RINOPLASTIA PODE CORRIGIR OBSTRUÇÃO EM PAREDE LATERAL DO NARIZ, SEGUNDO ESTUDO

 

 

valvula nasalPublicação no JAMA Facial Plastic Surgery de março de 2018, revela que o reparo da parede nasal lateral (a parte que fica do lado do nariz quando se vê de frente) pode ajudar com a respiração em quadros de obstrução nasal.

DETALHES SOBRE O ESTUDO DE RINOPLASTIA DO JAMA

Nesse estudo de Stanford, foram analisados conjuntamente outros 10 estudos para se chegar a uma conclusão. Foram feitas 1522 anotações de resultados. Observou-se relevancia pois os resultados foram pertinentes a curto, médio e longo prazo de acompanhamento dos pacientes (estudo observacional).

Foram feitas analises por 2 revisores independentes com foco em revisão sistemática e mata-análise.

O estudo foi muito importante para ratificar o que já vem sendo feito durante a rinoplastia, tal como é feita pelo Dr. Marcelo Wulkan e outros cirurgiões plásticos.

FLUXO DE AR NA RINOPLASTIA

rinoplastia estruturada

Realizar a perfeita análise de fluxo de ar dentro do nariz sempre foi um desafio pois o caminho que o ar percorre desde a entrada do nariz até chegar na traquéia (é um “tubo que conecta a garganta nos pulmões) é muito irregular. Além disso, esse caminho tem um revestimento de mucosa que pode se inchar diversas vezes ao dia e até mesmo durante o exame. Ou seja, uma aferição de fluxo de ar no mesmo paciente pode ser diferente num curto intervalo de tempo.

Muito usam a formula de Bernoulli para mostrar a importância de se ter um diâmetro grande para a passagem de ar; a fórmula de Bernoulli foi feita para estudo em líquidos mas o raciocíneo pode ser parcialmente aceito para quem realiza rinoplastia estruturada e rinoplastia secundária que, usualamente, pode estar com a respiração comprometida.

RINOPLASTIA PODE ATUAR NAS VÁLVULAS NASAIS

O Dr. Wulkan sempre analisa as válvulas nasais durante o exame do paciente. Por esse e outros motivos, não é possível realizar uma “consulta a distância” de rinoplastia. Usa-se equipamentos e instrumentos para essa análise. Mas e se o paciente refere que respira bem e não quer mudar a respiração? Mesmo assim, sempre é feita essa análise pois o paciente pode ter a impressão que respira bem mas na verdade pode ter alguma dificuldade ou obstrução nasal; ou seja, ele pode ter se acostumado com a respiração ruim e, para ele, isso é considerado normal pois nunca respirou melhor…

O Dr. Wulkan dá muita importância ao tratamento das válvulas nasais pois sabe que, se possível, essa abordagem poderá ajudar na respiração do paciente durante a rinoplastia. No entanto, é escolha do paciente se deseja realizar a abordagem das válvulas nasais. É possivel ver clicando aqui sobre a tese de doutorado do Dr. Wulkan feita na Universidade de São Paulo (USP) na qual estudou profundamente a atividade da válvula nasal. Para a cirurgia de válvula nasal durante a rinoplastia estruturada, deve-se coletar cartilagem (do septo ou costela)  para serem esculpida em enxertos que são fixados na área enfraquecida da válvula nasal.

RONCO E RINOPLASTIA

4b11663

Até o momento, não podemos garantir que o paciente que ronca ao dormir vai se beneficicar com a cirurgia de rinoplastia que atua nas válvulas nasais. O ronco é multifatorial e, sendo assim, deve ser visto com uma equipe com médicos de outras especialidades para avaliar o que pode ser feito conjuntamente à rinoplastia estruturada que possa ajudar o paciente nessa situação de ronco.

ronco e rinoplastia Por exemplo, veja na figura que quando estamos dormindo, uma área importante pela qual o ar deve passar pode ficar obstruída, sendo que não está relacionado com as estruturas do nariz.

Por isso, é fundamental que o exame de toda paciente seja feito em consultório pelo médico de escolha.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)