Técnica de camuflagem durante a rinoplastia secundária

Quando uma rinoplastia é realizada e dela surgem alguns problemas estéticos e/ou funcionais – como distúrbios respiratórios –, o especialista em rinoplastia conceitua o resultado como "nariz secundário". A Plastica de Nariz posterior, para correção de tais problemas é definida como a secundária ou revisional.

Alguns dos problemas mais comuns são: ressecção ou raspagem exagerada da porção óssea, feminização nasal nos homens, deformidade em teto aberto, assimetrias, irregularidades do dorso, ponta assimétrica, columela pendurada, dentre outras possibilidades inaceitáveis esteticamente e funcionalmente. E, quando ocorre irregularidade abaixo da pele – extremamente comum em pacientes com a pele fina, é necessário recorrer à técnica de camuflagem.

Camuflagem – Como funciona?

De acordo com o Dr. Marcelo Wulkan –doutorado pela USP,membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), International Confederation for Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery (IPRAS) e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS) − o procedimento de camuflagem consiste na utilização do pericôndrio (uma camada fina de "tecido" que recobre a costela) ou da fáscia temporal, para reverter as irregularidades subcutâneas na estrutura nasal que passou pela Rinoplastia.

Ao fim da plástica de nariz, as incisões serão fechadas, de modo a alinhar minuciosamente as bordas, evitando distorções. Na sequência, o cirurgião irá colocar curativos e talas especiais para imobilização das estruturas.

É válido enfatizar que, como qualquer outro procedimento cirúrgico, a plástica de nariz secundária com técnica de camuflagem exige exames clínicos e laboratoriais pré-operatórios, além de análises do histórico médico e patológico do paciente.

Camuflagem – Anestesia

Uma das grandes dúvidas do paciente que irá se submeter à rinoplastia secundária é a anestesia. Comumente, ela é realizada sob anestesia geral, já que quase sempre o cirurgião irá retirar parte da cartilagem da costela e esse ato só pode ser feito de forma confortável para paciente com esse tipo de anestesia. Além disso, a anestesia geral evitará a aspiração do sangue para os pulmões, protegendo as vias aéreas de complicações.

Para saber mais informações sobre plástica de nariz secundária, entre em contato com o site do Dr. Marcelo Wulkan.

O Dr. Wulkan faz parte das seguintes entidades médicas:
Certificados
Certificados
Certificados