O que é a Rinoplastia Étnica?

O nariz possui diferentes formas e tamanhos conforme o tipo de etnia de cada pessoa. Não existe uma regra geral que é capaz de determinar se um nariz é feio ou bonito, afinal, cada nariz tem o seu próprio formato e estilo. Dentre as diversas raças, sexo e aspectos genéticos, existem inúmeras combinações dos componentes da anatomia nasal que determinam milhares de formatos e tamanhos do nariz.
Quando o paciente se queixa de que o nariz parece não se “encaixar” direito em seu tipo físico, o mesmo pode se beneficiar de uma rinoplastia.

Os pacientes que comumente procuram plastica de nariz étnica podem ser de origem asiática, africana, latina, européia, entre outras.
Assim como na rinoplastia convencional ou primária, o objetivo da rinoplastia étnica é modificar o tamanho e formato do nariz ao mesmo tempo em que pode-se tentar melhorar a respiração.
O procedimento em si é semelhante ao da rinoplastia convencional mas, dependendo da raça, diferentes técnicas são usadas. Por exemplo, pacientes asiáticos ou de origem africana podem se queixar de nariz largo com pele grossa na ponta nasal que é pouco definida e projetada. Dessa forma, uma opção de cirúrgica seria aumentar o dorso do nariz, aumentar a projeção e esculpir a ponta nasal.

É extremamente importante que o cirurgião plástico entenda juntamente com o paciente que cada raça tem sua beleza única.
A mudança na estética do nariz étnico segue a tendência e filosofia atual: amenizar características acentuadas em relação a face e não realizar mudanças exageradas. Não adianta um paciente ocidental, por exemplo, desejar ter um nariz oriental (ou o contrário) pois a anatomia de suas estruturas nasais são bem diferentes.
Converse com seu médico de confiança e tire suas dúvidas!

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO)

Dr. Wulkan
Cirurgia Plástica / Rinoplastia