A cirurgia de desvio de septo pode ser feita ao mesmo tempo da plástica de nariz

A plástica de nariz , chamada cientificamente de rinoplastia, surgiu há algumas décadas para ajudar homens e mulheres que sempre estiveram insatisfeitos com o formato natural do nariz. O que poucos sabem, porém, é que essa cirurgia pode ser associada à correção do septo nasal.

Para que tanto a intervenção estética quanto a funcional sejam realizadas na mesma operação, basta que o médico tenha conhecimentos das técnicas de estética e de septoplastia. No Brasil, o Dr. Marcelo Wulkan – tem foco de atuação em Rinoplastia – e está apto a realizar tanto a plástica de nariz , quanto a correção do septo em apenas um procedimento.

Plástica de nariz e desvio do septo

Na verdade, a correção do desvio de septo nasal é uma das alterações anatômicas mais corriqueiras em clínicas de cirurgia. Ela é necessária quando o osso ou a cartilagem que fazem a divisão das narinas estão desviados. O problema é comumente percebido durante a adolescência ou, ainda, na idade adulta.

As conseqüências negativas desse desvio podem envolver a obstrução nasal, ocorrência de ronco no momento de dormir e o aumento de alergias (se acometer os cornetos) e problemas respiratórios, tais como rinite e sinusite.

Correção do septo: detalhes importantes

Quem deseja se submeter à Plastica de Nariz – para intervenções estéticas nas medidas do nariz – junto à correção do septo precisa passar por alguns exames laboratoriais e clínicos prévios, garantindo assim a máxima segurança na cirurgia. Dentre eles, os mais importantes são a nasofibroscopiae a tomografiacomputadorizada dos seios paranasais. Serão solicitados, ainda exames de sangue e uma avaliação cardiológica.

Em relação ao pós-operatório, no geral, não ocorrem grandes complicações e, em muitos casos, nem são colocados tampões nasais; o Dr. Wulkan prefere utilizar splints de silicone que permitem respirar imediatamente pelo nariz após o término da cirurgia. É comum que haja um sangramento mínimo nos primeiros dias, mas nada preocupante, sendo apenas um efeito comum desse tipo de cirurgia.

É aconselhável a realização de higienizações diárias, com soluções fisiológicas específicas. Por fim, o tempo de repouso será decidido pelo médico, bem como o retorno ao trabalho e atividades de rotina. Cabe ao paciente respeitar os prazos para ter um pós-operatório tranqüilo e excelentes resultados.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados