Nem tudo pode ser mudado com a Rinoplastia

Um dos procedimentos mais buscados tanto no Brasil quanto no mundo, ficando atrás apenas da lipoaspiração e cirurgia nas mamas. Esse tipo de cirurgia é realizado em pessoas que desejam mudar a estética de seu nariz ou que possuem algum tipo de deformação que prejudica de alguma forma a estética e respiração.

Desenvolvida no fim do século 19, a rinoplastia evoluiu muito a partir da década de 80.. Houve uma época em que era comum a maioria das pessoas não ficarem satisfeitas com o resultado estético e funcional.

Por causa de uma padronização nos procedimentos, que não se baseavam nas características particulares de cada um, diversos tipos de sequelas apareciam após certo tempo depois da plástica de nariz. Um exemplo infeliz é o que ocorreu com o cantor Michael Jackson que sofreu consecutivas cirurgias mau-sucedidas.

Características que devem ser respeitadas para uma plástica de nariz satisfatória

Cada ser humano é diferente e possui características genéticas diversas. Isso influi diretamente na estrutura óssea e nasal da face do indivíduo. Portanto não é recomendado se espelhar totalmente em um modelo de nariz ou padrão estético que não combine com as proporções faciais dos pacientes.

Isso pode ocasionar inúmeros problemas, tais como afundamento exagerado do dorso, caimento da ponta ou traumas respiratórios mais graves, além de ficar com o estigma de que foi operado.

Plástica de nariz Estruturada

Para minimizar esses tipos de problemas foi desenvolvida nos Estados Unidos a chamada rinoplastia estruturada, a partir dos anos 80-90.

Essa técnica permite a total visualização da estrutura nasal, facilitando assim uma intervenção melhor planejada. Com isso, os resultados das cirurgias podem ficar mais previsíveis tanto em termos estéticos por preservar melhor certos traços individuais e harmonizar o rosto, quanto em termos da funcionalidade do nariz, fortalecendo as estruturas internas e melhorando a respiração. Mesmo assim, existem outras técnicas de nariz que também obtem resultados satisfatórios.

A plástica de nariz estruturada é um assunto muito complexo e o Dr. Marcelo Wulkan escreveu artigos e publicações educativas sobre isso. O Dr. Wulkan é membro da Rhinoplasty Society, da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).Também fez doutorado na USP e leciona ativamente em congressos.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados