O inverno realmente é uma boa época para se operar cirurgia plástica?

Sim, conforme constatado por muitos cirurgiões plásticos e publicado no blog oficial do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o frio ajuda no pós-operatório por diversos motivos.
Por exemplo, em cirurgias de lipoaspiração e/ou contorno corporal, o uso de roupas mais largas traz mais conforto ao paciente quando utiliza as cintas de compressão.O inchaço decorrente da cirurgia plástica é menos desconfortável em períodos frios pois esse clima diminui a dilatação de vasos e a retenção de líquido.
Em relação à cicatrização, o sol no inverno é “menos forte” e, assim,  diminui as chances de manchas na pele.
De qualquer maneira, esses benefícios do inverno podem ser mimetizados bastante durante todas as outras estações do ano e por isso que se realiza todas as cirurgias plástica em todos os meses. Com as orientações certas e cuidados de seu médico, é possível fazer parte de seu “inverno caseiro”.

No entanto, outro fator que interessa aos pacientes que se programam operar nos meses do meio do ano é a preparação para que estejam plenamente recuperados para os meses de calor que se iniciam em dezembro. Portanto, o planejamento da recuperação para curtir o visual em determinada estação do ano deve ser feita com sabedoria pelo paciente. Por outro lado, se o paciente quiser mostrar seus resultados nos meses mais frios, aí as cirurgias podem ser feitas justamente nos meses mais quentes.

Em resumo: pode-se operar durante todo o ano! Tudo depende de quando voce tem disponibilidade para operar, seu estado de saúde e quando deseja ter o resultado já estabelecido.

Dr. Wulkan
Cirurgia Plástica / Rinoplastia

 

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)