O verão chegou! Veja nossas dicas de pós-operatorio em cirurgia plástica em época de calor

Mais um ano passa e, finalmente, chegou a estação do ano mais amada pelos brasileiros: o verão! Não é apenas a estação com mais atividade física, energias renovadas e sol; trata-se de uma das épocas em que mais se realiza cirurgias plásticas. Vamos a seguir dar algumas dicas para nossos pacientes que estão a caminho de sua cirurgia nessa época quente e charmosa.

 

HIDRATAÇÃO APÓS CIRURGIA PLÁSTICA

 rinoplastia estruturadaAlgumas cirurgias plásticas podem ser mais demoradas e com maior área operada. Com isso, pode-se perder um pouco de sangue que, de maneira controlada, é absolutamente normal. Nessas situações, tal como acontece em lipoaspiração no corpo ou cirurgia de plástica de abdome (abdominoplastia), temos que nos atentar a oferecer ao corpo uma boa reposição hídrica. Sugerimos a preferencia por água filtrada ao invés de sucos e refrigerantes que por conter gás podem gerar um mal estar. A quantidade entre 2 e 3 litros distribuidas ao longo do dia, para a maioria das pessoas, costuma ser suficiente. Uma maneira fácil de avaliar se a ingestão de água está adequada é avaliar a tonalidade e cheiro da urina: se for muito escura e com cheiro forte, vale a pena aumentar a ingestão de água.

USO DE CINTA/CURATIVOS COMPRESSIVOS E MASSAGEM LOCAL

plastica de nariz Toda cirurgia causa um inchaço na área operada depois do procedimento que pode durar de dias a meses, dependendo da cirurgia. Por isso, existem maneiras de “apertar” a área operada e tentar minimizar que o inchaço aumente muito.

Em casos de cirurgia corporal como aumento dos seios com silicone ou lipoaspiração, usa-se cintas e sutiens levemente compressivos (sempre indicados pelo seu médico cirurgião plástico; não use nada que ele contra-indicar). Na rinoplastia, pode-se usar um curativo de plástico sobre o nariz por aproximadamente uma semana.

Além dessa compressão local, converse com seu cirurgião plástico sobre a possibilidade de fazer massagens ou drenagem linfática na área operada. Se ele permitir, isso pode ajudar bastante a diminuir o inchaço.

FAÇA SEU “INVERNO” EM CASA

rinoplastia secundaria

Com a popularização de ventiladores e ar condicionados no mercado brasileiro, atualmente o pós operatório das cirurgias plásticas no verão é muito mais confortável do que há decadas passadas.

Converse com seu cirurgião plástico se ele permite que você esfrie o quarto de maneira mais confortável para evitar o grande calor. Mas cuidado para não deixar muito frio de maneira a baixar sua imunidade e facilitar pegar resfriado. Numa temperatura mais amena, você tende a inchar menos e ter uma recuperação mais adequada.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)