Plástica de nariz com enxertos para válvula nasal pode melhorar a respiração

Sendo o órgão com maior proeminência em toda face, o nariz constitui um elemento essencial para a harmonia estética, além de ser o "protagonista" da função respiratória. A aparência do nariz é, portanto, um detalhe decisivo para a avaliação da beleza tanto em homens quanto em mulheres, independentemente da idade.

Tambem chamada de rinoplastia, tem grande importância na harmonia facial e, ainda, pode ajudar na correção de problemas funcionais como o desvio de septo e hipertrofia dos cornetos, melhorando o sistema respiratório do paciente.

E quando o foco é, justamente, essa melhora na respiração, a Plastica de Nariz pode fazer de enxertos para válvula nasal. Não entendeu? Acompanhe as próximas informações e saiba mais sobre o assunto:

Plástica de nariz – Enxertos utilizados

Os enxertos podem ser produzidos de forma sintética (aloplásticos) ou obtidos da própria pessoa (autógenos).

Os alo plásticos são disponibilizados em silicone e Medpore, materiais esses, que possuem moderado índice de rejeição, além de excelente maleabilidade. Mas o enxerto sintético é, na verdade, a última escolha, segundo muitos cirurgiões de rinoplastia.

O ideal é utilizar a cartilagem autóloga, evitando assim, qualquer possibilidade de rejeição. A cartilagem retirada da própria pessoa possui tensão suficiente para servir de suporte, também é maleável em casos que demandam a reconstrução de cartilagens da ponta,e ainda permite o preenchimento de pequenos defeitos ou depressões.

Entendendo o processo cirúrgico

A primeira etapa da Rinoplastia é, evidentemente, a anestesia – que poderá ser local com sedação, ou geral. Já anestesiado, o paciente passará pelas incisões na estrutura nasal, onde os tecidos moles serão levantados com cuidado, pelo cirurgião.

Na seqüência ocorre a remodelação e a cirurgia do desvio do septo – nos casos em que há necessidade – e, por fim, o fechamento das incisões, para a posterior colocação de curativos. O pós-operatório deverá respeitar os critérios do médico, para que a cicatrização e recuperação ocorram como o esperado.

No Brasil, o Dr. Marcelo Wulkan tem foco de atuação em rinoplastia e é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados