Qual a diferença de Rinoplastia Étnica e Funcional?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado a fim de melhorar a aparência do nariz. Mais conhecida como plástica de nariz, ela consegue através de enxertos ou remoções, corrigir deformações naturais, traumáticas e até mesmo disfunções.

Porém há diferenças entre alguns tipos de intervenções cirúrgicas no septo nasal. As mais comuns são as realizadas por pessoas que não tem nenhum tipo de problema em seu nariz, mas não estão satisfeitas com a estética do mesmo e desejam diminuir, aumentar, engrossar ou afinar alguma parte dele.

Étnica

Existem diversos tipos de narizes, ainda mais em nosso país formado por diferentes etnicas e raças: reto, achatado, aquilino, adunco; marcados pela miscigenação entre diferentes etnias, carregamos conosco genes distintos que influenciam tanto na parte estética, mas também na formação óssea de nossa face e nariz.

Dessa forma, é necessário que o cirurgião plástico preste atenção às características individuais de cada pessoa, respeitando os traços particulares que compõem sua identidade étnica – a chamada Rinoplastia Étnica. Portanto, durante a plástica de nariz não é recomendado que o profissional se baseie em padrões de beleza com tendências européias.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), a maioria dos clientes étnicos – asiáticos, negros ou hispânicos – tem o desejo de continuar com os traços de sua etnia após o procedimento; estes relativizam apenas as características que os incomodam.

Plástica de nariz Funcional

Já este tipo de procedimento é realizado para corrigir inúmeros tipos de desvios, deformações e disfunções da estrutura nasal. Feita através de enxertos ou remoções de partes do septo nasal que impedem o bom funcionamento do mesmo. Pode-se aproveitar e operar os cornetos e septo nasal; atualmente, dá-se muita ênfase ao tratamento das válvulas nasais que são muito importantes para o fluxo de ar. Comumente é realizada sob anestesia geral, com a duração de duas a cinco horas e a alta no mesmo dia ou em no máximo 24 horas.

Para mais informações sobre Plastica de Nariz étnica, funcional e secundária, disponibilizamos explicações educativas do Dr. Marcelo Wulkan que tem doutorado pela USP e é membro das seguintes sociedades: International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS), da American Society of Plastic Surgeons (ASPS), Rhinoplasty Society.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados