NOVIDADES CIENTIFICAS NA ABDOMINOPLASTIA

Abdominoplastia (cirurgia plástica do abdome) sempre foi muito procurada pelos pacientes que desejam uma melhor silhueta do abdomen. O procedimento pode ser feito em qualquer pessoa que tem excesso de pele/gordura pendente do abdome, ex-obesos ou mulheres com gestação previa que distendeu muito a pele da região.

ESTUDO AVALIA MELHORA NA SEGURANÇA APÓS PLÁSTICA DE ABDOME

rinoplastiaEstudo publicado na renomada revista Plastic and Reconstructive Surgery de agosto de 2018 analisou a incidência das principais complicações pós abdominoplastia e tentou encontrar relações de causa e efeito entre elas. Além disso, foram observados o histórico do paciente e as técnicas cirúrgicas utilizadas pelos cirurgiões plásticos do Hôpital Saint-Louis.

MÉTODOS E RESULTADOS

Esse estudo avaliou 1210 mulheres submetidas a abdominoplastia por 14 anos. Utilizou-se abdominoplastica clássica, miniabdominoplastia, vertical e em âncora.

rinoplastia estruturadaOs casos com diástase dos músculos retos abdominais (situação em que esses músculos da parte da frente da barriga ficam alargados e distantes entre si, tal como ocorre frequentemente após a gestação) foram corrigidos e a lipoaspiração foi feita com o limite de 1 litro aspirado.

Os resultados mostraram quais eram as complicações mais frequentes e observou-se que a obesidade facilitou a presença de infecção. Alem disso, o tabagismo também se mostrou negativo facilitando infecção e abertura dos pontos da pele (deiscência). Pacientes maiores de 40 anos também apresentaram mais intercorrências (isso não foi consenso em trabalhos anteriores a esse).

O QUE APRENDEMOS NESSE ESTUDO DE ABDOMINOPLASTIA

rinoplastia secundariaEste estudo é muito relevante pois foi analisado um grande numero de pacientes (1210). Pudemos aprender e verificar que nossa conduta dentro do centro cirurgico tem sido correta. Nenhuma cirurgia é livre de intercorrências ou complicações e é impossível de prever sua ocorrência. No entanto, temos sempre que avaliar o paciente de maneira global e explicar os prós e contras de uma cirurigia desse porte. A abdominoplastia tem sido feita por décadas por cirurgiões plásticos de todo o mundo e, por trazer resultados muito positivos, sua indicação aumenta a cada dia. O importante é sempre ser examinada e tirar suas duvidas diretamente com o seu cirurgião plástico (e não com o dr. Google…).

(IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS; NÃO REPRESENTAM PACIENTES REAIS OU TRATAMENTOS OU TÉCNICA EXCLUSIVA OU PROMESSAS DE RESULTADO; CONVERSE SEMPRE COM SEU MÉDICO DE CONFIANÇA PARA TIRAR DÚVIDAS)