Rinoplastia pode alterar a respiração

rinoplastia estruturadaA RESPIRAÇÃO PODE SE MODIFICAR COM A RINOPLASTIA ESTRUTURADA

Poucos pacientes que desejam mudar o formato do nariz perguntam durante a consulta médica se a rinoplastia pode alterar a respiração. No entanto, todos devemos nos preocupar se uma cirurgia no nariz pode modificar alguma parte funcional da respiração. Afinal, a resposta para essa dúvida é: “sim, pode mudar a respiração!”

Entende-se com isso que a modificação pode ser tanto para melhor como para pior… Por isso, a preocupação na escolha do seu cirurgião plástico para fazer a rinoplastia deve ser pertinente. Na opinião de muitos cirurgiões, trata-se da cirurgia mais complexa da plástica e, por isso, é interessante que seu cirurgião tenha foco de atuação nessa área de nariz. Lembramos que o termo especialista em rinoplastia é impróprio pois a cirurgia plástica é indivisivel no Brasil, mas existe sim aqueles cuja rotina de cirurgias tenha maior número de plastica de nariz que outros médicos. Assim como existem médicos que atuam mais na área de reconstrução de mama, trauma de face, etc.

Para você ter uma idéia, utilize o dedo indicador e levante um pouco (apenas um pouco!) a ponta do nariz. Veja se com esse movimento ocorre melhora ou piora da respiração. Para muitos pacientes com um ângulo aproximado de 90 graus (ou menos) entre o nariz e lábio superior, essa manobra costuma melhorar a respiração. Isso já permite o cirurgião plástico membro da SBCP programar (ou não) a elevação da ponta nasal.

O fluxo de ar que passa pelo nariz tem sua qualidade decorrente de uma variedade muito complexa de estruturas dentro do nariz. Cabe ao seu médico identificar o que ocorre na sua respiração para propor uma abordagem que não piore sua respiração; ou ainda, se possível, melhore sua respiração. Durante a rinoplastia estruturada o cirurgião poderá fazer a cirurgia do septo nasal, alteração dos cornetos (carnes esponjosas), melhora das sinéquias e bridas (cicatrizes internas do nariz que prejudicam a passagem do ar) e a melhora das válvulas nasais internas e externas. O Dr. Marcelo Wulkan tem doutorado pela Universidade de São Paulo com o tema de uso de enxertos para a melhora da válvula nasal. A tese foi apreciada pela banca examinadora e comprovou que enxertos específicos podem melhorar a eficácia da válvula nasal em sua porção perto na narina. A tese do doutorado pode ser vista na integra clicando aqui. O Dr. Wulkan atua de maneira completa em todas as áreas citadas acima e, quando necessário (e se o paciente desejar), pode operar em conjunto com otorrinolaringologista. O importante é trazer a possibilidade de um tratamento global e o mais completo possível, dentro das limitações de anatomia e expectativas de cada paciente. Por isso, o Dr. Wulkan criou o Núcleo Avançado de Rinoplastia em 2009, com o objetivo de um atendimento personalizado para os pacientes que desejam rinoplastia.

Lembramos que pacientes com alergia nasal/rinite, até o momento, não apresenta cura cirúrgica efetiva e duradoura. Ainda são necessários uso de medicamentos nasais para melhorar a rinite e por isso recomendamos o acompanhamento conjunto com medicos otorrinolaringologistas.

especialista em rinoplastia

POSIÇÕES DO CORPO PODEM ALTERAR A RESPIRAÇÃO

Além do que já falamos acima sobre o que interfere na respiração, um novo aspecto tem chamado atenção para quem deseja respirar melhor: a posição.

Com o uso de telefones celulares, muitas pessoas andam com o pescoço e cabeça curvados e, com isso, causa um stress na coluna cervical. Podem surgir dor de cabeça, dor no pescoço,ombros e costas e também dificuldade para respirar, Por isso, devemos nos policiar e tentar melhorar a posição que usamos nossos telefones celulares, especialmente quando digitamos mensagens.

YOGA E EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO APÓS RINOPLASTIA SECUNDÁRIA E PLÁSTICA DE NARIZ
Praticantes de Yoga se beneficiam com uma respiração de melhor qualidade. Existem muitos exercícios de respiração que notadamente maximizam a respiração. Eles devem ser orientados por professores experientes.

Esportes que necessitam de grande aporte de oxigênio (por exemplo, natação) acabam por fazer o praticante utilizar a boca para respirar. Isso é normal pois a boca consegue trazer uma maior quantidade de ar para o corpo de maneira mais rápida. Para outras atividades esportivas, sempre que possível, prefira respirar pelo nariz pois ele vai permitir aquecer, filtrar e preparar o ar de maneira mais efetiva que a respiração bucal.

Como ultima observação, pacientes que fizeram rinoplastia precisam ficar algumas semanas/meses sem praticar natação e mergulho pois existe chance de facilitar infecção no nariz. Converse sempre com seu cirurgião plástico da SBCP para esclarecer suas dúvidas!

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU PROMESSAS DE RESULTADO)