Sinusite. O que é? Quais os tipos?

Você já ouviu falar em “sinusite”?
A sinusite, nada mais é do que a inflamação de um ou mais seios da face.
A causa pode ser devido à infecções de bactérias, vírus, ou simples alergias.
Dor facial,  dores de cabeça,  secreção amarelo-esverdeado, congestão nasal,  mau hálito e  febre  são sintomas comuns da doença.

As causas mais comuns são decorrentes de:
- Hábitos de vida (gravidez, poluição, tabagismo)
- Inflamações e Infecções
- Causas anatômicas (concha bulhosa, pópilos, desvio de septo)
- Alterações genéticas (fibrose cística)

QUAIS OS TIPOS DE SINUSITE?
Existem dois tipos comuns da Sinusite. Confira abaixo:

SINUSITE CRÔNICA
É considerada crônica quando os sintomas persistem por mais de 10 semanas.
A técnica endoscópia moderna resulta em grande eficácia da melhora dos sintomas assim como na rapidez da recuperação.
Caso não haja contra-indicação, a cirurgia de reconstrução nasal ou cirurgia de nariz estruturada funcional poderá ser feita em conjunto com o procedimento endoscópio para maior comodidade do paciente.

SINUSITE AGUDA
A sinusite pode ser considerada aguda quando os sintomas se manifestam por até 2 semanas.
Geralmente ocorre após uma forte gripe, alergia intensa ou componentes externos que agridem a mucosa do paciente.
Apesar da maioria dos casos de sinusite aguda serem curados espontaneamente, o tratamento pode envolver antibióticos específicos para combater a infecção.
A Rinoplastia ou reconstrução nasal só pode ser realizada quando não houver indícios de infecção nasal de maneira a minimizar eventuais complicações do procedimento.

(CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO PARA TIRAR DÚVIDAS; NÃO EXISTE CONSULTA A DISTÂNCIA)

Dr. Wulkan
Cirurgia Plástica / Rinoplastia