Entenda a Rinoplastia Estruturada

Existem várias pessoas que desejam realizar a chamada rinoplastia como é corretamente nomeada. Entretanto há vários tipos de procedimentos cirúrgicos desse tipo e a Estruturada é uma das possibilidades.

A rinoplastia estruturada

Desenvolvida a partir da década de 90 nos Estados Unidos, a plástica de nariz estruturada tem a possibilidade de oferecer resultados bons tanto em rinoplastias primárias como também para secundárias.

Visando preservar ao máximo as estruturas osseas e cartilaginodas do nariz, pode ainda fortalecer a região nasal com enxertos tipo "spreader grafts". É de vital importância que o cirurgião plástico que faça essa cirurgia tenha profundo conhecimento do aparelho respiratório, bem como de todas as cartilagens e ossos unidos fortemente pelos ligamentos.

Na rinoplastia estruturada é possível visualizar todo o esqueleto do nariz e assim o cirurgião pode modelar as cartilagens e os ossos de forma mais simétrica e precisa, melhorando a função respiratória das válvulas nasais através de enxertos ao longo do septo nasal. Com isso o nariz do paciente tem menos chance de ser distorcido pela cicatrização e pela respiração ao longo dos anos.

Recuperação após a plástica de nariz

Após o procedimento cirúrgico o nariz sofre a ação de diversas forças que fazem com que o resultado da operação possa ser comprometido. Tais forças são o peso da pele (mais notadamente em pele grossa), o envelhecimento natural, traumas, respiração e cicatrização.

Por isso é necessário que o paciente escolha bem o médico que vai realizar a cirurgia. Preste bem atenção nos antecedentes do seu médico e pesquise a fundo na comunidade médica. Ouça comentários de outros pacientes sobre como é a recuperação da cirurgia para você saber como será o seu caso.

Outro ponto a se observar é respeitar o pós-operatório e fica em repouso no tempo recomendado. A cirurgia costuma ser indolor no nariz mas pode ocorrer sangramento leve nos primeiros 3 dias, além de sentir o nariz um pouco entupido. Isso costuma melhorar após a retirada do splint nasal.

O Dr. Marcelo Wulkan possue artigos informativos de plástica de nariz estruturada. Ele é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), além de possuir PhD pela Universidade de São Paulo (doutorado).

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados