Possíveis Resultados da Rinoplastia

Desenvolvida no final do século 19 a Rinoplastia proporciona inúmeras possibilidades para as pessoas que se submetem a esse tipo de cirurgia: dar projeção a ponta, diminuir o osso do nariz, afinar as asas nasais e aumentar ou diminuir o nariz como um todo.

As primeiras técnicas da plástica de nariz eram realizadas através da via endonasal (fechada), mas atualmente muitos médicos tem a preferência de uma maneira direta na estrutura do órgão, por via aberta. Houveram progressos também com relação aos resultados: antigamente eram muito comuns as rinoplastias redutoras, que visavam deixar o nariz do paciente menor e um pouco arrebitado na ponta. Esse tipo de padrão não levava em conta as características do paciente e na maioria das vezes o resultado não era satisfatório, além de poder prejudicar a respiração.

Atualmente existem técnicas muito mais avançadas e os cirurgiões plásticos fazem um planejamento muito mais cuidadoso, com base no desejo das pessoas e em suas características físicas, tal como sua estrutura óssea nasal e sua relação com outras estruturas da face.

Plástica de nariz – Tempo de cirurgia e recuperação

O tempo de dura em média de 2 a 4 horas dependendo do caso, todavia pode se alongar mais caso a complexidade seja mais alta. O paciente costuma receber alta em até 24 horas.

Na primeira semana é de vital importância o repouso parcial, sendo acompanhado pelo médico nas consultas frequentes até o décimo quinto dia. Os curativos normalmente são retirados em até 7 dias. Caso haja dor ela é tratada com analgésicos habituais e se houver sangramento é necessário realizar novos curativos. Felizmente a dor é bastante rara nessa cirurgia.

Resultados

Em aproximadamente um 3 meses cerca de 50-60% do resultado final já é visível. Entre um e três anos após a Plastica de Nariz o resultado está completo. Se os resultados estéticos ou funcionais não forem satisfatórios para o paciente, é possível realizar uma nova intervenção cirúrgica, chamada de rinoplastia secundária.

E, para mais informaçõe, o Dr. Marcelo Wulkan disponiliza publicações sobre o assunto. O Dr. Wulkan é membro da Rhinoplasty Society (sociedade americana de nariz), membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados