O que esperar da Cirurgia Plástica?

Para qualquer decisão a se tomar é necessário planejamento.
Assim como o planejamento, a expectativa do paciente em relação aos resultados de uma determinada cirurgia plástica  é extremamente importante.
É preciso ter em mente que cada pessoa possui uma forma corporal diferente da outra. Não há como comparar resultados, nem almejar algo que não está ao alcance da medicina.

Sendo assim, converse com seu médico de confiança e esclareça todas as dúvidas.
Para tornar essa tarefa ainda mais simples, confira alguns itens que todo paciente deve saber.

- Cicatrizes. Não tente encobri-las ou reduzi-las, é preciso saber que se trata de algo permanente e que o cirurgião fará o máximo para minimizá-la. Seu médico vai tentar deixar as cicatrizes da cirurgia em lugares pouco visíveis.

- Inchaço. A região operada poderá apresentar inchaço. Isso é extremamente normal e pode permanecer por alguns dias, semanas ou meses, dependendo do tipo de intervenção.

- Poderá haver descoloração ou pigmentação cutânea das áreas operadas por um período indeterminado. Muito raramente estas alterações poderão ser permanentes. Por isso, sempre use filtro solar (se seu médico permitir) na regiao operada por meses seguidos da cirurgia.

- Líquidos, sangue e/ou secreções podem se acumular na região operada, necessitando drenagem, aspiração ou reparo cirúrgico.

- A dor pós-operatória, em maior ou menor grau de intensidade é uma possibilidade. E ela vai variar de acordo com cada cirurgia e paciente.

- Muitas cirurgias plásticas podem necessitar, eventualmente, de retoque, ou pequena cirurgia complementar, para que possa atingir um resultado ainda melhor.

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO)

Dr. Wulkan
Cirurgia Plástica / Rinoplastia