VOCÊ AINDA QUER TER O NARIZ DA BARBIE? OS MILLENIALS NÃO…

RINOPLASTIA PERFEITA: EXISTE ISSO?

especialista em rinoplastiaA rinoplastia do tipo em que se tenta obter um nariz perfeito de Barbie não tem mais lugar na sociedade moderna. De acordo com cirurgiões plásticos americanos entrevistados pelo site Allure, a natureza do nariz está mudando muito tempo.

Historicamente, a rinoplastia tem sido o arquétipo dos procedimentos destinados a corrigir as chamadas “imperfeições”, a fim de cumprir um padrão de beleza eurocêntrico único, que tipicamente considerava o nariz mais estreito como o ideal. Mas, à medida que as técnicas de rinoplastia tornaram-se mais criativas e, finalmente, com um senso muito mais amplo do que é bonito, os cirurgiões plásticos estão vendo um aumento em pacientes que não estão buscando a cirurgia plástica do nariz do passado. Segundo a Allure, o novo objetivo da rinoplastia não é mais sobre fazer encaixar o nariz na face, mas sim sobre a tentativa de fazer a face como um todo se tornar mais bonita.

“Os pacientes me dizem que eles não querem contornos perfeitos o tempo todo”, disse um cirurgião plástico de Los Angeles a Allure. “Eles querem manter sua individualidade, sua aparência única”. Ele vê isso especialmente nos pedidos de rinoplastia. Essa observação também é compartilhada pelo Dr. Wulkan. “Os indivíduos que desejam nariz perfeitamente retos e simétricos podem ficar aborrecidos. Os pacientes freqüentemente me dizem para melhorar uma característica, mas para evitar que ela seja” perfeita “ou simétrica em um esforço para preservar o caráter de seu rosto “, completa o cirurgião de Los Angeles. O Dr. Wulkan atua muito em rinoplastia secundária e rinoplastia estruturada, sendo que também percebe um maior senso de realização e satisfação pelo paciente quando ele não deseja um nariz perfeito, mas sim uma melhora na sua aparência mantendo a naturalidade dos resultados.

TENDÊNCIAS DA RINOPLASTIA

rinoplastiaA tendência é mover-se mais para o nariz individualizado, segundo cirurgião plástico da cidade de Nova York que diz a Allure sua experiência em sua prática. “Os pacientes estão abraçando a individualidade. Eles estão orgulhosos de sua herança”, diz ela. “A tendência nos anos 80 e 90 sempre foi fazer o nariz menor, mas agora algumas mulheres e homens desejam ter um nariz mais pronunciado”. No consultório de São Paulo, o Dr. Wulkan também observa essa tendência com seus pacientes, mesmo aqueles que vem de outros países.

Para alguns pacientes, a mudança significa adicionar volume ao nariz natural, enquanto que para outros que já fizeram uma plástica de nariz e agora desejam a rinoplastia secundária, trata-se de uma tentativa de reverter a “rinoplastia fora da moda”. “A maioria desses pacientes fez rinoplastia em algum momento de suas vidas – geralmente como adolescente ou jovem adulto – porque procuravam se encaixar”, diz o cirurgião de Los Angeles. “Agora, eles são mais velhos, mais seguros em si mesmos, e eles querem recuperar essa beleza individual que eles sentem que perderam”.

RINOPLASTIA ESTRUTURADA É ALTAMENTE INDIVIDUALIZADA

Estes procedimentos mais individualizados podem ser rinoplastia feita em hospital ou rinomodelação (não cirúrgico). “Os preenchimentos absorvíveis (ex: ácido hialurônico) podem até ser usados ​​para adicionar um pouco mais de volume mas não fazem reposicionamento de cartilagem ou condutas que possam diminuir o nariz”, explica o Dr. Wulkan. “Ainda não é consenso sobre a segurança da rinomodelação em todas as partes do nariz. Estamos estudando o assunto e vamos manter nossos pacientes atualizados sobre esse procedimento”, complementa Dr. Wulkan.

RINOPLASTIA COM COSTELAClaro, os médicos ainda vêem muitos pacientes à procura de sua versão perfeita. Cabe ao cirurgião plástico ético explicar e ajudar os pacientes a apreciar suas características que eventualmente não poderão ser mudadas. Além disso, não há uma definição de tamanho/forma única para a rinoplastia bem feita. A beleza é subjetiva e o que pode ser bonito para uma pessoa pode não ser compreendido da mesma maneira por outra.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)