Ritidoplastia – Cirurgia Plástica Facial

A ritidoplastia, também conhecida como Lifting de Face ou Facelift é a cirurgia plástica de face.

Ao decorrer dos anos a pele se torna menos firme e elástica; rugas e excesso de pele podem se tornam evidentes, assim como a própria característica da pele.

Idade avançada, gravidade, exposição solar, stress, alcoolismo, tabagismo crônico e algumas doenças de pele são os principais responsáveis pelo envelhecimento facial.

A cirurgia plástica de face é realizada tanto em mulheres quanto em homens que sintam certo desconforto em relação à sua aparência devido a flacidez, sulcos profundos, rugas, excessos de pele, entre outras características indesejadas.

Além dessas alterações, pacientes que tenham as bochechas caídas e flácidas, bem como aqueles que perderam os contornos faciais, o contorno do ângulo da mandíbula, queda de sobrancelhas, dentre outros possíveis sinais de envelhecimento da face, podem ser candidatos ao Lifting de Face. Com o decorrer dos anos, alterações como rugas finas ao redor dos lábios, dos olhos e testa podem se beneficiar com o uso de toxina botulínica, assim como o uso de preenchimento com ácido hialurônico para áreas específicas da face (outra alternativa é o uso de lipoenxertia estruturada que vamos falar em outra oportunidade deste blog).

A cirurgia de face – Facelift  ou Ritidoplastia– também oferece a correção de flacidez decorrente de pacientes com grande perda de peso pois eles acabam perdendo volume em todo o corpo, inclusive na face o que pode resultar em pele pendente com aparência envelhecida e cansada.

É importante entender que a cirurgia plástica da atualidade não visa modificar a aparência do paciente, assim como não evita o processo natural do envelhecimento. A cirurgia ideal tenta trazer de volta a versão mais jovem do indivíduo e com cicatrizes pouco perceptíveis. A durabilidade dos resultados depende da raça, idade, doenças, tempo de exposição solar durante a vida, genética e estilo de vida. Igualmente, proteção solar diária e suporte dermato-cosmetológico ajudam a manter o bom resultado por mais tempo.

(DESENHO MERAMENTE ILUSTRATIVA; NÃO REPRESENTA PACIENTE REAL E NÃO REPRESENTA PROMESSA DE RESULTADOS)