Cuidados após a realização da rinoplastia

Após o procedimento de rinoplastia, o paciente deverá seguir alguns cuidados prescritos pelo médico, de modo a garantir um pós-operatório tranquilo e livre de complicações. Primeiramente, é aconselhável manter repouso relativo, sem qualquer atividade pesada na primeira semana. As atividades físicas aeróbicas costumam ser liberadas após um mês e, mesmo assim, conforme orientação do cirurgião.

Rinoplastia – Cuidados com sangramentos

Sangramentos pequenos são normais e até esperados no período de 72 horas pós-cirurgia. É imprescindível, porém, realizar a troca das gazes em baixo do nariz todas as vezes que ocorrer um sangramento, mantendo assim a higiene e evitando manchas.

Quando os sangramentos e secreções cessarem por completo, as gazes serão dispensáveis. Contudo, é importante que o paciente não assue o nariz noprimeiro mês posterior à cirurgia para não provocar hemorragias e deslocamento de enxertos/estruturas nasais.

Cuidados com os hematomas

Além dos sangramentos, é comum que nas 72 horas após a cirurgia, o inchaço e hematomas aumentem. A boa notícia é que, aproximadamente 60% do inchaço vai desaparecer até o terceiro mes; o hematoma, se estiver presente, pode durar de 3 a 21 dias. Vale ressaltar que, em alguns casos, o lábio superior e a maça do rosto também incham, mas é absolutamente normal.

Para auxiliar a reabsorção de hematomas e edema local, é aconselhável elevar o travesseiro ou cabeceira da cama e fazer compressas geladas por alguns minutos, de acordo com a orientação do cirurgião. É fundamental que o paciente retorne ao consultório para realização de curativos subsequentes e controle do pós-cirúrgico.

No momento de lavar o rosto e cabelo, seja delicado e não faça movimentos bruscos com a cabeça. A água da higienização deve ser fria no período de duas semanas após o procedimento cirúrgico, já que a água quente pode provocar maior inchaço.

Vale destacar que a cicatrização da plástica de nariz é um processo lento e gradativo. Por isso, os resultados finais só são passíveis de observação após um longo período. O formato novo do nariz só será observado após 1 ano, mas com 15 dias já será possível observar grandes mudanças!

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados