TÉCNICA DE RINOPLASTIA MUDA PARA AS DIFERENTES IDADES

RINOPLASTIA PARA DIFERENTES IDADES

É comum perguntar sobre rinoplastia nas diferentes idades. Afinal, é possivel fazer a rinoplastia em todas as faixas etárias?

A resposta é simples: não.

Para se fazer a cirurgia deve-se ter todo o esqueleto facial desenvolvido e, portanto, nao é indicado para menores de 16 anos (exceto em raros casos que devem ser discutidos diretamente com o médico) . A rinoplastia costuma ser permitida um pouco mais cedo para as moças pois o seu desenvolvimento é mais rápido. Mesmo assim, deve-se sempre passar em consulta com o cirurgião plástico membro da SBCP e pelo herbiatra/pediatra para autorizar a cirurgia de nariz.

Pacientes idosos tambem nao sao bons candidatos à rinoplastia. Mesmo para pacientes de meia idade, ao redor dos 50 anos, devemos ter cautela para assegurar que não há riscos de saúde. Afinal, a rinoplastia só pode ser feita se todas as condições clinicas estiverem sob controle; a saúde é primordial!

Em relação às técnicas que são usadas, muitas vezes a abordagem do cirurgião plástico é diferente para pacientes de 17-18 anos e aqueles com mais de 50-60 anos. O cirurgião se atenta às estruturas faciais que, assim como todo o corpo, “envelhece”. A necessidade para se ter mais suporte estrutural pode ser maior em pacientes com mais idade. Às vezes, pacientes jovens podem necessitar apenas de redirecionamento de cartilagens mau-posicionadas. Cada caso deve ser examinado pelo médico que vai realizar sua cirurgia.

De maneira geral, jovens e pacientes até 50 anos costumam poder fazer a rinoplastia se o cirurgiao julgar que pode ocorrer benefícios e se as expectativas forem realistas. Informe-se sobre o assunto com o especialista em rinoplastia e plastica de nariz diretamente com medicos da SBCP.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO)