NARIZ CONGESTIONADO NO INVERNO APÓS RINOPLASTIA

rinoplastia secundariaAS FUNÇÕES DO NARIZ PODEM FICAR PREJUDICADAS NO INVERNO

Em publicações prévias deste site, já falamos sobre as funções do nariz. A mucosa do nariz, quando está tudo bem, consegue barrar efetivamente vírus, bactérias e impurezas para dentro do nariz e onde passa o ar em direção aos pulmões. Isso se deve principalmente graças a atividade de milhares de cílios que filtram as partículas e microorganismos presos na mucosa nasal. Esses cílios ficam batendo rapidamente dentro do nariz.

No inverno, a mucosa (“pele de dentro do nariz”) pode irritar e ressecar o muco, dificultando que a cavidade nasal consiga filtrar, umedecer e aquecer o ar que passa pelo nariz. Para o paciente que faz rinoplastia, que usualmente resulta em um inchaço do nariz, essa função pode ficar ainda mais prejudicada. Por isso, é importantíssimo que passe em consultas periódicas com seu cirurgião plástico (mesmo que você ache que sua evolução esteja indo bem!). O objetivo é que possamos cuidar de você e ter atenção com infecções oportunistas.

especialista em rinoplastiaCUIDADOS NA RINOPLASTIA FEITA NO INVERNO 

Para evitar que o nariz resseque, o seu cirurgião plástico pode indicar que você faça lavagem nasal com líquidos (ex: soro fisiológico). Pergunte em detalhes como deve ser feita essa lavagem, a frequencia e o volume de liquido aplicado. Pode ser que você tenha mais facilidade no começo que algúem te ajude, mas depois tende a ficar mais fácil.

Com a mucosa nasal bem hidratada e limpa, as vias respiratórias ficam mais aptas para prevenir gripes, alergias e resfriados. Ter uma recuperação da rinoplastia sem intercorrências facilita muito a evolução dos resultados de maneira mais satisfatória.

rinoplastia com costela Se voce tiver vontade de espirrar, existem maneiras que minimizam o trauma no nariz. Por exemplo, faça-o com a boca aberta. Pode ser difícil no começo, mas pode ajudar a diminuir a pressão no nariz.
E quanto a assoar o nariz? Cada cirurgião libera o paciente a assoar o nariz dependendo da evolução da cirurgia, técnica usada e uso de enxertos na área onde se faz pressão no nariz. Portanto, atenção para assoar o nariz apenas sob liberação do seu médico.

VACINA DA GRIPE ANTES DA RINOPLASTIA

Não tendo contra-indicação, a vacina da gripe pode ser feita até um mes antes da rinoplastia. Raramente, pode ocorrer reações leves à vacina. Portanto, converse com seu médico sobre a vacina pois ela pode te proteger no inverno.

 

Sempre siga as orientações de seu cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br)

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)