Não desista… Vai dar certo!

rinoplastiaHoje escrevemos sobre um assunto meio filosófico e meio médico!

Como médico, percebo que muitos pacientes ficam ansiosos ou até mesmo pessimistas no período de recuperação. Não sei exatamente a explicação, mas talvez a procura pelo imediatismo do resultado traga essa sensação negativa para o paciente. Ou algum comentário indesejado de familiar/amigo. Ou mesmo a inexperiência de passar pelo processo de recuperação que algumas vezes pode ser custoso.

O que gostariamos de dizer é o seguinte: Não desista…vai dar certo!

Falo com otimismo que a sua recuperação, em qualquer cirurgia que tenha feito, vai ser a melhor possível. Afinal, antes de operar você escolheu cuidadosamente o seu cirurgião plástico. Agora ele vai tomar conta de você por muitos meses. Você precisa confiar no seu médico pois ele quer o seu bem e que seu resultado seja o melhor possível. É importante que você e seu médico “joguem no mesmo time”, ou seja, tenham confiança mútua e realmente se ajudem. Com isso, tudo tende a ser melhor.

Eu confio também em Deus. Sei que isso não é nada científico mas essa percepção não vai contra confiar na ciência. Na verdade, quanto mais estudo a medicina e percebo Deus, vejo que ambos caminham juntos. Ter essa consciência não torna o homem fraco e falível; acho até que facilita aceitar eventuais dificuldades, intercorrências ou complicações que possam surgir em qualquer cirurgia. Afinal, nenhum médico pode controlar a cicatrização do paciente, a recuperação da área operada ou ter certeza que o paciente faça tudo que foi orientado na consulta de seguimento cirúrgico. São muitos pontos que dependemos de “algo maior” para que o resultado flua positivamente.

Independente da religião da pessoa, o importante é manter o otimismo durante o pós operatório! Isso é muito favorável na recuperação e a medicina já atestou com trabalhos científicos que essa “energia positiva” é benéfica. Cerque-se de pessoas que te tragam luz e boas coisas! Isso também ajuda bastante.

A figura que colocamos nesse artigo é muito interessante pois sabemos que a tendência é que no final a sua cirurgia tenha o melhor desfecho possível. É preciso ter força de vontade, otimismo e perseverança para aguardar o resultado final. Sim, algumas cirurgias demoram muito par se ter o resultado final…Falamos que a rinoplastia demora de 1 a 3 anos para se ter todo o refinamento visível. Lipoaspiração demora meses para regredir o inchaço. O mesmo ocorre com outras cirurgias estéticas.

Siga sempre positivo e com confiança no seu médico cirurgião plástico. Faça corretamente todas as orientações de seu médico e tenha uma ótima recuperação!

 

Um abraço,

 

Dr. Marcelo Wulkan