qualidade de vida, sabendo que não ocorrerão mudanças extremas no contorno corporal. O objetivo é retirar o excesso de pele-gordura que acumula no abdome inferior e que fica constantemente coçando e com infecções de pele decorrentes de contaminação bacteriana e/ou fúngica. Nestas situações, muitas vezes o convênio médico pode arcar com parte/totalidade dos custos hospitalares e/ou dos honorários médicos (converse com nossa equipe para saber mais sobre o assunto).
  • Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.
  • Pacientes que não planejam engravidar em curto peródo de tempo.
  • Pacientes que não sofram do “efeito sanfona” em que se engorda e emagrece num curto período de tempo.
  • Pacientes que se comprometam a manter hábitos de vida saudáveis e que mantenham seu peso estável depois da cirurgia.
  • Pacientes não fumantes (de preferência).
  • Pacientes sem grandes cicatrizes acima do umbigo. Cicatrizes abdominais altas serão avaliadas em consulta para autorização da plástica de abdome.
  • Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento.
  • Pacientes que sigam à risca a orientação médica pós- operatória e venham ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência, sabendo que sempre terá ao lado a presença e cuidados constantes do Dr. Wulkan.
O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados