Os homens procuram cada vez mais cirurgia plástica nos EUA

Segundo a American Society of Aesthetic Plastic Surgery, a procura por cirurgia plástica pelos homens americanos está aumentando a cada ano. No passado, as pessoas (principalmente as mulheres), faziam cirurgia plástica em segredo, como se fosse uma coisa vergonhosa. Nos tempos atuais, onde celebridades vão a todas as mídias sociais e jornais para se vangloriar dos seus seios novos ou de sua rinoplastia secundaria, o panorama de ser submetido a um procedimento estético parece ter mudado.

 

LIPOASPIRAÇÃO, ABDOMINOPLASTIA E RINOPLASTIA LIDERAM AS CIRURGIAS NOS AMERICANOS EM 2015

 

Para se ter uma idéia de como os homens tem se mostrado mais preocupados com sua aparência,  o número de procedimentos estéticos realizados em homens aumentou mais de 325% desde 1997. Sim, é uma percentagem extremamente alta, no caso de você estar se perguntando. Em 2015 sozinho, os homens tinham perto de 1,2 milhões de procedimentos cirúrgicos, tornando-se mais 10% do número total de cirurgias plásticas realizadas durante o ano (o que não parece muito, mas considere o fato de que esse número triplicou desde 1997). A lista de cirurgias plásticas em homens nos EUA é liderada pela lipoaspiração e a retirada do excesso de pele/gordura por meio da abdominoplastia vem em segundo lugar — não surpreende, considerando taxas de obesidade só aumentou desde 1997, com cerca de 75% dos americanos atualmente  estando em sobrepeso, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes dos EUA.

 

A APARÊNCIA DOS HOMENS E SUA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO. 

 

rinoplastia secundariaMas não é só a barriga que estava no topo procedimentos masculinos: rinoplastia, cirurgia de pálpebras, redução de mama no sexo masculino (ginecomastia) foram as mais solicitadas pelos americanos em 2015. “Eu vi um aumento marcado no ano passado, em clientes do sexo masculino”, disse um médico de Beverly Hills Dr. M.M. em uma entrevista recente. Embora ele não saiba exatamente o motivo, ele sugere que tenha a ver com a mudança das normas dos locais de trabalho. Segundo ele, “a antiguidade não é tão importante quanto a energia e produtividade, que são ambos associados com a juventude. Em uma economia impulsionada pela tecnologia e mídias sociais, aparência jovial é mais importante do que nunca.”

Os dizeres acima são a opinião de um médico americano que pode não representar a verdade em nosso meio no Brasil. É importante lembrar que a aparência não deve ser encarada como o fator mais importante na vida. Ela não garante emprego, melhores salários, ter amizades, bons relacionamentos. A boa aparencia, por exemplo seguida de uma rinoplastia secundaria de sucesso, pode ajudar na auto-estima. Repare: “ajudar” e não garantir. A vida é bastante complexa e não devemos resumir o caminho para a felicidade. Aliás, a felicidade é o caminho…

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU PROMESSAS DE RESULTADO)