Cuidados após a plástica de nariz secundaria

A Rinoplastia já é, por si própria, um dos procedimentos mais complexos da cirurgia plástica. Realizar uma plástica de nariz secundária, ou seja, com objetivo de melhorarproblemas estéticos e funcionais de uma primeira rinoplastia é considerado um desafio ainda maior para os cirurgiões.

Isso porque, mesmo os profissionais que possuem vasta experiência em rinoplastia estruturada, por exemplo,o procedimento pode enfrentar um grande número de limitações, devido às condições dos tecidos e da pele do paciente.

Entretanto, é possível sim atingir bons resultados em uma Plastica de Nariz Secundária. Quando o trabalho do cirurgião é finalizado, resta ao paciente acatar aos aconselhamentos de pós-operatório e ter os devidos cuidados para a cicatrização e recuperação ocorrer da melhor forma possível:

Plástica de nariz secundária e cuidados

Primeiramente, será recomendado ao paciente manter a cabeceira do leito (ou travesseiro) ligeiramente elevada no momento de dormir, aproximadamente 30 graus. Também é aconselhável não abaixar a cabeça de maneira brusca, evitando assim quadros hemorrágicos.

É importante não molhar o curativo nasal até ordem do médico. O tampão nasal será retirado no dia seguinte à cirurgia, enquanto a peça de imobilização (placa metálica na parte superior do nariz) será retirada na clínica, entre 7 a 10 dias após o procedimento operatório. O Dr. Wulkan não utiliza tampão nasal pois considera mais confortável ao paciente que já poderá respirar imediatamente pelo nariz ao acordar da cirurgia.

A exposição ao sol, vento ou frio não é recomendada até que os hematomas tenham desaparecido por completo. Sessões de drenagem linfática são aconselháveis em alguns casos para ajudar no processo de recuperação.

Plástica de nariz secundária e medicação pós-operatória

Antibióticos e anti-inflamatórios serão prescritos médico, sendo dever do paciente tomá-los conforme a prescrição. Comparecer periodicamente ao cirurgião, durante o pós-operatório, é crucial para manter o controle da formação de fibrose. Em alguns casos, serão indicados exercícios de compressão e/ou injeções de cortisona, de modo a minimizar a proliferação excessiva da fibrose, detalhe capaz de alterar o resultado final.

Vale frisar que o paciente irá lidar com um pouco de ansiedade, já que o resultado definitivo pode demorar de um a tres anos para ser visualizado. Em média, 60% do inchaço local irá desaparecer em 90 dias, porém o inchaço total irá desaparecer apenas após alguns anos.

Se você deseja saber mais sobre Plastica de Nariz Secundária, acesse o conteúdo educacional e informativo do Dr. Marcelo Wulkan –membro da Rhinoplaty Society, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados