O que é Rinoplastia Secundária?

A rinoplastia secundária é a cirurgia feita em pacientes que já foram submetidos à cirurgia plástica de nariz (rinoplastia) mas que estão insatisfeitos com os resultados da mesma.

O paciente que teve problemas estéticos ou de respiração (funcional) após a rinoplastia, pode ser submetido a várias técnicas complexas de extrema precisão.

A rinoplastia secundária tem de 2 a 3 vezes maior tempo cirúrgico se comparado a rinoplastia primária convencional, pois há uma maior dificuldade técnica no procedimento.
Deve sempre ser entendida como uma tentativa para se recuperar algo que foi prejudicado ou não completamente alcançado. Dessa forma, é importante destacar que o tipo e quantidade de pele, cicatrizes, fibrose interna, deformidades nasais são limitantes do resultado final da cirurgia. Ou seja, a rinoplastia secundária não depende apenas da habilidade do cirurgião mas também da conjuntura de fatores intrínsecos do paciente que vão nortear o resultado do procedimento.

plasticadenarizsecundaria

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)

O cirurgião plástico escolhido pelo paciente deve entender a angústia do paciente que já foi submetido a uma ou mais cirurgias estéticas de nariz. A ansiedade e expectativa para se ter um resultado definitivamente favorável tende a aumentar ou, em algumas situações, perder completamente as esperanças. Dessa maneira, é importante que o paciente e o médico se tornem “parceiros” em todos os sentidos para que a cirurgia tome o rumo desejado.

É importante que o paciente saiba da dificuldade operatória que uma rinoplastia secundária pode acarretar de maneira a estar preparado psicologicamente para esta importante fase de sua vida.

Dr. Wulkan
Cirurgia Plástica / Rinoplastia