QUEM VAI FAZER SUA CIRURGIA PLÁSTICA E TOMAR CONTA DE VOCÊ?


rinoplastia A LIÇÃO DE CASA DE TODO PACIENTE ANTES DE FAZER A CIRURGIA PLÁSTICA

Escolher um cirurgião plástico para fazer sua rinoplastia ou outra cirurgia plástica não é tarefa fácil, especialmente no Brasil onde temos tantos cirurgiões plásticos habilidosos e capacitados no meio de outras pessoas não profissionais que colocam em risco a vida do paciente.

Antes mesmo de passar em consulta com seu cirurgião plástico de escolha é importante que você tenha o cuidado de se atentar com algumas coisas. Preparamos uma lista de “check list” para ajudar nesse difícil momento de sua vida:

-converse com amigos e conhecidos que foram operados pelo seu potencial cirurgião. Pergunte como foi o atendimento, a convivência e especialmente o cuidado pós operatório. Um médico atencioso e ético acompanha o paciente com carinho e atenção durante toda sua recuperação. Ele é uma “mão amiga” sempre a disposição.

-cuidado com falsos médicos ou pessoas que dizem pertencer a cirurgia plástica. Muitos criam sociedades sem reconhecimento entre os médicos apenas porque, na verdade, não tem o preparo adequado para exercer a cirurgia plástica. A única sociedade reconhecida no Brasil que atesta a qualidade de nossos cirurgiões plásticos é a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. As outras falsas sociedades medicas tem nomes parecidos cujo objetivo é confundir o paciente. As vezes, temos médicos que não são cirugiões plásticos mas se filiam a essas sociedades mas eles não foram devidamente treinados por no mínimo 5 anos de cirurgia plástica de maneira que podem causar graves riscos aos pacientes. Ainda pior pode ocorrer quando o paciente procura profissionais que não são médicos mas fazer cursos de final de semana ou de pouca duração. Nada se compara à formação tradicional do cirurgião plástico brasileiro: 6 anos de medicina + 5 anos de cirurgia plástica (alguns médicos ainda se especializam ainda mais fazendo mestrado e doutorado).

-traga suas dúvidas anotadas para seu médico. Não tenha vergonha! Pergunte tudo ao cirurgião plástico antes da cirurgia. Imagina fazer a rinoplastia e não saber que o nariz vai inchar após a cirurgia? Ou realizar implante de silicone nas mamas e não ser informada dos diferentes tamanhos e formatos do implante?

-Embora não seja obrigatório, é interessante que seu cirurgião plástico tenha foco de atuação maior na cirurgia que você deseja realizar.

-Fale sobre as medicações que voce toma ao seu médico. Ele pode orientar que você pare ou substitua algum medicamento antes da sua  cirurgia.

rinoplastia secundaria QUANTO VALE A SUA SAÚDE E SUA SEGURANÇA?

Nada é mais importante que a nossa saúde. Por isso, o paciente deve fazer sua “lição de casa” e escolher bem seu cirurgião plástico. O Brasil tem excelentes cirurgiões plásticos que fazem parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Não existe “o melhor”, “o milagreiro”… Existe aquele cirurgião plástico que você teve empatia e se sentiu bem durante a consulta. Ele te passou confiança e foi bem recomendado. Ele vai se esforçar ao máximo para te trazer o mais próximo do resultado desejado.

Nesses últimos anos, vimos notícias sobre pessoas que não são cirurgiões plásticos e que fizeram cirurgias devastadoras em pacientes. Não vale a pena colocar sua vida em risco colocando-se a ser operado por essas pessoas, apenas pelo fato de terem preços melhores. A cirurgia plástica não deve ser mensurada pelo preço mas pelo valor do profissional capacitado a poder proporcionar da melhor maneira possível o seu serviço médico de cirurgia plástica.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)