Plástica de nariz e disformismo corporal

A Dismorfia Corporal, também chamada de Dismorfobia, Transtorno Dismórfico Corporal ou Síndrome da Distorção da Imagem é um transtorno psicológico caracterizado pela distorção da autoimagem.

O indivíduo com dismorfia corporal acredita ter defeitos físicos que não existem na realidade, ou, se o possui de forma sutil, ele acentua o defeito, transformando-o em algo inaceitável esteticamente. Inclusive, muitas vezes, os pensamentos se tornam delírios, levando ao indivíduo a se olhar compulsivamente no espelho.

Plástica de nariz e disformismo corporal: como proceder?

Se o paciente com problemas sérios de distorção da autoimagem tem o desejo de fazer uma cirurgia plástica é preciso, antes de tudo, submetê-lo a uma psicoterapia. Somente um psicólogo ou psiquiatra especializado no assunto poderá tratar o transtorno e, se possível, autorizar a cirurgia.

A psicoterapia une terapia comportamental e cognitiva, mas vale frisar que paciente precisa aceitar o diagnóstico para que o psicólogo possa auxiliá-lo. Além do tratamento psicoterápico, em alguns casos, indicam-se medicamentos que ajudam na modificação de comportamentos e pensamentos obsessivos.

Disformismo corporal: após a psicoterapia

Se depois do tratamento psicoterápico o paciente ainda desejar fazer a plástica de nariz – agora, livre dos delírios e da autoimagem distorcida – o cirurgião irá conversar sobre todas as possibilidades de mudança dentro da realidade e respeitando as proporções naturais da face. ODr. Marcelo Wulkan(médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), autor de livro sobre cirurgia nasal), lembra que não existe cirurgia perfeita e que o paciente deve estar ciente que seu nariz vai melhorar mas poderão ter alterações que ele também não aprove. Este assunto já foi amplamente estudado por Constantian, entre outros autores.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados