O BEM ESTAR DO PACIENTE DURANTE A RECUPERAÇÃO DE UMA CIRURGIA PLÁSTICA

 

Digamos que você já se decidiu pela realização de sua cirurgia e agora está acordando do procedimento. De agora em diante, você estará em período de recuperação.

Como será essa etapa e o que podemos compartilhar com você para torna-la o mais agradável possível? A seguir, algumas dicas pessoais do Dr. Wulkan (sem consenso dentro da classe médica).

 

PRIMEIRO PASSO

Cada cirurgia plástica, seja uma rinoplastia estruturada realizada em hospital ou lipoaspiração com implante de mamas, tem uma recuperação diferente. De maneira geral, quanto a maior área abordada pelo médico, maior a área de inchaço. No entanto, isso não quer dizer que a recuperação do inchaço seja proporcional a sua área. Por exemplo, uma rinoplastia atua em aproximadamente 1% da superfície corporal e demora no mínimo 1 ano para trazer resultados obtidos na plástica de nariz feita pelo seu cirurgião plástico; uma cirurgia de silicone nas mamas atua numa área corporal maior mas, usualmente, com 3-6 meses já temos o resultado quase definitivo.

Portanto, o primeiro passo é se lembrar de toda a conversa feita com seu cirurgião plástico antes da cirurgia. Ele te explicou em detalhes como seria a sua recuperação. É normal se esquecer um pouco das orientações pós operatórias. Então, não tenha vergonha e pergunte durante suas consultas médicas de troca de curativo todas as suas incertezas e duvidas. O seu cirurgião plástico é a melhor pessoa para te dizer exatamente como será a sua recuperação e não fontes imprecisas de internet, blogs, facebook, instagram e outras mídias sociais. A internet está repleta de informação imprecisa e isso pode te causar angústia. Apenas o seu cirurgião plástico sabe exatamente o que foi feito no seu caso durante a sua rinoplastia, lifting de face ou abdominoplastia. Como a cirurgia plástica é altamente individualizada na técnica e atua em anatomias de pessoas diferentes, o seu médico vai te explicar como foi sua cirurgia e o que esperar após a mesma pelos meses que vão se passar até sua plena recuperação. Por isso, se você estiver mais inchada (o) de um lado do que o outro, pergunte para o seu cirurgião plástico e não para pessoas que não participaram da cirurgia. Nesses casos, pode ser que a anatomia da parte operada seja assimétrica (isso é muito comum), onde existem variação de vasos sanguíneos/linfáticos resultando em inchaço diferente.  Lembre-se: notifique seu médico e confie nele, afinal ele foi o seu escolhido para que cuidasse de você durante toda sua recuperação. Por isso, a escolha não deve ser feita pelo médico mais barato/caro/charmoso, mas sim pela sua experiência e empatia/carinho com o paciente, além de ter que ser membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

SEGUNDO PASSO

 

especialista em rinoplastiaO ambiente para sua recuperação precisa estar adequado. Com isso, não queremos dizer apenas um ambiente limpo, ventilado e confortável. Estamos falando nas pessoas que nos cercam durante a recuperação e o acesso indevido a internet.

Durante a recuperação de uma cirurgia plástica, podemos ficar mais fragilizados pois estamos alterados fisicamente. Isso pode levar a uma fragilidade emocional que, se não estivermos confiando no médico escolhido e na nossa auto-estima, pode resultar em ansiedade, tristeza e decepção. Mas isso não faz sentido pois o que se observa é um resultado transitório e não definitivo.

Por isso, é importante que amigos verdadeiros e familiares amorosos estejam presentes durante nossa recuperação. Explique para eles que o inchaço e assimetria pode ser normal nos primeiros meses (mas sempre se certifique com seu médico sobre isso durante as consultas). Evite se expor na internet com fotos pré e pós operatórias pois os grupos de mídias sociais costumam ser maléficos psicologicamente para os pacientes que são submetidos a cirurgia plástica. Lembre-se: o seu cirurgião plástico teve a honra de ser o seu médico de escolha e é dever dele cuidar de você e explicar suas dúvidas.

 

ÚLTIMO PASSO

 

rinoplastiaDependendo de qual cirurgia plástica você fez, o resultado pode demorar para vir. Por isso, tenha paciência… Aguarde o resultado, seja forte na “meditação positiva”. Tenha pensamentos positivos e pessoas alegres ao seu redor. Não se contamine com comentários impróprios de pessoas que não estiveram na sua cirurgia plástica. Pense assim: quem melhor do que meu médico para saber como foi a cirurgia e o que esperar da recuperação? Se isso fizer sentido para você, tudo vai conspirar para o melhor resultado possível. Na eventualidade do resultado não ser o esperado, não desanime. Compartilhe com seu médico seus sentimentos e, juntos, vocês vao ponderar sobre o que poderá ser feito. Mas sempre colocando na balança os riscos e benefícios da conduta a ser feita.

 

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)