Detalhes técnicos durante a plástica de nariz são importantes para os resultados

A plástica de nariz, chamada pelos especialistas de rinoplastia, é uma técnica cirúrgica indicada para homens e mulheres que estão insatisfeitos com a anatomia natural do nariz. Trata-se de uma cirurgia, criada para melhorar a aparência nasal, através de uma intervenção estética, altamente segura.

Inclusive, a cirurgia pode ser associada a outras correções nasais que geram disfunções na respiração, como a operação do septo nasal e a turbinectomia. Essa última consiste na redução dos cornetos nasais, também conhecida como "carne esponjosa", responsável por sensações incômodas e sintomas de alergias, como a rinite.

A idade mínima para realização da rinoplastia é de 15 anos para as mulheres e de 17 anos para os homens, já que é apenas nessa faixa etária que o desenvolvimento facial do paciente já alcançou sua fase final. Além da idade é imprescindível estar atento aos detalhes técnicos antes de se submeter à cirurgia.

Plástica de nariz e técnica cirúrgica

Atualmente, são utilizadas duas técnicas na rinoplastia: a aberta (exorrinoplastia) ou fechada (endonasal). Na primeira, é realizada uma incisão pequena na base do nariz, entre as narinas, e no interior de cada narina. Já na segunda, as incisões são feitas apenas dentro das narinas.Nos pacientes que desejam alterações significativas na ponta do nariz, é aconselhável optar pela técnica da rinoplastia estruturada aberta.

Vale ressaltar que a rinoplastia fechada requer um alto nível de especialização do profissional, afinal as alterações serão realizadas sem a visão do cirurgião. Especificamente, o médico irá operar "às escuras", afinal a pele do nariz não é levantada.

Há alguns diferenciais na técnica fechada. A princípio, a cirurgia é feita mais rápido pois existe menos descolamento. Alguns cirurgiões consideram difícil fazer o diagnóstico correto do que "está errado no nariz" pois não se observa perfeitamente os ossos e cartilagens. Na técnica aberta, isso é possível além de ser mais fácil a fixação de enxertos com pontos absorvíveis.

Plástica de nariz e anestesia

Outro detalhe técnico que incita questionamentos e dúvidas aos candidatos à rinoplastia é a forma de anestesia utilizada na operação. A decisão fica a critério médico, pois a anestesia pode ser tanto geral quanto local, com sedação.

A intubação é indispensável quando se utiliza a anestesia geral, já que respiração do paciente será auxiliada por aparelhos durante todo o procedimento cirúrgico. De acordo com o Dr. Marcelo Wulkan, − membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) −, a cirurgia primária demora, em média, entre duas a quatro horas.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados