Sou um candidato para a Rinoplastia? Entendo perfeitamente o que é a rinoplastia secundária? Afinal, como escolher um especialista em rinoplastia?

A decisão de realizar ou não a cirurgia plástica de nariz deve partir unicamente do paciente. Não é adequado inclinar-se para opinião de amigos ou familiares.
É claro que a autorização de pais ou responsáveis é essencial, mais a ideia inicial deve partir da pessoa que deseja operar-se. Às vezes, a aparência do nariz e a piora da respiração pode ser insuportável pelo indivíduo e nessa situação, a conversa com o seu médico da SBCP deve ser bem clara.

De maneira geral, podemos dizer que os seguintes pacientes podem ser submetidos à cirurgia plástica de nariz (rinoplastia):

- Homens com mais de 16 anos e mulheres com mais de 15 anos (quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz já estão totalmente desenvolvidas).

- Pacientes que estão insatisfeitos com um ou mais dos seguintes aspectos do nariz: largura excessiva, tamanho, giba (“corcova”), ponta desproporcional ou sem definição, ponta caída, ponta exageradamente arrebitada, ponta alargada, narinas muito grandes/pequenas, nariz “torto” (desviado para um lado), alteração respiratória, trauma nasal prévio com seqüelas.

- Pacientes que não fumam ou estão sem fumar pelo período de 1 mês antes da cirurgia.

- Pacientes que não tenham infecção nasal ou doença dermatológica ativa no nariz ou outra região da face (ex: espinhas infectadas).

- Nos casos em que se opta pela Rinoplastia Estruturada, os pacientes devem estar dispostos a doar cartilagem à cirurgia. Esta cartilagem pode vir de dentro do nariz (septo), orelha ou costela. Este procedimento é fundamental para o sucesso da cirurgia e pode envolver riscos.

- Pacientes saudáveis que não tenham contra-indicações médicas para serem submetidos a procedimento cirúrgico.

- Pacientes sem dificuldades para cicatrização.

- Pacientes emocionalmente estáveis, otimistas e realistas com a limitação do procedimento. Pacientes com depressão ou dismorfismo corpóreo (alteração irreal da imagem corporal para si mesmo) só devem ser operados após liberação psiquiátrica.

- Pacientes que sigam à risca orientações pós-operatória e disponíveis para ir ao consultório sempre que solicitados. É preciso estar preparado para eventual intercorrência.

Se você se encaixa em todos os aspectos, a primeira etapa para se tornar um candidato à plástica está completa.

Por fim, enfatizamos novamente que não existe no Brasil uma cirurgião que pode ser considerado especialista em Rinoplastia, pois não existe um título oficial pelo CRM ou CFM com este propósito. No entanto, existem cirurgiões com foco em Rinoplastia, que fazem parte de sociedade de Rinoplastia, com pós graduação na área de nariz (ex: doutorado) e que lecionam e apresentam trabalhos científicos na área de Rinoplastia Estruturada.

Dr. Wulkan
Cirurgia Plástica / Rinoplastia

 

( NÃO FAZEMOS TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO)